Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 15/06/2018 às 13h36
O subúrbio da esperança


RODRIGO ROMERO

Se teve um filme cheio de delicadeza, doçura e afetuosidade em 2017, e que vai fazer você chorar feito criança, é 'Projeto Flórida'. Dirigido e roteirizado por Sean Baker, mostra o dia a dia de famílias que vivem locadas num hotel de baixa qualidade nos arredores da Disney World, em Orlando (estado da Flórida). Uma destas é a de Halley (Bria Vinaite).

Com a filha Moonee (a meiga Brooklynn Prince), a moça sobrevive de bicos e duma espécie de 'bolsa família' do governo. Halley tem pouco ou nenhum respeito pelas pessoas, e passa essa vida voluntariosa à filha, que é espevitada e está sempre rodeada de amigos, com os quais pratica pequenos delitos, digamos assim.

E embora a política do hotel seja a de não permitir alugueis de longa duração, Bobby (Willem Dafoe, indicado ao Oscar de coadjuvante), o gerente do local, costuma amparar e ajudar os inquilinos mais necessitados, como é Halley. Bobby sabe que a este pessoal não resta outra alternativa a não ser aquele lugar para morar. Auxilia a todos à sua maneira.

'Projeto Flórida' explora de alguma forma a falência e a ruína da vida dos moradores do hotel de Bobby, e os destroços da existência dele, onde a rotina é consolar e confortar boa parte dos residentes. E o personagem de Dafoe tem um fraco pelas crianças. A bem da verdade, Brooklynn dá um autêntico show no papel da menina levada da breca e ao mesmo tempo dotada de grande tristeza interior. Baker tem um ingrediente fundamental a qualquer cineasta: ele não julga os seus personagens.

A sua função, que é a que deve ser de qualquer diretor, roteirista, montador, é a de observar de longe, sem os maneirismos viciosos da maioria. 'Projeto Flórida' nos dá essa boa pitada. Duração: 111 minutos. Cotação: ótimo.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: