Sexta, 26 Julho 2024
Rodrigo Romero é jornalista e escreve sobre cinema para o Diário de Jacareí semanalmente.

Castellinho, mineiro do Piauí

Seus artigos eram aguardados com ansiedade pelos homens do poder porque indicavam respostas, aconselhavam conclusões, criticavam quem merecia.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Independente, incorruptível, leal, bem informado, memória espetacular. No documentário 'Carlos Castello Branco, jornalista' (2005, na íntegra no youtube), produzido pela TV Senado, ele é descrito com estes adjetivos por amigos e colegas. José Aparecido de Oliveira, político e também jornalista, vai além: 'Considero-o como o melhor profissional de nosso tempo'. A obra conta com depoimentos de, entre outros, Antônio Carlos Magalhães, Marco Maciel, Itamar Franco, José Sarney, Carlos Chagas e Roberto D'Ávila.

O 1º mentiroso

Lançado em 1940, foi o segundo desenho em filme dos estúdios Disney, 3 anos após o arrebatador sucesso de 'Branca de Neve e os Sete Anões'.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Walt Disney (1901-1966) adaptou o livro 'As Aventuras de Pinóquio' (1883), de Carlo Collodi (1826-1890, jornalista e comediante italiano), ao cinema. Na verdade, em 1881, Carlo começou a publicar o 'Jornal Para Crianças'. Foi ali, capítulos curtos, que originalmente nasceu 'A História de um Boneco', título dado antes do que ficou famoso mundialmente.

Técnicas de cancelamento

Ao assistir a primeira vez tive a certeza da inocência. Ao rever, após explicações de especialistas forenses e críticos de cinema, decidi pela culpa. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Talvez desde a dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho não havia celeuma grande sobre culpa de personagem. Pode ser exagero, mas em 'A Caça' (2012, íntegra no youtube) Lucas é acusado por uma menina de 6 anos de ter cometido abuso sexual. Ele está recém-separado, trabalha como assistente de professores numa escola infantil. A relação com a ex é tensa: ela quer impedir o filho de morar com o pai.

A Ansiedade domina

No Brasil, só no 1º dia de exibição, 1 milhão de pessoas assistiu à continuação das aventuras dos sentimentos da agora pré-adolescente Riley, 13 anos.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Se foi uma explosão o lançamento de 'Divertidamente', há 9 anos, não seria diferente a sequência, que estreou semana passada. No Brasil, só no 1º dia de exibição, 1 milhão de pessoas assistiu à continuação das aventuras dos sentimentos da agora pré-adolescente Riley, 13 anos. Em 'Divertidamente 2', além da Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, outras emoções surgem: Vergonha, Tédio, Inveja e a temida Ansiedade – a Nostalgia faz somente uma pequena participação.

Eva, 100, viva!

A carreira na interpretação iniciou anos antes, no rádio e TV. Filmou apenas 24 longas-metragens em quase 8 décadas de profissão

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Um recorde que poucos sabem em relação ao Oscar pertence desde 2020 à atriz americana Eva Marie Saint: o de ser a artista mais idosa viva premiada com a estatueta – no próximo 4 de julho, ela completará exatos 100 anos. Antes, Olivia de Havilland detinha a marca – ela morreu aos 104 anos em julho de 2020.

A menina abandonada

No Brasil, foi exibida no SBT entre 1989-2000, tendo o auge do sucesso no começo dos anos 90, quando a emissora a botava no ar na hora do almoço. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Ando me emocionando com situações banais ultimamente. Deve ser porque faz 2 anos que passei dos 40 e minhas lembranças da infância são tão boas que as lágrimas me vêm aos olhos cada vez que vejo algo que me remeta àqueles tempos. Por exemplo: esses dias descobri que um dos seriados que mais gostava quando tinha 10, 11 anos, 'Punky: A Levada da Breca', completará 4 décadas de sua estreia, na rede americana de TV NBC, em setembro deste 2024.

Desenho traumático

O trauma da sequência da matança é tamanho que muita gente (eu entre eles) acreditava ter visto a mãe de Bambi recebendo tiros, caindo sem vida.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Estes dias revi 'Bambi' (1942), 5º longa-metragem de animação da Disney. Havia assistido quando criança. Confesso que me traumatizei (fui um dos tantos), principalmente com a cena do assassinato da mãe do protagonista. Ficava longe quando tinha a chance de me deparar com o drama. Não à toa, pesquisa de 2008 do jornal britânico 'Daily Mail' com 3 mil internautas revelou que a fita ficou em 1º na lista das que mais fizeram o público chorar (completaram o pódio de 5 lugares: 'Ghost: Do Outro Lado da Vida' – 1990, 'O Rei Leão' – 1994, 'ET: O Extraterrestre' – 1982, e 'Titanic' – 1997).

Donald, Zé e Panchito

Cada um dos pacotes leva a ave rabugenta a visitar diferentes culturas americanas. São ao todo 7 segmentos. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • 'Você Já Foi à Bahia?' (1944), sétimo longa-metragem de animação dos estúdios Disney, mostra Pato Donald recebendo presentes pelo seu aniversário. Cada um dos pacotes leva a ave rabugenta a visitar diferentes culturas americanas. São ao todo 7 segmentos. Há a história do pinguim friorento, do burrico voador, das crianças mexicanas que celebram o Natal, o passeio no tapete voador, o céu noturno da Cidade do México, o touro bravo e a sequência que dá título ao filme no Brasil: a visita de Donald a Salvador, Bahia, conduzido pelo Zé Carioca. E é precisamente esta passagem que desejo destacar.

Situações inverossímeis

Carlos Alberto de Nóbrega, amigo dele há 7O anos, passou mal ao ver os primeiros capítulos. Fãs se revoltaram com o conteúdo. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Se fosse listar erros e cenas de mau gosto das duas temporadas de 'O Rei da TV' (disponível na Disney), sobre a trajetória de Silvio Santos, o espaço minguaria. Talvez nem caberia tudo. A família do apresentador reclamou de como a história foi narrada. Carlos Alberto de Nóbrega, amigo dele há 7O anos, passou mal ao ver os primeiros capítulos. Fãs se revoltaram com o conteúdo.

Pereio e Corman

Nesta semana dois ícones do cinema, um em cada segmento, partiram: Paulo César Pereio, aos 83 anos, e Roger Corman, aos 98. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Nesta semana dois ícones do cinema, um em cada segmento, partiram: Paulo César Pereio, aos 83 anos, e Roger Corman, aos 98. O primeiro brilhou nos sets nacionais nos anos 70 e 80, principalmente nas fitas de pornochanchadas, auge dos públicos brasileiros. Mas Pereio, ou Paulo César de Campos Velho (Pereio era apelido de infância), também se destacou nas campanhas publicitárias. Quem não se lembra de sua voz potente, gutural, narrando a propaganda de um famoso banco, tal qual também com Antônio Abujamra (1932-2015)?

Tributo a Christopher Reeve

O ator, conhecido por interpretar Superman em 4 longas, passou a liderar a campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Sei que provavelmente a data passará em branco. Não por mim. No próximo 27 de maio se completará 29 anos do acidente que mudou a história de uma família, de um ator, de uma franquia de cinema. Naquele dia, em 1995, Christopher Reeve ficou tetraplégico após cair do cavalo durante a competição equestre que disputava em Culpeper, cidade da Virgínia (EUA). A partir daquele instante, não mais se movimentou do pescoço para baixo e respirava com ajuda de ventiladores portáteis.

Notting Hill

O filme está no top-10 de minha esposa e, creio, no de outras tantas mulheres que amam histórias românticas.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Durante um tempo, não sei o motivo, tive certeza de que Julia Roberts havia sido indicada ao Oscar de atriz por 'Um Lugar Chamado Notting Hill', que em julho comemorará 25 anos de estreia. O filme está no top-10 de minha esposa e, creio, no de outras tantas mulheres que amam histórias românticas, mesmo que algumas sejam meladas demais. À minha surpresa, nunca este longa-metragem foi tema desta coluna. Nunca é tarde.

Jennifer Connelly

Os 40 anos de carreira de Connelly precisam ser comemorados. Trabalhou como modelo na infância e pré-adolescência, mas detestava. 

Informações Adicionais

  • diárío de jacareí
  • 'Era Uma Vez na América' (1984) foi o primeiro longa-metragem em que a atriz Jennifer Connelly apareceu. Ela era a dançarina Deborah Gelly. Tinha 14 anos incompletos quando um diretor de elenco a apresentou a Sergio Leone, que procurava uma jovem para o seu filme. Os 40 anos de carreira de Connelly precisam ser comemorados. Trabalhou como modelo na infância e pré-adolescência, mas detestava. 'Não gostava que tirassem fotos de mim e nem de desfilar'. Estudou intepretação em Yale e Stanford e seguiu trajetória como atriz.

Sessão da Tarde, 5O

Curti bastante a 'Sessão da Tarde' nas décadas de 80-90. Nesse período a atração teve o ápice do sucesso. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Para quem tem entre 35-60 anos, mais ou menos, foi criança na época em que não existia internet, tampouco celular; havia poucos shoppings (os que existiam não abriam aos domingos), a TV a cabo era sonho inimaginável e streamings, bem, nem se sabia o que significava isso. Dentre as opções de entretenimento, o televisor (sem controle remoto) com as 5 ou 6 emissoras, era o divertimento da família, a babá eletrônica (quem se lembra desta dica das palavras cruzadas do Coquetel?). Soube estes dias que a 'Sessão da Tarde', da Rede Globo, completou 50 anos.

Egos inflados

Não teve a 'ousadia' dos jovens que desejavam revolucionar a Sétima Arte com filmagens ideologizadas politicamente. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A vitória de 'O Pagador de Promessas' no Festival de Cannes de 1962 pegou de calças curtas o pessoal do Cinema Novo. Glauber Rocha (1939-1981), principal nome do movimento, opinou que Anselmo Duarte (1920-2009), diretor do longa, pegara a si tradições baianas e rodara o filme de modo 'quadrado'. Não teve a 'ousadia' dos jovens que desejavam revolucionar a Sétima Arte com filmagens ideologizadas politicamente.

Centenário mais perto

Hoje tudo tem de ser politicamente correto, dentro das normas de cotas, tal coisa não pode, outra é obrigatória etc.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A cerimônia do Oscar, bem como as escolhas dos vencedores, virou enorme patifaria de uns tempos para cá. Tanto que eu, fã ardoroso da premiação e de sua história, 'larguei mão' de acompanhar a solenidade e também de assistir aos concorrentes. Hoje tudo tem de ser politicamente correto, dentro das normas de cotas, tal coisa não pode, outra é obrigatória etc. Clima horrível, deveras. Enfim, sei que trato deste assunto quase todo o tempo. Está cansativo.

'O Velho E o Novo'

Também jornalistas, Geraldo Mayrink (1942-2009) e Sérgio Augusto (1942-) desempenharam funções de colaboradores oficiais.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Apresentado como 'reportagem filmada', o documentário em curta-metragem 'O Velho e o Novo' (1967, íntegra no youtube) aborda os pensamentos do escritor austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux (1900-1978). Nomes do calibre de Carlos Heitor Cony (1926-2018), na época já um jornalista conhecido e aspirante a autor, participaram da feitura da obra. Cony, no caso, como coordenador de produção. Tite de Lemos (1942-1989), poeta e dramaturgo, foi o responsável por ler trechos dos livros do protagonista.

Jason Miller, um artista

O sonho de Miller, que fazia bicos antes de estreitar relações com o lápis e o papel, era ser reconhecido como escritor e dramaturgo. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Jason Miller estava absorto no set de filmagem de 'O Exorcista' (1973), esperando ser chamado pelo diretor William Friedkin para rodar mais uma cena de seu personagem, o Padre Damien Karras, quando recebeu a notícia de que a sua peça de teatro 'O Campeão da Temporada', escrita em 1972, havia acabado de conquistar o maior prêmio das letras dos EUA, o Pulitzer. Dias depois arrebataria outro caneco, o Tony, principal troféu dos palcos. O sonho de Miller, que fazia bicos antes de estreitar relações com o lápis e o papel, era ser reconhecido como escritor e dramaturgo.

A lei estúpida

Detalhes sobre número mínimo de sessões e diversidade de títulos serão fixados anualmente por decreto.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Em janeiro começou a ser aplicada, de novo, lei de cota a filmes brasileiros nos cinemas. Vale até 2033. O documento, extinto em 2021, retornou pelas mãos (sujas e politicamente corretas) do atual governo federal. Detalhes sobre número mínimo de sessões e diversidade de títulos serão fixados anualmente por decreto. O Executivo consultará entidades, distribuidores, exibidores e a Agência Nacional. Haverá pré-requisitos e tratamento diferenciado aos longas-metragens premiados. Descumprimento acarretará multa. Ou seja: a patota das 'celebridades' que apoiou o presidente voltou. Quer que os engulamos.

Desastre anunciado

Mesmo com tudo no caldeirão, 'Todos Menos Você' (2023), conseguiu receber críticas da patota politicamente correta. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Para agradar o clubinho do cinema hollywoodiano atual basta fazer filme com os seguintes elementos: namorados (as) homossexuais como ponto central (se um for negro, ganha-se ponto extra), um casal hétero, mas com o personagem masculino meio afeminado (tem medo de tudo, é inseguro, bobo, torpe) – já a feminina toma a iniciativa, salva o homem das enrascadas, tem respostas para tudo, manda na 'coisa toda'; há as frases lacradoras, como 'a geração dos anos 60 e 70 estragou a nossa, fazendo tudo errado, porque era muito machista' e o blábláblá cansativo de sempre e, por fim, clima de falso puritanismo no ar.
No Internet Connection