Publicidade
Quarta-feira, 21 de Abril de 2021 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 27/03/2021 às 16h31
Jacareí apura novo caso de auxiliar que simulou aplicar vacina contra a Covid-19
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
Jacareí chegou, neste sábado (27), a 10% da população vacinada contra a Covid-19

A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria Municipal de Saúde, registrou neste sábado (27), um segundo caso de uma auxiliar de enfermagem que fingiu aplicar a vacina em uma pessoa idosa, durante a campanha de vacinação contra a Covid-19. O fato é semelhante ao que ocorreu no dia 19 de março, envolvendo uma outra auxiliar de enfermagem e uma idosa, de 74 anos, durante esse mesmo procedimento. 

A notícia foi confirmada oficialmente pelo próprio prefeito Izaias Santana (PSDB) em suas redes sociais: “Em meio ao misto de tristeza, por perdermos tantos entes queridos, e de esperança por vacinarmos mais de 10% da população, lamentamos informar mais um caso de procedimento de vacinação dado como concluído pela auxiliar de enfermagem, que, constatou-se, posteriormente, pela verificação da filmagem, não fora finalizado”.  

O caso aconteceu na manhã deste sábado (27), durante um drive-thru no EducaMais Jacareí, na etapa de vacinação de idosos com 69 anos ou mais. A vacinação de um idoso foi filmada por um familiar que minutos depois constatou que, de fato, o líquido não havia sido liberado no corpo do homem. 

De acordo com o prefeito de Jacareí, a profissional que aplicou a ‘vacina de vento’ é contratada para serviços temporários e já foi sumariamente demitida. “O paciente já tomou, de fato, a sua dose da vacina contra o coronavírus”, informou Izaias. 

A Secretaria de Saúde encaminhou o fato à polícia para abertura de inquérito e apuração do motivo e circunstâncias do ocorrido. 

“Estamos trabalhando para corrigir rotinas e procedimentos para garantir a segurança da população. Reiteramos o pedido para que as pessoas nos ajudem a fiscalizar, observando o protocolo de aplicação da vacina; verifiquem a seringa com o líquido antes da aplicação e constate que a seringa esteja sem líquido, após a aplicação e antes do descarte”, finalizou o prefeito de Jacareí. 

POLÍCIA
A Polícia Civil de Jacareí instaurou inquérito para investigar mais este caso.

Foram apreendidas seis seringas, sendo duas usadas com a dose completa, além de outras quatro contendo ainda meia dose de vacina contra a Covid-19. 

Ainda de acordo informações preliminares, as seis seringas teriam sido utilizadas pela mesma auxiliar de enfermagem. 

MEMÓRIA
Uma outra auxiliar de enfermagem, contratada em caráter temporário pela Prefeitura Municipal, foi flagrada durante a filmagem do ato fingindo aplicar uma dose de vacina contra a Covid-19 em uma idosa, de 74 anos, na manhã do dia 19 de março, em Jacareí. 

A ação ocorreu durante a aplicação da primeira dose da Coronavac em idosos nascidos em 1947 e 1949, em um drive-thru no EducaMais Esperança (região oeste). 

Durante cerca de 20 segundos, a vacinadora, que não é identificada nas imagens da gravação feita pelo marido da idosa, conversa com a munícipe, informa se tratar de uma dose da vacina do Butantan, mostra a ampola com o líquido dentro e, em seguida, injeta a agulha no braço direito da idosa, sem, entretanto, liberar o líquido no seu corpo. 

OUTRO LADO
No mesmo dia, a Prefeitura de Jacareí informou em nota que no auto de exibição e apreensão, realizado pelo delegado responsável pelo caso na Seccional de Polícia nas embalagens das seringas descartadas, devidamente lacradas após o incidente com a idosa, foram encontradas 239 seringas vazias e uma contendo líquido. 

Neste sentido, ainda de acordo com a atual administração, por se tratar ‘de um caso pontual’, “esclarecemos que os demais vacinados não necessitam de revacinação devendo tomar a segunda dose na data programada”, finalizou. 

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: