Terça, 10 Dezembro 2024
Rodrigo Romero é jornalista e escreve sobre cinema para o Diário de Jacareí semanalmente.

Grande Otelo, grande atuação

O 31º aniversário de morte de Grande Otelo foi há alguns dias, 26/11. Tinha 78 anos. Faleceu em Paris, onde receberia homenagem pela carreira. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O 31º aniversário de morte de Grande Otelo foi há alguns dias, 26/11. Tinha 78 anos. Faleceu em Paris, onde receberia homenagem pela carreira. Trabalho pouco conhecido, no filme 'Amei um Bicheiro' (1952, disponível no youtube) interpreta Passarinho, office-boy do jogo do bicho. Na produção está uma das mais inesquecíveis cenas talvez do cinema nacional, opinião do próprio Otelo, que pôs a modéstia de lado numa entrevista ao programa 'Jô Soares 11:30', de 1989, quando lembrou a sequência: o personagem se esconde numa cabine de gás, papéis da jogatina nos bolsos, para escapar da polícia.

Cazalbé

O protagonista lembra com saudade dos amigos que se foram, e confessa que a solidão o deixa amedrontado.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O SBT lançou meses atrás o seu próprio streaming, +SBT, totalmente gratuito. Na plataforma estão vários documentários biográficos sobre estrelas que fizeram (ou fazem) parte do elenco da emissora. Uma delas é Carlos Alberto de Nóbrega, 88 anos. Em 5 capítulos, a série narra a trajetória do 'Herdeiro da Graça', nome dado ao filme. Se aos mais novos Manuel de Nóbrega (1913-1976), pai de Carlos, é 100% desconhecido, é bom saber que grande parte do sucesso tanto do filho, como do próprio Silvio Santos (1930-2024), se deve ao 'Mané' (época em que o apelido ainda não tinha significado pejorativo).

'Ofícios', 10 anos depois

A produção conversou com quem as exerce de maneira quase religiosa, com a dedicação pautada pela paixão.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A websérie 'Ofícios de Jacareí' (Borandá Audiovisual / Núcleo Audiovisual de Jacareí) agora é apenas 'Ofícios'. Expandiu horizontes. Foi a outras cidades explorar profissões que, em tese, são raras de se encontrar. A produção conversou com quem as exerce de maneira quase religiosa, com a dedicação pautada pela paixão. Antes, a turma de cineastas jacareienses havia levado ao ar ocupações locais: consertador de rádio, alfaiate, sapateiro, barbeiro, relojoeiro, cabeleireiro, tipógrafo, ourives.

Perto do fim

As conclusões são óbvias: ninguém aguenta tanta chatice com a desculpa de que é preciso mais 'diversidade e inclusão'. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há novidades ótimas por aí. Já não era sem tempo. Depois de o público, com a paciência praticamente no zero, abandonar filmes, séries, reality shows, programas de TV, músicas, espetáculos e produtos comerciais em geral, muitas empresas começam a largar os remos do barco e, felizmente, estão desistindo das ideias toscas, cheias de lacração, onde o politicamente correto reina absoluto.

Cage: estudo de caso

Passou a infância com o pai. A mãe era bipolar, vivia internada em hospícios. Pode ser que daí venham algumas idiossincrasias da personalidade.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Não me recordo se passou em branco. Por mim foi quase. Nicolas Cage virou sessentão em janeiro deste 2024. Tanto sua trajetória profissional como pessoal são dignas de estudos. Arranjou o sobrenome num personagem de quadrinhos, Luke Cage, da Marvel, criado nos anos 70, do qual era fã. Fruto do relacionamento de um professor universitário e uma coreógrafa, o ator rejeitou o familiar Coppola – sim, é sobrinho do diretor Francis Ford e primo de Sophia.

Carta à ex

Prefiro ficar com a lembrança dos primeiros dias que te conheci, ao ver 'Encontros e Desencontros' e, principalmente, 'Match Point: Ponto Final'.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Cara Scarlett Johansson,

    Neste seu 40º aniversário, 22/11, quero manifestar meus sinceros votos de parabéns, felicidades. Desejo comunicá-la que o nosso relacionamento terminou há algum tempo. Não sei se percebeu. Foi quando você aceitou interpretar a Viúva Negra em 'Os Vingadores' e seguiu atuando neste papel em nem sei quantos filmes mais. Sinceramente, desisti.

O filme do vice

Na transposição ao cinema, o elenco estelar encabeçado por Amy Adams e Glenn Close dá conta do recado.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Logo após o anúncio de que o senador James David Vance seria o candidato a vice-presidente de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA, que acontece daqui uns dias, muita gente correu à Netflix para assistir a 'Era uma Vez um Sonho' (2020), fita baseada em seu livro de memórias lançado em 2016, onde narra a trajetória de sua família de maneira aberta e sem censuras.

A reputação ilibada

O charme e graça do filme estão na atuação do casal e cenário – a fita foi gravada em Nice, França. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Fazia algum tempo que não assistia a um filme dirigido e roteirizado por Woody Allen. Esses dias vi 'Magia ao Luar' (2014, disponível no Prime), com Colin Firth e Emma Stone. História redonda, sem pretensões maiores, típica do cineasta nova-iorquino. A trama se passa em 1928. Mostra Stanley (Firth), mágico com talento a desmascarar charlatões, contratado a acabar com suposta farsa de Sophie (Stone), simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar das certezas, se vê cada vez mais encantado pela moça.

Faltou uma boa gordura

Senti falta de saber mais acerca dos pais, da paixão dele pelas motos, como se deu a negociação com o SBT, em 1987, entre outros. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há uma lista de acontecimentos relevantes que ficou fora da série documental 'Um Beijo do Gordo' (Globoplay), no streaming desde 28 de julho, sobre a trajetória do multiartista Jô Soares (1938-2022). Os 4 capítulos mostram: 1) infância e começo da carreira, e namoros (um deles com Cláudia Raia); 2) ida ao SBT em 1988 e a realização do programa de entrevistas, sob a ira de Boni, todo-poderoso da Globo; 3) retorno à Globo em 2000 e comediantes-fãs e 4) a relação com Flávia e momentos finais da vida.

Conversas difíceis

Casados há 31 anos, com filhos crescidos, a dona de casa observa que a relação com o marido simplesmente se desmilinguiu. 

Informações Adicionais

  • diário e jacareí
  • Meryl Streep, Tommy Lee Jones e Steve Carrell seguram magistralmente o filme 'Um Divã para Dois' (2012), escondido na Netflix. O diretor David Frankel ('Marley & Eu', 2007) retomava, após 6 anos, parceria com a atriz, a quem comandou em 'O Diabo Veste Prada', e deu muito certo. O roteiro de Vanessa Taylor ('Era uma Vez um Sonho', 2020, tema desta coluna nas próximas semanas) mostra Kay (Streep) e Arnold (Jones) indo, por iniciativa dela, fazer terapia de casal com o psicólogo Feld (Carrell).

Herói sem capa

O longa-metragem vai e volta no tempo, num roteiro bem azeitado. É 'chover no molhado' afirmar que Hopkins dá um banho de interpretação. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Assim como Oskar Schindler (1908-1974), Nicholas Winton (1909-2015) foi um monstro, no bom sentido, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ambos tiveram suas histórias contadas no cinema. Quem não se emocionou com o impactante e espetacular 'A Lista de Schindler' (1993), ganhador de alguns Oscars, dentre eles o de Melhor Filme? 'Uma Vida' (2023, Prime) não tem a qualidade de 'A Lista de Schindler', mas faz lágrimas caírem.

Freud e o professor

Os diálogos são recheados de citações de autores, frases, e o duelo entre a dupla é instigante.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Semanas antes de morrer (23/9/1939, aos 83 anos), Sigmund Freud, 'Pai da Psicanálise', se encontrou com um professor universitário. Ninguém tem certeza de quem era o professor. Ninguém sabe quais assuntos foram conversados. Ninguém, aliás, está 100% certo de que houve mesmo o tête-à-tête.

O que está acontecendo

A história de Anthony Hopkins pega o público pelo colarinho porque o faz pensar que ele mesmo, o público, tem a doença. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O ponto fora da curva de 'Meu Pai' (2020, Netflix) é o roteiro criativo, ousado, escrito por Florian Zeller (que também dirige o filme e é o autor da peça de teatro em que foi baseado o filme) e Christopher Hampton. A história de Anthony (Anthony Hopkins, ganhador do Oscar de melhor ator por este trabalho), que começa a ter sintomas de Alzheimer, pega o público pelo colarinho porque o faz pensar que ele mesmo, o público, tem a doença.

Um dos grandes

Não era pessoa fácil. Envolveu-se em confusões em obras por discordar de pontos do script ou escalação de elenco.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A morte do roteirista Robert Towne (nome artístico de Robert Bertram Schwartz), dia 1º de julho, aos 89 anos, fecha uma das lendárias cortinas do cinema. Foi dos profissionais expoentes das décadas de 1960-70, da fase 'Nova Hollywood', cujos escritos modernizaram a maneira de confeccionar roteiros, e depois se readaptou aos 'novos tempos', emendando 3 sucessos derradeiros: 'Segredos do Coração' (1994, último trabalho da inesquecível Katherine Hepburn) e 'Missão Impossível' I-II (1996-2OOO), com Tom Cruise. 'Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas' (1967), 'A Última Missão' (1973) e, principalmente, 'Chinatown' (1975), pelo qual ganhou o Oscar, renderam a Towne o status de estrela.

Dores e sons

Em 2022, Celine Dion revelou ao mundo, num vídeo impactante, ter descoberto ser portadora da Síndrome da Pessoa Rígida (SPR). 

Silvio não vem mais aí

Áudios de antigas atrações de rádio, da época em que ele tinha o apelido de 'Peru que fala', mostram que a veia artística. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há vários documentários sobre a trajetória de Silvio Santos. O SBT exibiu um deles domingo passado, de mais de 3 horas de duração. Talvez seja o mais completo. A obra, 'Vale Mais do que Dinheiro', foi feita para o streaming que a emissora montou e aborda todos os lados do animador de auditório, ex-camelô que virou empresário de sucesso e quis ser presidente do Brasil.

Meryl Streep faz 75

Os números dessa atriz, que outro dia chegou aos 75 anos, são inacreditáveis, recordes atrás de recordes. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Os números de Meryl Streep, que outro dia chegou aos 75 anos, são inacreditáveis, recordes atrás de recordes: só no Oscar, 21 indicações – 3 troféus, 2 como atriz principal ('A Dama de Ferro', 2012, 'A Escolha de Sofia', 1982), 1 de coadjuvante ('Kramer versus Kramer', 1979). Globo de Ouro: 29, sendo 8 conquistas. Ao Bafta, Oscar inglês, teve 14 apontamentos, duas estatuetas. Não para aí. Lançou, entre 1984-2014, 11 discos como cantora, vejam vocês.

Fraturas expostas

Tem-se a impressão de que alguém o atirou pela janela. Ou cometeu suicídio? Há um ferimento denso do lado esquerdo da cabeça.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • À primeira vista, o casal Sandra e Samuel, e o filho Daniel, de 11 anos, são a família comum. Aparentemente, pelo menos. Moram numa casa isolada, de 2 ou 3 andares, nos alpes. Ela é escritora de reconhecimento razoável. Ele tenta engatar a mesma carreira, sem sucesso. O menino tem baixa visão, provocada, saberemos depois, num acidente de trânsito, onde o pai tem responsabilidade. Um dia, depois de Sandra ser entrevistada por uma estudante e precisar interromper o papo por causa da música alta colocada pelo marido, ele aparece morto, estatelado na neve.

Explore sua masculinidade

A trama é engraçadíssima, do começo ao fim. Hoje, claro, existiriam protestos, diriam que a história é homofóbica. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Tom Hanks cometeu uma gafe no discurso de agradecimento por seu prêmio de melhor ator por 'Filadélfia', quando interpretou um advogado homossexual, na festa do Oscar de 1994. No evento, disse que a inspiração que teve ao papel foi no professor de teatro Rawley Farnsworth e no ex-colega John Gilkerson. Mas havia um minúsculo detalhe: ambos eram gays não assumidos. A 'homenagem' rendeu o roteiro de 'Será Que Ele É?', longa-metragem com Kevin Kline como protagonista, lançado 3 anos depois, cujo título original, referindo-se a 'sair ou não do armário', é 'Dentro ou Fora'.

Ela era também atriz

A trajetória profissional de Midred Harris teve certa relevância. Estreou nas telonas ainda criança, 1912, num faroeste. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Os poucos a se lembrarem de Midred Harris a apontam somente como 'a primeira esposa de Charles Chaplin'. É verdade. Conheceram-se quando a artista contava 16 anos, meados de 1918 (nasceu em 29/11/1901 – ele tinha 28). Namoraram, ela pensou estar grávida, se casaram em outubro daquele 1918. A gravidez de verdade veio pouco depois. A relação foi turbulenta, marcada por traumas, tragédias. Chaplin a maltratava, a traía. Tiveram um filho que morreu com 3 dias de vida. Meses depois, se divorciaram. Para tentar abafar o escândalo, o intérprete de Carlitos deu a ela indenização de 100 mil dólares.
No Internet Connection