Sábado, 04 Outubro 2025
Rodrigo Romero é jornalista e escreve sobre cinema para o Diário de Jacareí semanalmente.

Pigmalião do século 21

'A Garota Ideal' foi mal nas bilheterias, mas agradou os críticos pelo enredo estranho e terno.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Em 'A Garota Ideal' (2007, Prime), 2º filme dirigido por Craig Gillespie (conhecido mundialmente 10 anos depois pelo ótimo 'Eu, Tonya'), Lars (Ryan Gosling), acanhado, pacato, recluso, de repente apresenta à família a namorada, que conheceu pela internet: Bianca. Segundo Lars, ela tem ascendência brasileira e dinamarquesa, é missionária e cadeirante. Há um porém: trata-se de uma boneca, comprada pela internet.

Traumas do mafioso

Com a recusa de Scorsese, os roteiristas cogitaram assumir o bastão. No fim das contas, coube a Harold Ramis ('Caça-Fantasmas', 1984) o comando. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Kenneth Lonergan e Peter Tolan escreveram 'Máfia no Divã' (Prime) em meados dos anos 90. Ofereceram a direção a Martin Scorsese. Robert DeNiro e Billy Crystal estavam contratados. Com a recusa de Scorsese, os roteiristas cogitaram assumir o bastão. No fim das contas, coube a Harold Ramis ('Caça-Fantasmas', 1984) o comando. Lançado em 1999, fez sucesso.

Clint, impecável

O que incomoda ao ranheta são alterações aceleradas do mundo. O bairro, antes tradicional, está apinhado de imigrantes.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Walt Kowalski, protagonista de 'Gran Torino' (2008, Prime), pode ser explicado como sendo resumo de todos, ou a maioria, os personagens interpretados por Clint Eastwood, que em maio completou 95 anos. Walt é rabugento, teimoso, ranzinza, mal-educado, irônico, debochado, tem relação conturbada com a igreja e coração mole – característica esta apenas descoberta por quem lhe traz confiança, o que é tarefa árdua. No caso, os irmãos Thao e Sue fazem este papel.

Amor nos 6O+

Na história, Harry (Nicholson), solteirão que só namora mulheres menores de 3O, se encanta pela mãe da então namorada.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • A cineasta Nancy Meyers tinha 51 anos, havia acabado de se divorciar. Levou o tema da separação recente às telonas como comédia romântica. 'Alguém Tem que Ceder' (2003), produzido, dirigido e roteirizado por ela, não teve vida fácil para ser rodado. A 20th Century Fox, distribuidora, se recusou a bancar a obra. Temia – veja você – que a história envolvendo o amor de duas pessoas mais velhas, Jack Nicholson e Diane Keaton (respectivamente 65 e 56 anos), atraísse público raso. Warner e Columbia coproduziram. A resposta veio no lançamento: a aceitação não decepcionou.

Senhor de seu tempo

Há instantes cômicos no filme. Um deles: a forma de Marinho passar pito em alguém. 'Quanto mais sussurrava, maior era a bronca.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí

Grande roteiro

Tudo começa com a demissão de Howard Beale (Peter Finch), locutor de noticiário, devido aos baixos índices do jornal.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • O jornalista André Barcinski recomentou o filme 'Rede de Intrigas' (1976, Prime) em seu canal no youtube. Segundo ele, 'melhor roteiro já escrito ao cinema'. Como não havia assistido, topei a sugestão. Não me arrependi. Dirigido por Sidney Lumet, a trama aborda desde o sensacionalismo barato a alavancar a audiência de programa de TV até o dilema entre saber qual é (e se há) a linha que divide a sanidade da loucura.

Um século do Potemkin

Ao voltar à Rússia, faz outros trabalhos e em 1942 roda 'Ivan, o Terrível', que seria uma trilogia. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Qualquer cinéfilo que se preze precisa ver pelo menos uma vez na vida 'Encouraçado Potemkin' (na íntegra no youtube), que em 2025 completa 100 anos do lançamento. Trabalho panfletário dirigido por Serguei Eisenstein, mostra de ângulo revolucionário e político do motim de junho de 1905 da tripulação russa do Potemkin, navio de guerra que retornava do confronto contra o Japão pelo Mar Negro.

Al Pacino, 85

Qualquer', apesar do elenco de peso, peca, como citei, pela extensa história, que faz o público se cansar logo. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Muita gente associa Al Pacino, que completou 85 anos em 25/4, a filmes que viraram clássicos – alguns até mesmo cult. Cito casos da trilogia de 'O Poderoso Chefão' (1972-74-90), 'Um Dia de Cão' (1975), 'Scarface' (1983), 'Perfume de Mulher' (1992), 'O Advogado do Diabo' (1996) e 'O Informante' (1999). Claro que também se meteu em furadas, como 'Simone', 'Insônia' (ambos de 2002) e 'Um Domingo Qualquer' (também de 1999) – é sobre este último que me debruço neste espaço. Dirigido por Oliver Stone, a fita se arrasta por quase 3 horas, sendo que poderia ter sido resolvida num tempo de jogo de futebol: 90 minutos.

Besteirol pop

O script, aliás, foi baseado em casos verídicos da família de Aykroyd, que roteirizou a trama com a ajuda de Remis.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Dos tantos filmes 'besteirol' da década de 8O que viraram cult por conta da geração nascida entre o fim dos anos 6O e começo dos 7O, 'Os Caça-Fantasmas' (1984, Prime) tem lugar especial nesta prateleira. O trio carismático de protagonistas, os então trintões Bill Murray (33 anos), Dan Aykroyd (31), Harold Remis (39), está impecável. Amigos atrapalhados, fanáticos por paranormalidade, são expulsos da universidade onde fazem os experimentos. Têm recursos públicos cortados. Decidem montar a própria empresa, 'Caça-Fantasmas', em busca de ectoplasmas espalhados pela cidade, num serviço delivery – acha que há assombração em casa? Ligue para a gente.

O Jô do SBT

O MaisSBT pôs à disposição do público a sua versão acerca do mesmo personagem: 'Um Gênio Chamado Jô'.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Ano passado o Globoplay lançou o documentário 'Um Beijo do Gordo' sobre a trajetória de Jô Soares. Meses depois, março agora, o MaisSBT pôs à disposição do público a sua versão acerca do mesmo personagem: 'Um Gênio Chamado Jô'. Basicamente, claro que seria assim, o filme do SBT foca na passagem do comediante pela emissora de Silvio Santos, entre 1988-1999, quando Jô largou o humor e se tornou um dos melhores entrevistadores do Brasil, e toda a história que isso envolveu, recheada de polêmicas, contrapartidas.

Filme despretensioso

Dirigido por Cibele Amaral, que também é psicóloga, a fita trata de Jéssica e Bárbara e os conflitos gerados quando se encontram.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Estudantes de Psicologia, se não tiveram ainda, terão a recomendação dos professores para assistirem ao forte 'Por que Você Não Chora?' (2020, youtube). Dirigido por Cibele Amaral, que além de cineasta também é psicóloga, a fita trata de Jéssica e Bárbara e os conflitos gerados quando se encontram. A primeira, estudante do 4º ano de Psicologia, introspectiva, origem humilde, tem que ralar para conseguir alguns trocados no fim do mês. Vai fazer estágio numa clínica onde está a segunda, moça de recursos, diagnosticada com Transtorno de Borderline (condição mental que se caracteriza pela instabilidade emocional, impulsividade e dificuldades em relacionamentos), que perdeu a guarda do filho para o ex-marido por ter tendências suicidas.

Meu pai e o Vigilante

Lembrei disso porque 4 meses atrás Carlos Miranda, ator que encarnou o protagonista, faleceu aos 91 anos. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Meu pai adorava assistir ao seriado 'Vigilante Rodoviário'. Tinha 10 anos quando as aventuras do inspetor Carlos estrearam na TV Tupi – março de 1961, 8 da noite, após o 'Repórter Esso', patrocínio da Nestlé. Lembrei disso porque 4 meses atrás Carlos Miranda, ator que encarnou o protagonista, faleceu aos 91 anos. Meu pai viveu só 71. Não sentiu esta tristeza. Morreu em 13/7/2022. Eu senti, mesmo nunca tendo visto na íntegra nem um dos 38 episódios, reprisados na década de 70 na Rede Globo, 2009 no Canal Brasil e 2020 na TV Brasil. Senti porque ao saber da morte de Miranda, como escrevi antes, na hora me lembrei do meu pai, fã ardoroso.

Adaptação morna

A história mostra o senhor de uns 70 anos obcecado por disciplina. Ele cuida do vilarejo, onde mora sozinho, e nada escapa ao seu controle.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Em 2016, o mundo se encantou com o sueco 'Um Homem Chamado Ove', que se tornou popular no mundo todo. Hollywood infelizmente adorou a história e a adaptou, com Tom Hanks no papel principal, alterando o nome para Otto (Prime – no Brasil, virou 'O Pior Vizinho do Mundo', 2022, nestas adaptações maravilhosas que os tradutores nossos conseguem arranjar). A história mostra o senhor de uns 70 anos obcecado por disciplina. Ele cuida do vilarejo, onde mora sozinho numa das casas, e nada escapa ao seu controle. Tem o prazer de atazanar todos à sua volta. Porém, quando uma família latina se muda ao local, tudo muda.

'As patricinhas', 30 anos

A atriz Brittany Murphy, que morreu precocemente, aos 32 anos, em 2009, por circunstâncias até hoje difíceis de entender, fez sua estreia nas telonas com esta produção. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Quando adolescente, eu achava a atriz Alicia Silverstone bonitinha. Minha única referência dela, por anos, foi o filme 'As Patricinhas de Beverly Hills', que completa em 2025 três décadas do lançamento. A passagem do tempo é cômica, a dizer o mínimo. Esses dias, um ex-colega de Ensino Médio me enviou um vídeo, também de 1995, do dia 20/12, de nossa formatura da antiga 8ª série. Lá me vi com 13 primaveras, quase 14, magrelo, cabeludo, tímido até o último grau, deslocado dos demais. Por sorte, a garota que fez par comigo na festa era a que eu considerava a mais linda da classe. A menina nada tinha a ver com Alicia. Pelo contrário.

Gene Hackman conseguiu

Hackman teve história engraçada dos bastidores do Homem de Aço. Ao topar o convite, o diretor avisou-o: teria de raspar seu famoso bigode. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Gene Hackman, morto há 4 meses, aos 95 anos, com esposa e um dos cachorros, nas circunstâncias horríveis que hoje sabemos, era colega meu. Modo de dizer. Na década de 1950, estudou Jornalismo. Serviu a Marinha dos EUA nesta época, como fuzileiro naval. Nas artes, começou 'tarde', quase quarentão, no mesmo teatro aonde Dustin Hoffman encenou as primeiras peças. O jornal 'The Guardian', lá atrás, citou a dupla como a que menor chance tinha de fazer sucesso futuramente, vejam vocês.

O desfecho não resistiu

Sóbrio, com elenco talentoso e script ágil, bons diálogos, 'Conclave' convence já nos minutos iniciais. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Quem leu o livro 'Conclave', de Robert Harris, concordou com o Oscar de roteiro adaptado que o filme, de 2024, conquistou. Eu não li o livro e só acompanhei o Oscar deste ano por causa do filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui', pois desde 2019 estou emburrado com a Academia de Artes por vários motivos que, inclusive, já citei neste espaço em outras ocasiões. Mas assisti a 'Conclave', dirigido por Edward Berger (que comandou a refilmagem de 'Nada de Novo no Front', 2022).

Outra refilmagem

A reprodução do castelo do vampiro é espetacular, bem como o ambiente sinistro que povoa a obra.

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Quem é fã (fã mesmo) de cinema tem obrigatoriamente entre seus filmes prediletos 'Nosferatu' (1922), clássicos dos clássicos do Expressionismo Alemão. Em 1979 refilmaram. Ano passado, de novo. É sobre este de 2024 que tecerei comentários. A fita não é ruim. Direção de arte, figurino, maquiagem, trilha sonora: irretocáveis, tanto que receberam indicações ao Oscar – sem levar nada.

Sempre por perto

A fita mostra idas e vindas na carreira e sonhos de Pedro, jovem músico que perdeu o pai, pracinha da II Guerra, quando criança. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Lançado neste ano como primeiro longa-metragem de ficção do streaming do Brasil Paralelo ('Netflix da direita', como a mídia militante apelidou de forma jocosa), 'Oficina do Diabo' tem arrecadado elogios do público, tem nota 8.2 (de 0 a 10) no IMDB, maior portal de internet sobre cinema do planeta. Com direção de Filipe Valerim, que roteirizou em parceria com Elton Mesquita, a fita mostra idas e vindas na carreira e sonhos de Pedro, jovem músico que perdeu o pai, pracinha da II Guerra, quando criança, morador de uma pequena cidade.

Rubens faria 8O

Rubens Ewald Filho continua sendo o melhor crítico de cinema do Brasil. Em seus 54 anos de carreira, o acompanhei nos últimos 21. 

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • São 3 datas, duas redondas: 8O anos de idade, que completaria (7 de março), 6 anos de morte (19 de junho) e 1O anos de meu encontro com ele (15 de outubro). Rubens Ewald Filho continua sendo o melhor crítico de cinema do Brasil. Em seus 54 anos de carreira, o acompanhei nos últimos 21, quando, já contei em coluna tempos atrás, o assisti, na TV Globo, cantando, como se fosse tirando números do bingo, os nomes, um a um, das personalidades da Sétima Arte que surgiam no 'Álbum de Família do Oscar', quando a premiação completava, naquela época, 7 décadas de existência (1998). O apresentador, jornalista Renato Machado, espantou-se com a memória infalível de Rubinho, apelido dado pelos colegas da imprensa. Virei fã.

100 anos de 'Em Busca do Ouro'

O cineasta disse que apreciou o longa-metragem que gostaria de ser lembrado pelo trabalho. A fita tem outras partes marcantes.  

Informações Adicionais

  • diário de jacareí
  • Das tantas cenas imortais de Charles Chaplin, a 'dança dos pãezinhos' está no top 10. É de 'Em Busca do Ouro', que completa um século da estreia no Brasil, em julho próximo. O cineasta disse que apreciou o longa-metragem que gostaria de ser lembrado pelo trabalho. A fita tem outras partes marcantes. Exemplo: o início da história, com centenas de figurantes caminhando numa montanha gelada. Levando-se em consideração que a obra foi rodada em 1924-1925, ou seja, com parcos recursos tecnológicos, o trecho tem significado impactante.
No Internet Connection