Publicidade
Domingo, 09 de Agosto de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 15/09/2017 às 15h54
Pedágio na Dutra


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O pedágio da Dutra em Jacareí é coisa de cinema. Sua instalação e permanência, após manobras de bastidores, acertos de gabinete e julgamentos com detalhes sórdidos, daria um filme bem parecido com Polícia Federal. Só precisaria ajustar o subtítulo para 'A Justiça Não É Para Todos', o que retrataria mais fielmente a realidade.

As cancelas instaladas na entrada da cidade e no meio do caminho só serviram para atravancar a vida dos moradores, pois a rota de fuga dos viajantes, notadamente caminhoneiros, é amplamente conhecida, utilizada sem pudor e provoca danos ambientais cotidianos.

Entretanto, é forçoso reconhecer, a concessionária trabalha muito bem. Considerando a quantidade imensa de veículos que trafega pela rodovia, vê-se que a manutenção em nosso trecho é atenta, pois o asfalto tem aspecto invejável. Além disso, os serviços de rádio e atendimento emergencial estão devidamente estruturados e funcionam com eficiência.

Um amigo do fundo do Vale que há tempos não flanava pela sesmaria de Antônio Afonso impressionou-se com o acréscimo estrutural na entrada desta urbe pela Avenida Getúlio Vargas. A verdade é que as pessoas pouco notam quando o cenário melhora.

O desenvolvimento das rotas de acesso é notório e isso se deve sobretudo ao trabalho desempenhado pela concessionária. No ano passado, a Estrada do Jaguari ganhou uma entrada moderna e segura. Este ano, e bem recentemente, foi a vez da saída da Avenida Malek Assad ser prolongada.

E, agora, ajeitarão a rotatória da Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, que até então continha uma característica curiosa: a sinalização horizontal de parada é harmoniosamente invertida pelo costume dos motoristas. Vejamos como ficará do fim da obra em diante.

A concessionária também tem outros méritos ao longo dos anos, que beneficiaram muito o escoamento do novo polo industrial, o motorista comum e o trânsito seguro de pedestres, como a ampliação da ponte sobre o Rio Paraíba (que Gordo Anselmo sagazmente intitula de Terceira Ponte), a construção da passarela da BASF e a iluminação da famigerada reta da morte.

Lastimavelmente, mostram as malas do Gedel e a tragédia dos serviços essenciais, é preferível pagar pedágio a impostos.

Publicidade
Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Marcos Rodrigues   3 anos atrás
ENFIM, ALGUEM SE MANIFESTANDO ACERCA DA VIA DUTRA. O QUE ME CHAMA MAIOR ATENCAO, É QUE NAO SE FALA EM AMPLIAÇÃO DA VIA (02 DUAS PISTAS), PELO MENOS ATÉ APARECIDA/SP... POR QUE SERÁ?
09 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: