Publicidade
Sábado, 08 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 19/03/2021 às 10h08
Nossos heróis com o trissoma21


BENEDITO VELOSO

Na próxima terça-feira (23) comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, ainda a nomenclatura oficial, embora mais de 300 mil brasileiros e cerca de 500 jacareienses deveriam ser referidos como 'cidadãos com Trissoma21' (T21). Temos em Jacareí cinco centenas de 'Filhos Brilhantes' a homenagear, terça-feira, desejando-lhes melhor futuro.

Quem nos convida a esse gesto de carinho e justiça é Samira Liberato, mãe de Beatriz, de 10 anos, filha que a colocou no mundo das pessoas com Down. Samira começou procurando o melhor para Beatriz, depois juntou-se a outras mães com o mesmo objetivo, e não parou mais.    

'Hoje a gente vê pessoas com Down fazendo propaganda, cozinhando, trabalhando em empresas, no comércio'; 'tem uma que é proprietária de um café, em São Paulo, e outra que só tem funcionários com Down em seu estabelecimento, também um café', comemora Samira. Ela atribui esse avanço a maior visibilidade e mais oportunidades de inclusão não apenas na Capital, mas em todas as cidades. 'Estamos bem melhor que no passado, mas ainda existe um longo caminho pela frente até esses avanços tomarem-se normais', diz.

Comemorações à parte, Samira lamenta que ainda haja famílias carentes de acesso a tais amparos. 'Todas as crianças com Down necessitam de um estímulo precoce', explica. Quando bebês, de serem assistidas por uma fonoaudióloga; quando maiores, por uma psicopedagoga ou psicóloga e assim por diante. Afirma ser preciso nas escolas haver suporte com profissionais preparadas: 'Acompanhar as crianças deixando-as que se desenvolvam por si próprias é o melhor caminho'.  

Samira e o marido criaram o projeto 'Be Alegria', que objetiva mostrar que o possuidor de Down merece lugar próprio e digno na sociedade. A entidade promove cursos de culinária, de garçons e outros que as ajudem descobrir habilidades que nem imaginam possuir. 'Talvez com novo olhar das autoridades e mais apoios possamos fazer justiça a esses nossos concidadãos' conclui. 

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

08 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: