Sexta-feira, 03 de Abril de 2020 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 20/03/2020 às 16h05
Nem os políticos escaparam
A Redação / Diário de Jacareí

A delicadeza deste momento nacional não se restringe ao coronavírus. Infelizmente ele já nos rodeia, inclusive matando, e todos estamos, em Jacareí, bem instruídos sobre os procedimentos básicos para inibir ao máximo o início da trajetória sinistra. Até a sexta-feira (20) não havia confirmação de nenhum caso da Covid-19 no município. 

Entretanto, já sofremos efeitos colaterais da possível chegada; aulas suspensas, parques e teatros fechados, confinamento das pessoas, comércio fechando as portas, corrida por compras em supermercados e mal-estar pela incerteza do que teremos de enfrentar. Na quarta-feira (18) a automotiva Caoa Chery, uma das maiores indústrias locais, demitiu 70 trabalhadores, mas teve que recuar na decisão, mantendo os empregos. Mas, tanto os grandes quanto os pequenos empregadores já demitem sem quaisquer perspectivas de recontratar.

Há sinais de melhoras. No Brasil, a gasolina baixou 30% na refinaria o gás de cozinha quase isso, os juros tanto locais quanto internacionais estão mostrando quedas e compra-se barato tudo não relacionado diretamente com o coronavírus. A China, onde tudo começou, conseguiu praticamente zerar a incidência de origem local da doença. 

Entretanto é motivo para tomar fôlego, mas não baixar a guarda. Outros países como a Itália e a Espanha passam por situações deploráveis. A contaminação atingiu países da América do Sul (até sexta-feira, 20) os quais ainda não atingiram o pico da pandemia. Portanto, otimistas ou não, nunca foi tão necessário seguirmos à risca as instruções de combate. Até porque não temos escolha e dependemos (descobrimos!) uns dos outros para salvar a própria vida. 

Nem os políticos escaparam. Dois senadores testaram positivo, membros do governo também foram vítimas. Provavelmente isto tenha contribuído, por aqui, para uma união dos poderes inimaginável uma semana atrás, vide a aprovação recorde da decretação de Estado de Calamidade Pública, fundamental no combate à Covid-19 no país.

Se bem que o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) pediu impeachment do presidente Bolsonaro. Mas, ora o Alexandre Frota...

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

03 ABR
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: