Publicidade
Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 04/10/2019 às 13h28
Vertigens


RODRIGO ROMERO

O grande pecado de 'Free Solo', documentário que ganhou o Oscar em 2019, é perder um determinado tempo com a relação entre o alpinista Alex e a sua namorada Sanni.

O diretor Jimmy Chin optou por tentar compreender a obsessão do protagonista pelas subidas sem cordas ou qualquer equipamento de segurança por meio do 'amor' à garota loira de olhos azuis.

Outros pontos da personalidade dele, claro, estão expostos, como a dificuldade de relacionamento familiar ("Nunca nos abraçávamos e falar 'eu te amo', então, era impossível" - ele perdeu o pai na adolescência) e a timidez na escola.

Mas desde petiz a paixão de Alex foi a altura. E o perigo à flor da pele. Além de Sanni, 'Free Solo' nos brinda com todas as tentativas do esportista para escalar El Capitan, uma das mais famosas rochas do mundo, com mais de um quilômetro de altura, na Califórnia (EUA).

O filme transmite sensações sérias de vertigens, pois as câmeras que captam as subidas de Alex estão em pontos inacreditáveis. Percebe-se que se acontecer qualquer deslize, o alpinista não terá segunda chance.

E tal risco exige boa preparação física e mental. A mãe dele diz: 'Eu jamais fico sabendo quando ele fará as subidas, porque se souber vou ficar muito nervosa. Prefiro assim'. Chin se preocupa em abastecer o espectador com algumas informações acerca do cotidiano de Alex - como prepara suas comidas, o comportamento por vezes hostil, as demoras em pegar no sono, as reflexões sobre a morte etc.

Aliás, 'Free Solo' lembra dos alpinistas que morreram ao praticar a modalidade. A primeira tentativa de Alex em escalar 'El Capitan' é frustrada. Logo no início ele desiste por ter tido sensação ruim.

Decepção à vista? A proeza não é somente do protagonista, mas da equipe de filmagem. A aflição é de todos. Em alguns momentos fechei os olhos por não aguentar as imagens espetaculares, mas aterradoras, de Alex... Produção do canal National Geographic. Duração: 100 minutos. Cotação: bom.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: