Na manhã do sábado passado (8), fui assistir à final do campeonato de futebol da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos, no complexo esportivo do Jardim Morumbi.
O São Bento sagrou-se campeão ao derrotar o São Francisco pelo placar de três a zero. A partida foi movimentada, as equipes tinham alguns excelentes jogadores, mas o que chamou atenção foram outros aspectos que deveriam ser replicados em Jacareí.
O estádio é dotado de estrutura para o esporte, com vestiários para abrigar os times, cabine de imprensa e gramado inteiramente cercado por alambrado, evitando o acesso de pessoas estranhas à partida.
O torneio religioso tinha duas regrinhas de ouro inesperadas para o ambiente futebolístico profano: jogador que fizesse falta tinha de pedir desculpas ao adversário e falar palavrão era proibido.
No início da procela, alguns atletas experimentaram descumprir as normas mencionadas no parágrafo anterior e foram sumariamente advertidos com a tarjeta amarela, o que contribuiu sobremaneira para o império da disciplina ao longo dos noventa minutos.
O que se viu dali em diante eram duas agremiações preocupadas somente em jogar futebol. O trio de arbitragem desempenhou tranquilamente a função. Por isso, foi uma bela partida. Prevaleceram o engenho e a arte, não a violência e o mau exemplo.
O espetáculo familiar foi igualmente grandioso na arquibancada, repleta de senhoras recatadas e crianças sadias, aquelas sentadas à sombra, enquanto os miúdos corriam lépidos pela beira do alambrado.
A finalíssima foi transmitida ao vivo por rádio e televisão católicos. Na linha lateral, aglomeravam-se repórteres de campo e fotógrafos profissionais, em vez dos opressivos traficantes com arma na cinta que contaminam o cenário amador afora.
Nos minutos finais, chegou de batina o Padre Luiz Fernando, que aguardou o apito derradeiro para abençoar no grande círculo os contendores. O campeonato foi um sucesso tão retumbante, que o plano é expandi-lo em 2018. Oxalá tenhamos o Diocesano, em que o São Bento tentará o bicampeonato.
Apreciei o desempenho do santo campeão. Ouso mui respeitosamente afirmar que teria palpável chance de também ganhar do São Paulo, na atual conjuntura fracassada do Tricolor.