Publicidade
Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 29/08/2014 às 11h19
Ex-chefe de gabinete do prefeito reaparece, mas não está de volta


ANGELO DE PAULA ANANIAS

EM PESO
Secretários e diretores municipais de Jacareí compareceram em peso ao evento que marcou a inauguração da Chery, na quinta-feira (28). Emerson Goulart Caetano foi um dos primeiros a chegar. Acompanhado da esposa, era um dos mais festejados. O secretário de Desenvolvimento Econômico é visto como o 'braço direito' do prefeito Hamilton Mota (PT) no bem sucedido apoio aos empresários chineses, desde o anúncio do empreendimento, há cerca de três anos, até a sua efetiva implantação. Prefeito e secretário, inclusive, chegaram a visitar a sede mundial da empresa, na China, em 2012.

REAPARECEU
Quem também esteve na festa, para surpresas de muitos, foi a ex-chefe de gabinete da prefeitura, Nydia Natali. Abordada por colegas jornalistas, ela afirmou que tão cedo não deverá retornar de Curitiba-PR, para onde se mudou com a família depois de um assalto à sua residência, em Jacareí. Na parte da tarde de quinta-feira (28), ela, integrantes da atual administração e muitos filiados do PT, eram aguardados em São José dos Campos para a recepção ao ex-presidente Lula, em campanha por Dilma Rousseff na região.

VISITA 
A cantora Sula Miranda (à esquerda), conhecida como 'a rainha dos caminhoneiros', visitou o Diário de Jacareí na manhã de segunda-feira (25). A cantora é candidata a deputada federal pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro). A visita fez parte de uma agenda de campanha na região, ao lado da também candidata a deputada estadual Patrícia Marcondes (PSDB) e do presidente do PRB em Jacareí, o comerciante Youssef Taha.

ADIAMENTO
Inserido na Ordem do Dia da sessão de Câmara da última quarta-feira (27), o projeto do vereador Itamar Alves (PDT) teve sua apreciação adiada por duas sessões.  O documento trata de empresas de diversos setores instaladas no município, em especial àquelas ligadas ao ramo automobilístico (vide Chery), que, de acordo com a proposta, deverão dar preferência à contratação de mão de obra local, assim como promover parcerias com as micro, pequenas e médias empresas de autopeças e de maquinário, de Jacareí. No dia seguinte, o parlamentar esteve presente à inauguração da montadora chinesa Chery, em Jacareí.

SERVIÇO PÚBLICO
A Câmara de Jacareí está passando por uma auditoria interna visando obter o certificado ISO 9001, nos dias 28 de agosto e 1º de setembro. Os processos e ajustamentos das regulamentações e normas começaram em abril. Os servidores foram estimulados a alinhar os antigos procedimentos com o padrão de qualidade mundial exigido pelo ISO. O objetivo é melhorar a performance do serviço público, gerando menos gastos e 'maior transparência e agilidade nos prazos'.  A auditoria externa e a certificação ocorrerão entre outubro e novembro, e o certificado é válido por três anos. De acordo com o presidente Edinho Guedes (PMDB), uma vez certificada, a Câmara continuará a ser auditada anualmente para manter o certificado e, consequentemente, o padrão de qualidade.

POPULAÇÃO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a nova estimativa populacional do país e isso, consequentemente, afetará os coeficientes de 2015 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com as informações, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 12 entes vão perder e 116 vão ganhar com as mudanças. Na maioria, 97,7%, não haverá alterações. São Paulo é o Estado com o maior número de Municípios que terão aumento no coeficiente do FPM: 17 ao todo. Em seguida, Santa Catarina, com 14; Minas Gerais, 11; Paraná e Pará, com nove cada e Bahia, oito.

POPULAÇÃO II
Os novos dados do IBGE mostram que 256 Municípios têm a possibilidade de aumentar a estimativa populacional e os recursos para o próximo ano. Para esses faltam apenas 500 habitantes ou menos para a alteração ser possível. No caso de 29 deles, a diferença é de apenas 50 moradores. E para seis prefeituras, o aumento no coeficiente depende de até 10 habitantes. São elas: Jutaí (AM), Santa Luzia (BA), Perdigão (MG), Cupira (PE), Barracão (PR) e Realeza (PR).

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

14 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: