Domingo, 19 de Agosto de 2018 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 27/07/2018 às 15h08
Histórias e estórias da Maria


BENEDITO VELOSO

Foi contando uma história sobre animais para um menininho de rua que a filha brilhante, Maria Guimarães, descobriu a dependência dele aos cães e gatos. "O cachorro toma conta quando a gente dorme por aí; o gato não deixa ratos ou qualquer bicho ruim incomodar", disse-lhe o garoto.

Maria dedica-se a "contação" de histórias desde que se tornou professora. "Dava minhas aulas ilustrando com 'casos' e os alunos adoravam", explica. Agora aposentada, pratica o tempo todo. Ela desenvolveu um estilo muito aceito, que é representar o que conta. Assim, ela foi encarnando personagens como a boneca Emília, a Mônica, a caipirinha Loló ou Jeca Tatu. Maria usa a mesma tática ao declamar: "Um poema perde muito quando apenas lido ou de fala decorada", diz. Em seus cursos, ensina "declamação representada", e o resultado é bem melhor.

Maria Guimarães possui vários tipos de plateia, mas é nos asilos, creches e nos CRAS (Assistência Social) que ela sente o impacto da contação nas pessoas. Certo dia, quando representou "A Bela e a Fera" para crianças abandonadas, foi abordada por uma menininha impressionada com a fala final: "E foram felizes para sempre". A criança lhe perguntou com esperança estampada no olhar: "então a gente pode um dia ser feliz para sempre?!" Maria teve de esperar passar a emoção para responder.

Outra vez, ela foi abatida pela dúvida se deveria usar a palavra 'estórias' ou 'histórias' nas apresentações que agora faz pelos quatro cantos do país. Como se isso influísse nos sentimentos que suas contações provocam na plateia. Quem vê lágrimas no rosto do garoto de rua emocionado pela contação do cachorro separado de seu dono contra vontade de ambos vai se preocupar se aquilo é história ou estória?! O que vale é que as contações capazes de deslumbrar uma criança podem mudar o mundo.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: