Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 05/12/2019 às 14h43
Brasileiro recebe, em média, 45 ligações de telemarketing ou golpe por mês
Milena Abreu / Agência Rádio2
Ilustração
Ilustração
Desde 16 de julho deste ano, entrou em vigor no país o 'Não Perturbe' para as operadoras de telecomunicações

Quarenta e cinco ligações indesejadas por mês. De acordo com levantamento realizado pelo Truecaller, um aplicativo que identifica números desconhecidos e bloqueia chamadas indesejadas, essa é a quantidade média de ligações de telemarketing ou golpe que o brasileiro tem recebido em 2019.

Com essa média mensal, o Brasil encabeça o ranking dos países em que mais se recebe ligações de spam no mundo. Na sequência, aparecem Peru, Indonésia, México e Índia.

Destaque, segundo o levantamento, para o número de ligações de golpe, como as de falso sequestro. Esse tipo de chamada disparou no Brasil este ano. As ligações desse tipo correspondiam a 1% do total no ano passado, mas são 26 em cada 100, este ano.

Outro destaque do levantamento é que o Brasil também é uma das nações onde mais se recebe spam por SMS, as mensagens de texto.

Todo o mês, o brasileiro recebe, em média, 87 mensagens indesejadas. Apenas as populações de Etiópia, da África do Sul e do Kenya recebem mais SMSs de spam que a gente.

Proibição de telemarketing de telefônicas
está em vigor no país desde julho de 2019

Desde 16 de julho deste ano, entrou em vigor no país o 'Não Perturbe' para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa.

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JAN
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: