Segunda, 31 Março 2025
Rodrigo Romero é jornalista e escreve sobre cinema para o Diário de Jacareí semanalmente.

Robin faz 8O

Ator levou à faculdade o traje original do personagem, àquela época avaliado em US$ 5OO mil.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Na década de 8O, a Universidade de Harvard convidou o ator Burt Ward, que completará 8O anos em 6 de julho, a palestrar sobre o seriado 'Batman' (1966-68), onde interpretava Robin. O ator topou. Levou à faculdade o traje original do personagem, àquela época avaliado em US$ 5OO mil. Alguns estudantes o recepcionaram. Estavam vestidos como seguranças. Disseram que manteriam a indumentária em local protegido.

O primo pobre

A TV soube usar Brandão Filho muito bem. Tanto Jô Soares como Chico Anysio tiveram o artista em seus casts, em diversas atrações. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Um dos quadros humorísticos mais famosos na rádio na década de 1950, e na TV, nas seguintes, foi 'Primo Rico, Primo Pobre', principalmente no programa 'Balança, mas não Cai' – primeiro, na Rádio Nacional, depois, TV Globo. Brandão Filho, tema desta coluna, era o pobre. Em janeiro, dia 6, foi seu 115º aniversário. Paulo Gracindo interpretava o rico. A esquete foi o grande sucesso da carreira do comediante, que tem uma marca histórica: participou da primeira radionovela do país, 'Em Busca da Felicidade' (1942).

Reeve eterno

Nos depoimentos, considerações sinceras: o filho mais velho, Matthew, revela o lado de 'mau pai', o artista que não se comprometia com nada.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Toda a trajetória de Christopher Reeve (1952-2004) está no documentário 'Super/Man' (2024, Prime). Dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, calibra bem momentos de emoção, consternação, e instantes de revolta, tensão. O roteiro usa depoimentos que o ator gravou ao seu livro de memórias, 'Ainda Sou Eu'. Assim, desenha o caminho percorrido por ele depois da queda do cavalo, de 1995. Cenas de 'Janela Indiscreta' (1998) compõem a produção, transmitindo a agonia de Reeve na cama e cadeira de rodas.

Parte da história

'Ainda Estou Aqui': Baseado em livro do filho do casal, o jornalista Marcelo Paiva, a história está recortada, não inteira. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Pouco sabia, confesso ignorância, sobre o filme brasileiro mais badalado de 2024, 'Ainda Estou Aqui'. Dirigido por Walter Salles, é digno de elogios, principalmente na direção de arte e fotografia (a mudança da tonalidade de cores enquanto muda quando Rubens é levado de casa). Fernanda Torres está sublime como Eunice. Contida, serena, estupenda. Mereceu o Globo de Ouro, indicação ao Oscar. O Brasil torceu como nas Copas.

A 1ª versão

Um dos filmes de Alfred Hitchcock da sua fase inglesa, e que eu ainda não havia escrito sobre neste espaço, completou 90 anos. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Faz tempo que não escrevo aqui sobre Alfred Hitchcock, Mestre do Suspense, que faz parte da minha trinca de ases de diretores prediletos da Sétima Arte, ao lado de Woody Allen e Ingmar Bergman – sendo um de cada nacionalidade: Hitchcock, inglês; Allen, americano até o último fio de seus poucos cabelos; e Bergman, o sueco gelado.

Vários doutores Fritz

No filme 'Predestinado: Arigó e o Espírito do Doutor Fritz' (2022, Netflix), Danton Mello interpreta o protagonista com placidez.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Nas décadas de 1950-60, o Brasil ficou escandalizado quando José Pedro de Freitas, pacato comerciante da minúscula cidade de Congonhas do Campo (MG), virou manchete de jornais e revistas por receber o espírito de um tal Doutor Fritz, médico alemão morto na Primeira Guerra Mundial (1914-18). Freitas, ou Zé Arigó (1921-1971, morreu num acidente de carro supostamente avisado por Fritz), como passou a ser conhecido, realizava curas das mais diversas enfermidades – desde simples cataratas, até retirada de tumores cancerígenos.

Os 3 Gugus

Filme conta bastidores da quase ida à TV Globo, entre 1987-88, um dos acontecimentos até hoje bem pouco explicados. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O streaming do SBT tem documentários interessantes sobre lendas da TV. 'Gugu, Toninho e Augusto', lançado quando a morte do apresentador completou 5 anos, novembro passado, é destes bons materiais. Em 5 episódios, traz várias faces do artista: Gugu, animador considerado o sucessor de Silvio Santos nos anos 80-90; Toninho (o nome verdadeiro era Antônio Augusto Moraes Liberato), quando vemos o lado familiar e o desejo de ser pai; e Augusto, homem de negócios, inspirado no próprio Silvio, que mais acertou do que errou no setor.

Atleta e mártir

O filme 'Em Busca da Liberdade' (2016, streaming do Brasil Paralelo) traz a cinebiografia do esportista e missionário nascido na China

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Pouca gente conhece a história de Eric Liddell (1902-1945). O filme 'Em Busca da Liberdade' (2016, streaming do Brasil Paralelo) traz a cinebiografia do esportista e missionário nascido na China, representante da Grã-Bretanha nas Olimpíadas de 1924 (Paris, atletismo). Ele surpreendeu a organização do evento ao desistir, por motivos religiosos, de disputar uma das provas por ser num domingo. Substituiu-a pela dos 400 metros, conquistando o ouro – tempo de 47.6 segundos, recorde mundial na época.

Atirar para matar

Marc Eliot afirma categoricamente que as filmagens de 'O Tiro Certo' foram feitas com todos sob o efeito de drogas, principalmente LSD.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • 'O Tiro Certo' (1966, na íntegra no youtube) foi 1 dos 4 filmes da parceria Monte Hellman-Jack Nicholson, ambos da 'Escola Roger Corman' de cinema. O ator não tinha nem 30 anos, queria 'aparecer', ganhar fama. O diretor tinha o objetivo de 'apenas mudar o cinema'. Nicholson produziu a obra e pôs-se num papel secundário, Billy Spear, sujeito enigmático.

O caso Nardoni

O documentário, de Cláudio Manoel (ex-Casseta e Planeta), rememora principalmente a participação da imprensa na tragédia.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • 'Isabela: O Caso Nardoni' (2023, Netflix) nos transporta de volta a 2008, quando o Brasil ficou em choque ao saber do assassinato da menina Isabella Nardoni, de 5 anos, atirada pela janela supostamente pelo pai, Alexandre, com consentimento da madrasta, Carolina Jatobá. Depois descobriu-se que a criança já havia sido agredida antes, pois havia gotas de sangue espalhadas pelo apartamento de classe média-alta, onde o pai residia.

Trump nas telas

A sua vitória, na eleição de novembro, quase enlouqueceu a mídia militante esquerdista.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Daqui a algumas horas, na segunda-feira dia 20 de janeiro, Donald Trump voltará a comandar o país mais importante do planeta. A sua vitória, na eleição de novembro, quase enlouqueceu a mídia militante esquerdista, viciada em lacrar sob qualquer custo com as bobagens que costuma dizer ao analisar políticos da, segundo ela, 'extrema direita'. Mas isso não é o foco aqui.

Novo octogenário na praça

Os pais se divorciaram quando o garoto Michael tinha 7 anos. Diana morreu de câncer, num retiro a artistas.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Três meses atrás, 25/9, Michael Douglas completou 80 anos. Pouca gente sabe, mas começou a se destacar no cinema não na atuação, mas na produção – 1975, 'Um Estranho no Ninho'. Coube a ele convenceu ao pai, o lendário Kirk Douglas (1916-2020), a entregar o papel principal a Jack Nicholson – Kirk, que comprara os direitos do livro na década de 1960, queria interpretar o protagonista Randle Patrick McMurphy, que havia encarnado no teatro anos antes. Michael achou adequado um ator mais jovem.

Grande Otelo, grande atuação

O 31º aniversário de morte de Grande Otelo foi há alguns dias, 26/11. Tinha 78 anos. Faleceu em Paris, onde receberia homenagem pela carreira. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O 31º aniversário de morte de Grande Otelo foi há alguns dias, 26/11. Tinha 78 anos. Faleceu em Paris, onde receberia homenagem pela carreira. Trabalho pouco conhecido, no filme 'Amei um Bicheiro' (1952, disponível no youtube) interpreta Passarinho, office-boy do jogo do bicho. Na produção está uma das mais inesquecíveis cenas talvez do cinema nacional, opinião do próprio Otelo, que pôs a modéstia de lado numa entrevista ao programa 'Jô Soares 11:30', de 1989, quando lembrou a sequência: o personagem se esconde numa cabine de gás, papéis da jogatina nos bolsos, para escapar da polícia.

Cazalbé

O protagonista lembra com saudade dos amigos que se foram, e confessa que a solidão o deixa amedrontado.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O SBT lançou meses atrás o seu próprio streaming, +SBT, totalmente gratuito. Na plataforma estão vários documentários biográficos sobre estrelas que fizeram (ou fazem) parte do elenco da emissora. Uma delas é Carlos Alberto de Nóbrega, 88 anos. Em 5 capítulos, a série narra a trajetória do 'Herdeiro da Graça', nome dado ao filme. Se aos mais novos Manuel de Nóbrega (1913-1976), pai de Carlos, é 100% desconhecido, é bom saber que grande parte do sucesso tanto do filho, como do próprio Silvio Santos (1930-2024), se deve ao 'Mané' (época em que o apelido ainda não tinha significado pejorativo).

'Ofícios', 10 anos depois

A produção conversou com quem as exerce de maneira quase religiosa, com a dedicação pautada pela paixão.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A websérie 'Ofícios de Jacareí' (Borandá Audiovisual / Núcleo Audiovisual de Jacareí) agora é apenas 'Ofícios'. Expandiu horizontes. Foi a outras cidades explorar profissões que, em tese, são raras de se encontrar. A produção conversou com quem as exerce de maneira quase religiosa, com a dedicação pautada pela paixão. Antes, a turma de cineastas jacareienses havia levado ao ar ocupações locais: consertador de rádio, alfaiate, sapateiro, barbeiro, relojoeiro, cabeleireiro, tipógrafo, ourives.

Perto do fim

As conclusões são óbvias: ninguém aguenta tanta chatice com a desculpa de que é preciso mais 'diversidade e inclusão'. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Há novidades ótimas por aí. Já não era sem tempo. Depois de o público, com a paciência praticamente no zero, abandonar filmes, séries, reality shows, programas de TV, músicas, espetáculos e produtos comerciais em geral, muitas empresas começam a largar os remos do barco e, felizmente, estão desistindo das ideias toscas, cheias de lacração, onde o politicamente correto reina absoluto.

Cage: estudo de caso

Passou a infância com o pai. A mãe era bipolar, vivia internada em hospícios. Pode ser que daí venham algumas idiossincrasias da personalidade.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Não me recordo se passou em branco. Por mim foi quase. Nicolas Cage virou sessentão em janeiro deste 2024. Tanto sua trajetória profissional como pessoal são dignas de estudos. Arranjou o sobrenome num personagem de quadrinhos, Luke Cage, da Marvel, criado nos anos 70, do qual era fã. Fruto do relacionamento de um professor universitário e uma coreógrafa, o ator rejeitou o familiar Coppola – sim, é sobrinho do diretor Francis Ford e primo de Sophia.

Carta à ex

Prefiro ficar com a lembrança dos primeiros dias que te conheci, ao ver 'Encontros e Desencontros' e, principalmente, 'Match Point: Ponto Final'.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Cara Scarlett Johansson,

    Neste seu 40º aniversário, 22/11, quero manifestar meus sinceros votos de parabéns, felicidades. Desejo comunicá-la que o nosso relacionamento terminou há algum tempo. Não sei se percebeu. Foi quando você aceitou interpretar a Viúva Negra em 'Os Vingadores' e seguiu atuando neste papel em nem sei quantos filmes mais. Sinceramente, desisti.

O filme do vice

Na transposição ao cinema, o elenco estelar encabeçado por Amy Adams e Glenn Close dá conta do recado.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Logo após o anúncio de que o senador James David Vance seria o candidato a vice-presidente de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA, que acontece daqui uns dias, muita gente correu à Netflix para assistir a 'Era uma Vez um Sonho' (2020), fita baseada em seu livro de memórias lançado em 2016, onde narra a trajetória de sua família de maneira aberta e sem censuras.

A reputação ilibada

O charme e graça do filme estão na atuação do casal e cenário – a fita foi gravada em Nice, França. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Fazia algum tempo que não assistia a um filme dirigido e roteirizado por Woody Allen. Esses dias vi 'Magia ao Luar' (2014, disponível no Prime), com Colin Firth e Emma Stone. História redonda, sem pretensões maiores, típica do cineasta nova-iorquino. A trama se passa em 1928. Mostra Stanley (Firth), mágico com talento a desmascarar charlatões, contratado a acabar com suposta farsa de Sophie (Stone), simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar das certezas, se vê cada vez mais encantado pela moça.
No Internet Connection