Sábado, 28 de Março de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 26/02/2020 às 14h36
Chuvas provocam estragos em 40 bairros e elevam nível do Rio Paraíba em Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
Vista aérea de trecho do Rio Paraíba do Sul que corta a cidade de Jacareí

As chuvas que caíram com forte intensidade na noite desta terça-feira (25) provocaram estragos em, ao menos, 40 bairros em Jacareí. Além disso, as águas elevaram o nível do Rio Paraíba do Sul, chegando a 1,16 metros. De acordo com a Defesa Civil, o alerta é dado com 1,60 metros, ou seja, tecnicamente o nível das águas do rio que corta o município está a 44 cm do estado de ‘atenção’. 

Balanço divulgado pela Prefeitura Municipal, no início da tarde desta quarta-feira de cinzas (26), informa que o total estimado de imóveis atingidos é de 64 casas. Elas foram interditadas pela Defesa Civil de Jacareí e as 108 pessoas desalojadas estão em casas de parentes. 

No início da tarde, durante entrevista à Rede Vanguarda, o prefeito Izaias Santana (PSDB) informou que dois bairros da região oeste estavam entre os mais afetados pelas chuvas; Vila Ita e Veraneio Ijal. “Infelizmente, são problemas crônicas da cidade que precisamos resolver”, afirmou. 

De acordo com o prefeito, as ocorrências registradas são, em sua maioria, taludes mal feitos ou muros de arrimos que foram insuficientes para conter a força das águas. Segundo Izaias, obras realizadas no Córrego do Turi, que corta praticamente toda a cidade, ajudaram a evitar um cenário ainda pior. “Se não tivéssemos feito os piscinões do Turi, a tragédia seria grande em razão do volume de água. Choveu de ontem para hoje, mais do que um mês inteiro”.

Izaias salientou que obras por toda a extensão do Córrego do Tanquinho, responsável pelos alagamentos em boa parte dos bairros da região oeste, serão realizadas num prazo de dois anos. “Temos uma licitação internacional pronta para fazer a drenagem, mas, enquanto isso, temos que resolver os problemas pontuais”, completou.

Entre os bairros também atingidos pelas chuvas e com registro de ocorrências em Jacareí estão Rio Comprido e Cidade Salvador (região leste), Cidade Nova Jacareí e Bandeira Branca (região oeste), Vila Guarani (região central) e o Jardim Colinas, na região sul da cidade.

ABASTECIMENTO
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí informou que devido às fortes chuvas algumas redes de água da cidade foram rompidas. De acordo com a autarquia, até que os reparos sejam concluídos poderá ocorrer oscilação ou interrupção no abastecimento dos bairros: Terras de São João, Terras de Santa Helena, Jd. do Portal, Nova Esperança, Veraneio Ijal, Chácaras Guararema, Jd. Pedramar, Parque dos Príncipes, Jd. Paraíso e proximidades.

A normalização dos sistemas de abastecimento está prevista para 18h desta quarta-feira (26).

Em casos emergenciais, os munícipes podem entrar em contato com o SAAE por meio do 0800 725 0330.

Previsão é de mais chuva para os próximos dias

A previsão é de novos períodos de chuva para os próximos dias em Jacareí. De acordo com a Prefeitura Municipal, a frente fria irá atuar entre hoje (26) e amanhã (27), deixando o tempo chuvoso ‘com altos acumulados’, reforça. A previsão é de que durante a próxima madrugada o tempo chuvoso seja de longa duração e com intensidade, chegando a 70mm em algumas regiões.

Na sexta-feira (28), as instabilidades diminuem, porém ainda há risco de ocorrências, devido ao solo encharcado. No sábado (29) e domingo (01/03), a cidade seguirá com tempo instável, com chuva ao longo do dia.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 MAR
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: