Publicidade
Sexta-feira, 05 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 19/02/2021 às 16h50
É hora de voltar à leitura


BENEDITO VELOSO

Talvez nenhum período da história brasileira tenha sido tão oportuno para a volta do hábito da leitura como estes últimos anos agravados pela crise do Covid-19. 'A leitura é um instrumento de libertação da consciência' afirma Thomé Temístocles Madeira, o Filho Brilhante em destaque hoje.

Thomé nasceu em São Luís do Maranhão e lá começou muito cedo seus contatos com a leitura. Sua mãe, dona Francisca, era professora. Com ela aprendeu a escrever, um pouco antes de completar 4 anos de idade, e a gostar dos livros, ao que ele respondeu rapidamente. Não demorou muito para que Thomé mergulhasse em autores como Júlio Verne do qual leu praticamente tudo - Miguel Strogoff, Viagem ao centro da Terra, A volta ao mundo em 80 dias e os demais.

Fez todos seus estudos no Colégio Marista, ainda em São Luís, onde foi presidente do Grêmio Literário e pertenceu ao Grupo de Literatura. Em outra instituição formou-se em História. Em 1992 começou a trabalhar como revisor no diário 'O imparcial', quando teve contato com personalidades literárias maranhenses, principalmente redatores de cultura e literatura. Mais tarde foi prestar serviços para a 'Imprensa Oficial' maranhense.

Não há como precisar quantos livros leu, nem o quanto a leitura significa para ele. O resultado disso é uma verdadeira cruzada em incentivar pessoas para a dedicação à leitura e ao conhecimento dos grandes pensadores. 'Uma pessoa precisa ler para não ser obrigada a acreditar no que ouve dizer', afirma. Thomé veio para Jacareí em 2014.

Por isto, ele acredita que os cuidados obrigatórios que somos obrigados a tomar nesta fase de isolamento social, quando uma simples suspeita de contaminação nos obriga a ficar isolados por 15/20 dias além das restrições normais, são oportunidades fortes para uma retomada ou ampliação de leituras por parte de todos nós.

'Sairemos melhores desta', prenuncia Thomé; 'porém se nos dispusermos a voltar a ler, com certeza sairemos muito melhores', garante.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

05 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: