Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 13/10/2012 às 09h53
Rescaldo eleitoral


ANGELO DE PAULA ANANIAS

SEGUNDO MANDATO
Mais da metade dos prefeitos que tentaram o segundo mandato nas eleições municipais deste ano conseguiu se reeleger no primeiro turno. Dos 2.736 candidatos à reeleição, 1.505, ou 55%, foram escolhidos para comandar a prefeitura por mais quatro anos. Em 2012, 3.659 dos atuais gestores tinham o direito de concorrer à reeleição, e 74,8% tentaram. Os números são de um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

RECORDISTAS
Rio Grande do Norte foi o Estado onde mais prefeitos foram reeleitos: dos 81 candidatos, 56 ganharam a eleição (69,1%). A Paraíba vem em segundo, com 67 eleitos, de um total de 98 candidatos (68,4%). Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul seguem a lista com reeleição de 67,6%, 62,4% e 61,3%.

QUERO MAIS
Desde 2000, quando a legislação brasileira passou a permitir a reeleição de prefeitos, o número de candidatos ao segundo mandato aumentou. Há 12 anos, todos os prefeitos puderam disputar o segundo mandato, mas apenas 62,0% o fizeram. Em 2004, foi 63,3% dos que podiam. Em 2008, o maior porcentual, 78,6%. E nestas eleições, pouco menos, 74,8%.

SUCESSO NAS URNAS
O levantamento da CNM surpreendeu as estimativas da própria entidade. A Confederação acreditava na reeleição de 66% do total dos candidatos. Nas eleições anteriores, os resultados foram mais altos. Em 2008, 65,9% dos prefeitos que tentaram o segundo mandato ganharam nas urnas. E, em 2004 e 2000 o número foi exato: 58,2%, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quando levados em consideração os números reais, sem porcentagens, os Estados que mais elegeram os atuais prefeitos para mais um mandato foram Minas Gerais, com 185 reeleitos, seguido por São Paulo, com 182, e Rio Grande do Sul, com 163.

IGARATÁ 
O atual prefeito de Igaratá, Elzo Souza (PR), foi reeleito, com 61,66% dos votos. No total, Elzo obteve 3.896 votos, contra 2.421 do candidato Celso Fortes Palau (PSDB), o que corresponde a 38,34%dos votos validos. No dia seguinte à eleição, Elzo reuniu funcionários da prefeitura, além de amigos e familiares para agradecer a votação. Ele promete dar continuidade às obras iniciadas em sua gestão, além de dar mais atenção aos problemas sociais e à construção do Centro de Saúde - uma das prioridades da atual administração.

MARCO AURÉLIO
O deputado estadual Marco Aurélio (PT) comemorou o resultado das eleições municipais deste ano, que registrou o crescimento do Partido dos Trabalhadores na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O PT passou de duas para nove prefeituras. Além de Jacareí, que reelegeu Hamilton Mota, o PT conquistou a eleição para prefeito em São José dos Campos, com Carlinhos Almeida; Cachoeira Paulista, com João Luiz; Lavrinhas, com Soares; Piquete, que elegeu Teca; Roseira, com Jonas Polydoro; Santa Branca, com Adriano Pereira, e Ubatuba, que elegeu Maurício Moromizato. O PT está ainda no segundo turno de Taubaté, com Isaac do Carmo. "Fiquei muito feliz mesmo com esses resultados, porque apoiamos as candidaturas, participando de comícios, caminhadas e demais atividades nesse período de campanha", afirmou Marco Aurélio.

ACESSO À INFORMAÇÃO
Os vereadores de Jacareí decidiram, na sessão terça-feira (9), pelo adiamento do projeto de resolução assinado pelo presidente Itamar Alves (PDT) e pelo 1º secretário, vereador Marino Faria (PT). A propositura será apreciada na próxima sessão, dia 16. A proposta regulamenta a aplicação da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que trata da Lei de Acesso a Informação, no âmbito da Câmara Municipal de Jacareí. Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é alcançar a 'máxima transparência' de dados referentes ao serviço público no âmbito do Poder Legislativo. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 JAN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: