[[date:%A, %d %B %Y]]
Rodrigo Romero é jornalista e escreve sobre cinema para o Diário de Jacareí semanalmente.

O ano de ouro

O rol de estrelas também nada deixou a desejar e elas fulguram e brilharão para sempre no panteão da Sétima Arte.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A década de 1930 se encerrou oficialmente no último dia do ano de 1940. É assim que se conta, caso você não saiba. Foi no penúltimo giro dos ponteiros, a temporada de 1939, talvez por coincidência ou não (vai saber), que o cinema dos EUA produziu uma série de longas-metragens que até hoje são lembrados e que continuarão desta forma: eternos. O rol de estrelas também nada deixou a desejar e elas fulguram e brilharão para sempre no panteão das literais celebridades da Sétima Arte. Não à toa, 1939 é considerado o 'ano de ouro' de Hollywood.

Mais personagens, menos história

A estrela da fita é Jimmie Rodgers, na época um popular cantor dos EUA. Ele dá vida ao tenente Craig.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Em 1964 e 1966, o diretor Monte Hellman rodou 2 filmes de modo simultâneo em cada ano – os 4 com a participação o então novato ator Jack Nicholson. Um deles, 'Guerrilheiros do Pacífico' (1964 – íntegra no youtube), rodado nas Filipinas, mostra uma equipe de 3 soldados americanos a preparar o retorno do general MacArthur na Segunda Guerra Mundial (a história se passa em 1944). Para cumprir tal missão, o trio precisa destruir um centro de comunicação controlado pelos inimigos japoneses.

Loucademia

A produção no Brasil fez fama, sendo exibida à exaustão no SBT entre das décadas de 198O e a de 2OOO.   

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há exatos 4O anos, em abril de 1984, um despretensioso filme estreava e logo contaminaria, no bom sentido, a comédia escrachada, aquela na qual o deboche e as piadas apimentadas, incluindo algumas de teor sexual, predominam de forma avassaladora. Trata-se de 'Loucademia de Polícia', que até 1994 teve 6 sequências, todas praticamente com o mesmo elenco.

Mamonas, 28 anos depois

A produção é 90% baseada na real história da banda que fez enorme sucesso no Brasil a partir de agosto de 1995.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Estreou em 28 de dezembro, e ainda está em cartaz em algumas salas, 'Mamonas Assassinas: O Filme'. A produção é 90% baseada na real história da banda que fez enorme sucesso no Brasil a partir de agosto de 1995 e cujos componentes morreram de forma trágica, num acidente de avião, meses depois, em 2/3/1996.

O topo da pirâmide

A tragédia, nada explorada pela imprensa, fez com que a página supostamente de fofocas 'Choquei', fosse massacrada. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • No primeiro dia deste 2024 o youtuber Daniel Penin, cujo canal tem mais de 2 milhões de inscritos, postou documentário produzido por ele. Até o momento em que este texto foi enviado à publicação, teve mais de 4,5 milhões de visualizações. 'Choquei: Lacrando Vidas' aborda o caso macabro de divulgação de notícia falsa que, após ser disseminada por inúmeras contas de várias redes sociais, levou a estudante Jéssica Canedo, 22 anos, a cometer suicídio em 18/12/2023.

Matar um marido

Nunca assisti à encenação, mas vi o filme. Concluo que foi melhor Chico não ter entrado nesta barca furada. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Chico Anysio contou certa vez que Joffre, filho de Nelson Rodrigues, convidou-o a gravar participação especial no filme 'Vestido de Noiva', que Joffre produzia, roteirizava e dirigiria. O comediante topou – nem discutiu cachê. Recusou outros trabalhos por isto. Para surpresa dele, dias depois, num jornal, espantou-se com a propaganda anunciando a estreia do longa-metragem (2006, íntegra no youtube), adaptação à telona da mais célebre peça de Nelson, que dia 29/12 completa 80 anos da estreia num teatro do RJ, então capital federal. O humorista ficou possesso. Ameaçou processar Joffre, o que não fez.

Maskara, quase 3O

A inspiração de Russell foi Tex Avery, cartunista dos anos 30, criador de Pernalonga e Patolino.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O diretor Charles Russell tinha dirigido 'A Hora do Pesadelo 3' (1987) e 'A Bolha Assassina' (1988) quando recebeu, em meados de 1989, convite a comandar a adaptação dos quadrinhos 'O Maskara' (1994), onde foi também produtor-executivo. Entre indas e vindas de como levar o gibi à telona, com ou sem violência exacerbada, empresários da New Line (distribuidora) temeram que o público rechaçasse o terror e humor negro. Amenizaram a história (Russell concordou), mostrando a criatura maluca despida de inibições, com o objetivo de trazer o público infantil. Acertaram na mosca.

Bom entretenimento

Filme 'Risco Duplo': Assisti-o algumas vezes. Por mais que conheça a trama, sempre sou atraído por ela. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Nos EUA há a lei 'Dupla Penalidade' (Double Jeopardy, no original), simples de explicar: se o réu incriminado injustamente por assassinato descobre que a 'vítima' flana por aí não é processado novamente se achar o sujeito e matá-lo. Baseado nisso, o filme 'Risco Duplo' (1999, disponível na Netflix) foi produzido. Assisti-o algumas vezes. Por mais que conheça a trama, sempre sou atraído por ela.

Cinema e ópera juntos

Roteiro começa com espantosos 10 minutos de closes de rostos da plateia assistindo ao espetáculo, enquanto a música toca. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Quase 2 séculos separam a peça 'A Flauta Mágica' (1791), de Wolfgang Amadeus Mozart, da adaptação ao cinema (1975, na íntegra no youtube), dirigida por Ingmar Bergman. Vários assuntos compõem a obra por meio de simbolismos: teorias iluministas (que tanto prejudicaram o mundo), ritos da maçonaria, sentimentos da Revolução Francesa (os jacobinos, aqueles trastes enganadores e assassinos), citações da Idade Média, críticas veladas ao regime monarquista etc. Emanuel Schikaneder, maçom como Mozart, foi o responsável pelo livreto da história.

1ª Incursão bergmaniana

O enredo mostra um professor de latim, apelidado pelos estudantes, por conta da alta rigidez e sadismo com que os trata.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Ingmar Bergman saiu da Universidade de Estocolmo (Suécia) no início da década de 1940 (estava com 23, 24 anos). Era diretor-assistente do Teatro Dramaten. Produziu peça de sua autoria, 'A Morte de Kasper', em 1941. Na indústria cinematográfica sueca entrou logo em seguida, trabalhando como revisor de roteiros. Ao abandonar o cargo no Teatro, adaptou outra história sua, escrevendo o primeiro argumento à Sétima Arte: 'Tortura do Desejo' (1944, íntegra no youtube), dirigido por Alf Sjöberg, experiente na área.

Os 2 irmãos

Filme aborda medos e desconfianças do pré-adolescente em relação a variados temas. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há duas versões de 'Fanny & Alexander' (1982), obra-prima de Ingmar Bergman: a do cinema (3 horas de duração – íntegra no youtube) e da TV, como seriado (5 horas – apenas exibida em emissora sueca). O diretor prometeu (e cumpriu) que o longa seria sua última incursão na Sétima Arte. A partir daí, dedicou-se ao teatro e televisão. A história é a mais autobiográfica do cineasta, de sua extensa filmografia (é o 31º que vejo).

Mussum 'eternis'

E agora que a cinebiografia foi lançada (em cartaz em Jacareí e São José) é que ficará mesmo eternizado.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Daqui a 8 meses, julho de 2024, a morte de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum dos Originais do Samba e dos Trapalhões, completará 30 anos. Nestas décadas, jamais correu o risco de ser esquecido pelo público que o amava. Aqui e ali, sempre aparecia uma lembrança, cena, risada, trecho de entrevista, enfim. E agora que a cinebiografia foi lançada (em cartaz em Jacareí e São José) é que ficará mesmo eternizado.

História repetida

Tem todo o tom de comédia-dramática e sequências mais hilárias.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Dois pais divorciados, Antoine (François Cluzet, de 'Intocáveis', 2011) e Laurent (Vicent Cassel, de 'A Bela e a Fera', 2014), levam as respectivas filhas, Louna (Lola le Lann) e Marie (Alice Isaaz), de 17 e 18 anos, a passar uns dias na ilha de Córsega, a maior da França, em férias. Durante o passeio, Laurent se vê seduzido por Louna e, numa noite, ficam juntos. Antoine, estressado com a ex-esposa, descobre que a filha sofre por 'alguém' por quem se apaixonou, mas nem imagina que se trata do melhor amigo. Este é o enredo de 'Doce Veneno' (2015, íntegra no youtube), dirigido por Jean-François Richet.

Dolorosamente ligados

Dividida em 6 capítulos, a obra mescla cenas de filmes que estão no panteão dos melhores da Sétima Arte. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • "Esta é a história de 5 décadas e de 2 amigos: a lendária atriz e o maior cineasta" – a frase inicia o belíssimo documentário 'Liv & Ingmar' (2012, íntegra no youtube), dirigido por Dheeraj Akolkar. Liv Ullmann, que completará 85 anos em dezembro (é, até hoje, uma das mulheres mais belas do cinema), depõe sobre sua convivência com Ingmar Bergman (1918-2007), com quem permaneceu 5 anos casada (1966-1971) e teve a filha Linn.

Lições de vida (louca)

Durante o trajeto, os fardados se envolvem ternamente com o rapaz ao perceberem a inocência e a fragilidade do cleptomaníaco.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Regado a muita cocaína e maconha se deram as filmagens (novembro de 1972 a março de 1973) de 'A Última Missão' (íntegra no youtube), cuja estreia completará 5O anos em dezembro. A dupla Hal Ashby (diretor) e Jack Nicholson (protagonista) se entupiu de entorpecentes na estada em Toronto (Canadá), locação do filme, no inverno pesado que lá fazia. O ator encarnou Buddusky, veterano marinheiro, que precisa escoltar ao outro lado do país, ao lado do colega Mulhall (Otis Young), o novato Meadows (Randy Quaid), condenado a 8 anos de prisão e à expulsão da corporação por ter tentado afanar 4O dólares da caixinha da campanha beneficente da esposa do comandante.

Empurrar a história

Estes formados pelo gramscismo, querem 'empurrar a história': atirar no lixo a tradição, os valores, a família.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Exemplos pululam na onda recente de estúdios cinematográficos de ou incluírem mensagem antes da exibição de determinados longas-metragens, com textos de "representações culturais desatualizadas", ou fazerem remakes ou live-actions com a história alterada, beirando o ridículo, com o objetivo de se adaptar aos 'novos padrões'. É a 'Patrulha do Politicamente Correto' (PPC), bandeira esquerdista-progressista, com a baboseira da 'igualdade de gênero, etnia, sexualidade'. Encontrei reportagens: 'Disney coleciona títulos racistas e machistas' (UOL, 2019). Chega a ser inacreditável, de tão patética.

Elas não estão à venda

Além disso, a religiosidade impera na obra, que cita Deus a todo momento: é mais um ponto negativo aos progressistas. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • 'Polêmico' / 'Controverso'. Estes 2 adjetivos que jornalistas mais escreveram para explicar 'O Som da Liberdade', que estreou nesta semana no Brasil – está em cartaz em Jacareí e São José – estão incorretos. A palavra certa é ousadia. O longa-metragem, que chegou aos EUA meses atrás, quase não pisa em terras tupiniquins. O motivo, você deve imaginar. Julgado como 'de extrema-direita' por esta mesma classe de 'comunicadores', a fita sofreu os mais diversos preconceitos por abordar assuntos que, à ultraesquerda, não existem ou são superestimados: sexualização de crianças e pedofilia que, a eles, é doença, e não crime hediondo.

As memórias de Chaplin

Há preciosidades como os inúmeros encontros com personalidades do calibre de Pablo Picasso, o bailarino Vaslav Nijinski, entre outros.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Terminei semanas atrás a leitura de 'Minha Vida' (1965), as memórias de Chaplin, maior nome do cinema no século XX. Há preciosidades como os inúmeros encontros com personalidades do calibre de Pablo Picasso, o bailarino Vaslav Nijinski, o Primeiro-Ministro da Inglaterra durante a 2ª Guerra, Winston Churchill. O cineasta narra detalhes e analisa comportamentos de todos. Expõe também seus relacionamentos amorosos, menos o com Lita Grey, a segunda das 4 esposas, onde dedica menos de meia página (em 1924, aos 16, ela engravidou de Chaplin, que poderia ser preso por ter relações com a menor – se casaram em segredo no México para evitar escândalo, e tiveram mais 1 filho).

Sangue no algodão

A inovação que transformou o jornalismo veio ao reproduzirem as famosas entrevistas na linguagem popular do convidado, sem copidescar.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O documentário 'Pasquim: A Subversão do Humor' (2004, íntegra no youtube) começa com a frase: '1969 foi pesado: AI-5, sequestros, prisões, desaparecidos, torturas, exílios...' Nas bancas a primeira vez em 22/6/69, com objetivo de beliscar o bumbum dos militares (1964-85) e sair correndo, funcionou. Os fundadores – Millôr Fernandes, Luís Carlos Maciel, Jaguar, Ziraldo, Henfil, Claudius, Sérgio Cabral – refinavam a palavra a estapear bochechas dos homens de farda (e saírem correndo).

Roteiro esfumaçado

A história mira em Paula e Simon. Ela, 42 anos, luta para engravidar e faz, escondida do marido, tratamento. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há os magníficos roteiros, os razoáveis, aqueles surpreendentes, chinfrins, preguiçosos, horrorosos. 'Jaula' (2022, Netflix) se enquadra no 'preguiçoso'. É fácil explicar. Em determinado instante, o simples gesto de um dos personagens, combinado com a frase dita por ele, entrega, no meio da fita, todo o desenrolar final. O ar macabro acaba por dar lugar à porção pretenciosa do enredo. A história mira em Paula e Simon. Ela, 42 anos, luta para engravidar e faz, escondida do marido, tratamento.
No Internet Connection