Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 03/12/2016 às 12h07
Sonhos à espera de um final feliz


BENEDITO VELOSO

"Londres, 1955. Ferdinand Love, pianista da Sinfônica Municipal, estava no apogeu da fama quando a esposa, Bárbara, foge com o trompetista da orquestra. Ferdinand cai em depressão. Abandona a carreira e vai viver, anônimo, num bairro pobre. Para sobreviver, afinava instrumentos musicais. Doze anos depois, num lance ocasional..." começa assim "Concerto na madrugada", um dos roteiros cinematográficos do jacareiense Faisal Ahmed, que durante 60 anos produziu documentários, enredos para filmes, minisséries de TV e livros, em romances de aventura, religiosos, históricos, dentre outros temas. Todos inéditos. Morreu em outubro de 2015, aos 81, sem conseguir reconhecimento de editora, canal de televisão ou agente cultural que lhe desse um empurrãozinho para o sonhado objetivo. Fazia tudo sozinho.

Era 1952. Hollywood mexia com a cabeça das pessoas. Faisal tinha 9 anos quando foi fisgado pelo cinema. Sentia-se fascinado. Aos 12, construiu seu primeiro projetor com o qual passava filmes para a família. Começou, também, a escrever histórias sonhando um dia vê-las na telona. Assim que pode, comprou a primeira filmadora e passou a fazer documentários, muitos dos quais ainda permanecem com a família. Em 1958, aos 24 anos, documentou em Jacareí a inauguração do Tiro de Guerra, a 2ª Semana Ruralista e a eleição para deputado e governador. Em 1964, a inauguração da rodoviária. Tornou-se documentarista da cidade.

Sempre que podia, escrevia roteiros. Inspirava-se no dia a dia.  Em "Uma visita especial" conta a história de um peão de fazenda na região que sonhava ver de perto o papa João Paulo II, em visita ao Brasil naquele 1980, mas o patrão não lhe deu a folga para ir a Aparecida. Porém, uma pane no avião em que o papa viajava mudaria tudo. Esse texto é um dos 13 completos agora transformados em livro pela família que mantém um blog para perpetuá-lo.

Amadoristicamente, um filme saiu: "Independência do Brasil". Sem verba, amigos e familiares foram os atores, e a filmagem foi em Jacareí. Não passou de balão de ensaio. Um filme pra valer mesmo, como Faisal sonhava, jamais saiu. Quem sabe um dia ainda aconteça como na maioria de suas histórias: um final feliz.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: