Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 01/02/2019 às 16h14
Uma atriz à procura de um autor


BENEDITO VELOSO

A história do teatro em Jacareí tem uma personagem importante: Ana Maturano. Sua primeira tentativa de estudar arte dramática durou pouco; foi na década de 1970, em um curso que existiu na Rua Lamartine, 133, que ela teve de abandonar depois de um mês para cuidar da mãe que adoecera. 

Nova oportunidade surgiu em 1998 em curso promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy. Já casada, ela surpreendeu os amigos que então desconheciam seu talento e viram-na tornar-se uma das mais destacadas atrizes da cidade. "Não imaginávamos que ela se transformasse a extraordinária atriz que é hoje" comenta Enéas Alves dos Santos, amigo da família desde muitos anos. Sua atuação nas diversas peças em que participou, tanto em Jacareí quanto em São José dos Campos, foram a consolidação de seu talento.

Sua peça de estreia foi a comédia "As beterrabas do senhor duque", do alemão Oscar von Pfuhl, que, segundo ela, marcou sua vida. Interpretou ainda "Inferno dos Anjos", "Anjo Negro" e "Perdoa-me por me traíres", ambas de Nelson Rodrigues, dentre outras. Orgulha-se em especial de ter interpretado com a filha Elaine Maturano a peça "Nesta data não tão querida", um conto adaptado de Lygia Fagundes Telles. A filha não seguiu carreira teatral e hoje mora em Londres, na Inglaterra. Uma das atuações em que ela é muito lembrada pelo público foi na peça teatral em homenagem à poeta "Cora Coralina". 

Ana Maturano acha que Jacareí já poderia ter muitos autores de peças teatrais e lamenta que não seja assim. Ela destaca, próximo daqui, os trabalhos de Edson Gory, de São José dos Campos.

Nascida em Santo André (SP), veio para Jacareí aos oito anos. Era no início das novelas da TV que, juntamente com os seriados, influenciaram-na a nutrir paixão pelo teatro. Ana Maturano recebeu três prêmios oficiais durante a carreira.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: