[[date:%A, %d %B %Y]]
Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.

'Pacto Brutal: Daniella Perez'

O caso comoveu o país. A renúncia de Collor, naquele mesmo dia, ficou em segundo plano. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Cabeça fria, estômago forte: recomendo 'Pacto Brutal: O Assassinato de Daniela Perez' (HBO Max). Os diretores Tatiana Issa e Gutto Barra não economizaram: exibiram fotos do corpo da atriz, morta aos 22 anos (28/12/1992) por Guilherme de Pádua e Paula Thomaz.

As palavras de Joan Didion

Desejo que você assista também, principalmente se amar jornalismo e literatura. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Jamais tinha ouvido falar na escritora-jornalista Joan Didion até meses atrás, quando da sua morte, em dezembro, aos 87, por consequências do Parkinson. Nas repercussões, alguém indicou o documentário sobre sua trajetória, 'The Center Will Not Hold' (2017 – sem tradução ao português), da Netflix.

EUA x URSS

No governo do conservador Ronald Reagan (1981-89), os EUA se transformaram numa fábrica de montagem de longas que escrachavam 'o inimigo'.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Com o recente ataque da Rússia à Ucrânia, e a posição dos EUA de condenação ao ditador Putin, muitos começaram a se lembrar da influência do cinema na 'batalha pela verdade'. Se nos anos 40, com a II Guerra, as telonas mostravam vilões alemães, japoneses e italianos, a partir das décadas seguintes, principalmente as de 60 e 80, explodiram no Tio Sam roteiros com histórias que deixavam claro a repulsa do país à potente União Soviética.

Belizário, o 'tal'

O sujeito é tímido. Basta saber que muita gente verá sua performance e Belizário refuga, gagueja. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Vindo do interior, onde ganhou um concurso de vocação teatral, onde só ele participou, Belizário tem memória fotográfica e faz contas complicadas em segundos. Consegue guardar qualquer coisa na cachola. Como sonha em ser ator, muda-se ao Rio de Janeiro, na pensão do turco Salomão, que enxerga no hóspede rios de dinheiro e propõe empresariá-lo.

A rebelião de 81

A produção mostra como foi o desenrolar do episódio. Há entrevistas com quem presenciou o fato e parentes das vítimas, como Márcio (filho de Oliveira). 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Em 18 de maio o advogado Franz Holzwarth teria completado 80 anos, se estivesse vivo. Morreu na tarde de 14/2/1981 na rebelião dos presos da cadeia da Avenida Siqueira Campos, no centro. Ele virou uma espécie de símbolo desta tragédia, que vitimou outras 6 pessoas: os detentos Francisco Alves, Orlando Araújo, Antônio Santos, José Faria e José Silva, e o policial Antônio Oliveira.

Novas preocupações?

A ideia é substituir 7 anões por 'criaturas mágicas' e não reforçar estereótipos do nanismo.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Li estes tempos, espantado: "Disney anuncia nova versão da 'Branca de Neve' bem diferente do original, conhecida do público. A ideia é substituir 7 anões por 'criaturas mágicas' e não reforçar estereótipos do nanismo, pois pode parecer ofensivo a eles. A Disney recriará personagens que representam anões consultando membros da comunidade do nanismo."

Babenco, segundo Bárbara

Argentino naturalizado brasileiro, Babenco viveu mais 3 décadas e fez filmes memoráveis.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • 'Você é uma vadia' – O diretor de cinema Hector Babenco (1946-2016) percebeu que a esposa, a atriz Bárbara Paz, o filmava na intimidade e a 'elogia'. Ela ri, sem jeito, mas vitoriosa. O documentário 'Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou' (2020) é pequena obra de arte.

'Top Gun': o antigo

O filme adquiriu fama por mostrar pilotos jovens de aviões-caça da Marinha dos EUA, homens, onde as aspirações são competir, brigar, flertar.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Ao escrever sobre o então recém-lançado 'Top Gun', 1986, a crítica Pauline Kael detonou o longa-metragem por ser, segundo ela, 'redefinição à masculinidade como aparência de jovens sem roupa, onde o narcisismo significa ser guerreiro'.

'Top Gun': sem mimimi

O roteiro parece saído diretamente da década de 80, e isso é um elogio. Temos na nossa frente diálogos sem rodeios.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • O subtítulo de 'Top Gun: Maverick', em cartaz nas salas dos cinemas, não deveria apenas constar o codinome do protagonista, interpretado pelo sessentão Tom Cruise. Junto com 'Maverick' podia estar, por exemplo, 'E o Fim da Lacração' ou então 'Sem a Turma Chata Politicamente Correta do Mimimi'.

Doutrinador

O filme seria lançado bem no meio dos turnos presidenciais de 2018, mas a produtora adiou a estreia duas vezes.

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • O filme 'O Doutrinador' (2018, na íntegra no youtube – também virou seriado) é inspirado nos quadrinhos homônimos do desenhista Luciano Cunha, lançados a partir de 2013. A premissa é a mesma: decepcionado com a corrupção que apodrece o poder no Brasil, um militar arregaça as mangas e resolve, por sua conta, extirpar esta espécie de pessoa do país.

Tretas homéricas

O melado 'Diário de uma Paixão' (2OO4) teve de tudo: Ryan Gosling e Rachel McAdams só faltaram chegar às vias de fato.

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Alguns filmes passam a impressão de que o ambiente de trabalho foi uma maravilha. Engano. Em vários o casal protagonista se odiava e mal se olhava antes de o diretor berrar: 'Ação!'. Eis uns exemplos. O melado 'Diário de uma Paixão' (2OO4) teve de tudo: Ryan Gosling e Rachel McAdams só faltaram chegar às vias de fato.

Cadê 'Match Point'?

Aos que não se lembram, é o filme onde um aspirante a novo rico se casa por interesse com a filha de um empresário milionário. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • O Sindicato dos Roteiristas da América (SRA) divulgou há alguns meses que o script de 'Corra!' (2017), escrito por Jordan Peele, foi eleito como o melhor do século 21 (até este momento, diga-se). O pleito ocorreu com votos dos membros internos da instituição.

Adaptação fraca

A fita, disponível na íntegra no youtube, transfere as páginas de maneira ansiosa e sem se preocupar com alguns detalhes da obra literária.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Para quem leu 'A Revolução dos Bichos', de George Orwell, assistir à adaptação televisiva lançada em 1999 como longa-metragem é uma baita decepção. A fita, disponível na íntegra no youtube, transfere as páginas de maneira ansiosa e sem se preocupar com alguns detalhes da obra literária que, aliás, tem muitas semelhanças com '1984', do mesmo autor (tema deste espaço há duas semanas).

Biscoutos na tela

Quem já passou dos 40 certamente ouviu falar ou saboreou 'flor de Jacareí', oriundo da indústria familiar fundada em 1899. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • 'Capital dos Biscoutos' (2022), documentário em média-metragem que estreou no fim de abril na Sala Mário Lago e logo estará, na íntegra, disponível no youtube, conta a história da empresa que levou a fama de Jacareí aos mais diversos cantos do planeta: a Fábrica de Biscoutos (assim mesmo, 'Biscoutos', com U).

'1984' é agora!

A frieza tanto da direção como do elenco desperdiça o cenário.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Uns 20 anos atrás, por aí, li '1984' (George Orwell). Semanas atrás, li-o de novo. Claro, o impacto é diferente: hoje estamos nos sombrios tempos com censuras e a Patrulha do Politicamente Correto. A primeira adaptação ao cinema, rodada na Inglaterra e lançada em 1956 no Brasil como 'O Futuro do Mundo', deixa bastante a desejar, principalmente a quem mergulhou nas páginas.

Foro desmontado

Para quem está boiando, a ideia do Foro começou a ser burilada quando a União Soviética estava prestes a ir a pique, no fim da década de 1980.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Produzido pela Fundación Disenso, do partido Vox España, o documentário 'Desmontando o Foro de São Paulo' (2021) está no youtube e propõe desnudar de vez artimanhas, crimes e artifícios que levaram, em 1990, Fidel Castro e Lula a fundarem a organização política de esquerda.

Mundo da Lua: 30 anos

As tramas se baseavam em problemas do cotidiano, que Lucas tentaria 'resolver' por meio dos sonhos guardados em seu gravador. 

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • No fim de setembro vão se completar 30 anos do encerramento de um dos seriados mais lembrados pelos nascidos principalmente entre o fim da década de 1970 e meados da de 80: 'Mundo da Lua', da TV Cultura. Idealizado pelo dramaturgo Flávio de Souza, o projeto começou a ser construído em meados de 1990, quando esboçou histórias de família tradicional de São Paulo, os Silva e Silva: o pai, Rogério, professor do ensino médio, a mãe, Carolina, vendedora numa boutique, os filhos Juliana, de 12 anos, e Lucas, de 10, além do avô Orlando e a empregada Rosa.

Olavo tem razão

Inúmeras trocas de cartas e artigos se seguiram depois de a obra cair nas mãos de estudantes, imprensa e protagonistas da edição.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • O diretor Mauro Ventura, que está às voltas com a finalização do documentário 'Olavo Tem Razão', lançou em 2018 outro produto, curta-metragem: 'O Imbecil Coletivo'. Nele, entre depoimentos de Olavo de Carvalho, o cineasta investiga os motivos pelos quais o livro do filósofo, publicado em 1996, causou celeuma, polêmica, controvérsia. "Eles nunca tinham sido criticados antes. Todos ao redor os bajulavam, paparicavam, elogiavam. Tomaram baita susto quando foram refutados com argumentos pertinentes, coerentes", diz o autor.

Preto no branco

Causou controvérsia a escalação do cantor e ator Seu Jorge ao papel principal por ser negro e Marighella, digamos assim, moreno claro.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Tenho minhas dúvidas se 'Marighella' (2019) demorou tanto a ser lançado por conta, como disse o diretor Wagner Moura no começo de 2020, 'de censura do governo federal e Ancine' (Agência Nacional de Cinema), que produziu o longa, previsto a ir aos cinemas em novembro de 2019, ou por 'capricho mimado' do ex-Capitão Nascimento, desde sempre confesso esquerdista pronto a falar mal de seu país no estrangeiro - estamos já em ano eleitoral.

Verde verdadeiro

Em 'Cortina de Fumaça' estão em pauta as falácias divulgadas, por exemplo, sobre queimadas da Amazônia.  

Informações Adicionais

  • Diário de Jacareí
  • Lançado em junho do ano passado, o documentário 'Cortina de Fumaça' (disponível na íntegra no youtube), produzido e dirigido pela turma do Brasil Paralelo, não teve, conforme esperado, a repercussão nas mídias (jornais, sites, revistas etc). Tido por esta 'imprensa militante' como a 'Netflix da direita' (o BP inclusive tem agora um serviço semelhante aos demais streamings), a empresa tem contribuído há alguns anos com filmes que abordam temas caros aos brasileiros, como educação, história, política e filosofia, explorando o lado quase nunca citado nas fitas em geral: o conservadorismo.
No Internet Connection