[[date:%A, %d %B %Y]]
Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.

Cadê 'Match Point'?

Aos que não se lembram, é o filme onde um aspirante a novo rico se casa por interesse com a filha de um empresário milionário. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • O Sindicato dos Roteiristas da América (SRA) divulgou há alguns meses que o script de 'Corra!' (2017), escrito por Jordan Peele, foi eleito como o melhor do século 21 (até este momento, diga-se). O pleito ocorreu com votos dos membros internos da instituição.

Adaptação fraca

A fita, disponível na íntegra no youtube, transfere as páginas de maneira ansiosa e sem se preocupar com alguns detalhes da obra literária.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Para quem leu 'A Revolução dos Bichos', de George Orwell, assistir à adaptação televisiva lançada em 1999 como longa-metragem é uma baita decepção. A fita, disponível na íntegra no youtube, transfere as páginas de maneira ansiosa e sem se preocupar com alguns detalhes da obra literária que, aliás, tem muitas semelhanças com '1984', do mesmo autor (tema deste espaço há duas semanas).

Biscoutos na tela

Quem já passou dos 40 certamente ouviu falar ou saboreou 'flor de Jacareí', oriundo da indústria familiar fundada em 1899. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • 'Capital dos Biscoutos' (2022), documentário em média-metragem que estreou no fim de abril na Sala Mário Lago e logo estará, na íntegra, disponível no youtube, conta a história da empresa que levou a fama de Jacareí aos mais diversos cantos do planeta: a Fábrica de Biscoutos (assim mesmo, 'Biscoutos', com U).

'1984' é agora!

A frieza tanto da direção como do elenco desperdiça o cenário.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Uns 20 anos atrás, por aí, li '1984' (George Orwell). Semanas atrás, li-o de novo. Claro, o impacto é diferente: hoje estamos nos sombrios tempos com censuras e a Patrulha do Politicamente Correto. A primeira adaptação ao cinema, rodada na Inglaterra e lançada em 1956 no Brasil como 'O Futuro do Mundo', deixa bastante a desejar, principalmente a quem mergulhou nas páginas.

Foro desmontado

Para quem está boiando, a ideia do Foro começou a ser burilada quando a União Soviética estava prestes a ir a pique, no fim da década de 1980.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Produzido pela Fundación Disenso, do partido Vox España, o documentário 'Desmontando o Foro de São Paulo' (2021) está no youtube e propõe desnudar de vez artimanhas, crimes e artifícios que levaram, em 1990, Fidel Castro e Lula a fundarem a organização política de esquerda.

Mundo da Lua: 30 anos

As tramas se baseavam em problemas do cotidiano, que Lucas tentaria 'resolver' por meio dos sonhos guardados em seu gravador. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • No fim de setembro vão se completar 30 anos do encerramento de um dos seriados mais lembrados pelos nascidos principalmente entre o fim da década de 1970 e meados da de 80: 'Mundo da Lua', da TV Cultura. Idealizado pelo dramaturgo Flávio de Souza, o projeto começou a ser construído em meados de 1990, quando esboçou histórias de família tradicional de São Paulo, os Silva e Silva: o pai, Rogério, professor do ensino médio, a mãe, Carolina, vendedora numa boutique, os filhos Juliana, de 12 anos, e Lucas, de 10, além do avô Orlando e a empregada Rosa.

Olavo tem razão

Inúmeras trocas de cartas e artigos se seguiram depois de a obra cair nas mãos de estudantes, imprensa e protagonistas da edição.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • O diretor Mauro Ventura, que está às voltas com a finalização do documentário 'Olavo Tem Razão', lançou em 2018 outro produto, curta-metragem: 'O Imbecil Coletivo'. Nele, entre depoimentos de Olavo de Carvalho, o cineasta investiga os motivos pelos quais o livro do filósofo, publicado em 1996, causou celeuma, polêmica, controvérsia. "Eles nunca tinham sido criticados antes. Todos ao redor os bajulavam, paparicavam, elogiavam. Tomaram baita susto quando foram refutados com argumentos pertinentes, coerentes", diz o autor.

Preto no branco

Causou controvérsia a escalação do cantor e ator Seu Jorge ao papel principal por ser negro e Marighella, digamos assim, moreno claro.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Tenho minhas dúvidas se 'Marighella' (2019) demorou tanto a ser lançado por conta, como disse o diretor Wagner Moura no começo de 2020, 'de censura do governo federal e Ancine' (Agência Nacional de Cinema), que produziu o longa, previsto a ir aos cinemas em novembro de 2019, ou por 'capricho mimado' do ex-Capitão Nascimento, desde sempre confesso esquerdista pronto a falar mal de seu país no estrangeiro - estamos já em ano eleitoral.

Verde verdadeiro

Em 'Cortina de Fumaça' estão em pauta as falácias divulgadas, por exemplo, sobre queimadas da Amazônia.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Lançado em junho do ano passado, o documentário 'Cortina de Fumaça' (disponível na íntegra no youtube), produzido e dirigido pela turma do Brasil Paralelo, não teve, conforme esperado, a repercussão nas mídias (jornais, sites, revistas etc). Tido por esta 'imprensa militante' como a 'Netflix da direita' (o BP inclusive tem agora um serviço semelhante aos demais streamings), a empresa tem contribuído há alguns anos com filmes que abordam temas caros aos brasileiros, como educação, história, política e filosofia, explorando o lado quase nunca citado nas fitas em geral: o conservadorismo.

O trigésimo

Na verdade, o filme em questão vai e vem em flashbacks não-sincronizados. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • 'Uma Lição de Amor' (1954, na íntegra no youtube) é o 30º filme de Ingmar Bergman que assisti. É uma de suas raras (talvez única) comédias românticas, água-com-açúcar. Como estamos falando do diretor sueco, esse melado vem temperado com suaves progressos de sarcasmo, onde o script, também escrito por ele, dá o tom de que 'algo ali não está normal'.

Crepúsculo de Carmita

Anna tenta desde o primeiro minuto fazer da presidenta (?) a vítima enclausurada e 'simpática'.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Anna Muylaert, diretora de 'Durval Discos' (2002) e 'Que Horas Ela Volta?' (2015), terminou de editar 'Alvorada' (2020) com Jair Bolsonaro na presidência. O documentário cobre os derradeiros dias de Dilma Rousseff no mais alto cargo do país, entre agosto e setembro de 2016.

O casal perfeito (?)

Bergman escalou sua musa favorita, a espetacular Liv Ullmann, 'cúmplice' dele em tantos longas-metragens durante décadas.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • O cineasta sueco Ingmar Bergman foi quem melhor explorou, nas telas e teatros, a mente humana e conflitos gerados pela falsidade, hipocrisia e relações homem-mulher. 'Cenas de um Casamento' (1973) é o mais bem-acabado produto sobre isso.

O protótipo da 'esquerda festiva'

Lançado no início do mandato do presidente republicano Richard Nixon (1969-74), trabalhou a dúvida existencial de muita gente da época. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Perto de completar 85 anos (22 de abril) e longe das telonas desde 2010 ('Como Você Sabe', um dos piores filmes do século 21), Jack Nicholson foi tema desta coluna muitas vezes. Na de hoje comento 'Cada um Vive como Quer' (1970). Rodado durante o inverno, em 40 dias, e com modesto orçamento de 900 mil dólares, foi o 1º trabalho dele como protagonista. Lançado no início do mandato do presidente republicano Richard Nixon (1969-74), trabalhou a dúvida existencial de muita gente da época: o 'american way of live' (modo de vida americano) estava em xeque e, ao mesmo tempo, parte da população de trinta e poucos anos achava estar velha à outrora contracultura dos anos 60.

Wise tateando

A história se passa em 1831, em Edimburgo, capital da Escócia. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Diretor, roteirista e produtor, Robert Wise (1914-2005) queria ser jornalista na adolescência. A chamada 'Grande Depressão' iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, no fim de 1929, cancelou o plano. Foi parar na RKO Pictures, distribuidora de filmes fundada em 1928, com a função de carregador de latas de películas.

Cuba nua e crua

A revolução bolivariana está com 16 anos, já mergulhada na ditadura castrista, e aparentemente caminha bem.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • 'Estamos em 1975. O regime parece funcionar'. É dessa forma que o então novato cineasta Jon Alpert descreve o que vê. 'Cuba e o Cameraman' (2017), documentário da Netflix pouco divulgado pela imprensa porque mostra a derrota da esquerda, se inicia assim. Munido da 'nova câmera', Jon viaja ao país à cata de histórias.

Três minorias

Escrevi algumas colunas sobre documentários produzidos por eles e reforço aqui a recomendação da audiência. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Antifascistas / Geração sem gênero / Vidas (negras) importam. Eis mais um trabalho fabuloso do Brasil Paralelo (BP), empresa de cinema chamada de 'Netflix da Direita' pela Folha de SP. Escrevi algumas colunas sobre documentários produzidos por eles e reforço aqui a recomendação da audiência.

Destino e azar

Em 2010, o escritor Luís Mir lançou 'O Paciente: O Caso Tancredo Neves', que desenrola o novelo e o calvário do político mineiro. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Qualquer um que saiba o básico do básico da recente história brasileira conhece os acontecimentos envolvendo a doença e a morte do presidente eleito de forma indireta e que não tomou posse. Em 2010, o escritor Luís Mir lançou 'O Paciente: O Caso Tancredo Neves', que desenrola o novelo e o calvário do político mineiro (1910-85), onde narra bastidores e confusões da equipe médica que o assistia, numa sucessão de fracassos de cirurgias.

Adeus a Donner

Donner e a trupe de malucos toparam, há 46 anos, transportar o mundo mágico do homem que voava com a cueca por cima da calça, dos quadrinhos às nossas ingênuas fuças. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Seis meses atrás morreu o diretor Richard Donner, aos 91 anos. Se você não está ligando o nome à pessoa, desenvolvo: foi um dos responsáveis por levar às telonas o primeiro longa-metragem bem-sucedido de super-herói - 'Superman' (1978), o filme que fez a minha cabeça e a de tantas crianças e adolescentes nos últimos 30, 40 anos.

O filme que Bergman rejeitou

A empreitada, anticomunista, não é ruim em seu todo. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Não era segredo que o diretor Ingmar Bergman odiava ter feito 'Isso Não Aconteceria Aqui' (1950), filme sobre um espião nazista. Encarou a trama apenas por dinheiro e minutos após dizer seu último 'corta' estava arrependido. A empreitada, anticomunista, não é ruim em seu todo.

Dois anos sem ir ao cinema

As redes de exibição de filmes do Vale do Paraíba demitiram funcionários por terem permanecido trancadas ao longo de meses.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Em dezembro de 2020, neste espaço, comentei sobre ter ficado 1 ano sem ir ao cinema, por causa da pandemia. Pois bem: 12 meses se passaram e, de novo, não fui ao cinema. As salas (algumas) estão reabertas, mas preferi me ausentar. As redes de exibição de filmes do Vale do Paraíba demitiram funcionários por terem permanecido trancadas ao longo de meses e, ao descortinar a telona após as liberações, o público, receoso (muito pelo pânico alastrado pela imprensa), se recusou a frequentar o estabelecimento.
No Internet Connection