Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 16/11/2018 às 15h04
Difícil e forte


RODRIGO ROMERO

Alan Ball dirigiu até hoje apenas um filme: 'Tabu' (2007). Baseado no livro de Alícia Erian, roteirizado também por A. Ball, narra a história de Jasira, menina de 13 anos de pai muçulmano e mãe americana, que tenta se adaptar ao mundo de ambos, à sua maneira.

A fita se inicia com seu padrasto cometendo um ato de quase violência sexual, e por isso a mãe Gail (Maria Bello) a manda morar com o pai, Rifat (Peter MacDissi). Mas a garota (Summer Bishil, na época das filmagens com 18 anos) atrai atenção de todos, principalmente dos homens, pela timidez, beleza.

O comportamento repressivo de Rifat a deixa mais complexada, e simultaneamente com a vontade de experimentar a própria sexualidade. Alan Ball trabalha bem a temática da pedofilia, maneja com esmero a centralização de Jasira com Rifat e Travis (Aaron Eckart), vizinho militar (trama se passa em 1990, limite da Guerra do Oriente Médio, governo de Bush pai) tão preconceituoso como Rifat, que se intitula 'americano raiz', uma troça provocativa do blocked.

É complicado traduzir na tela o emblema da pedofilia, tão propagado como mal discutido. Uma semelhança que se faz com 'Tabu', e óbvia, é com 'Lolita' (1962, 97), escrita por Vladimir Nabocov lá em 1955, e que várias controvérsias criou.

O longa explora ambientes hostis como assédio e estupro, e Summer passa ao espectador todo o medo, ao mesmo tempo inocência e deturpação de imagem para o personagem. A direção é peça fundamental neste processo, que conta também com as participações da sempre talentosa Toni Colette (essa atriz já deveria ter conquistado um Oscar...)

Lynn Collins, que faz a namorada do pai árabe. Trata-se de obra meio hermética, não por ser de entendimento arriscado, e sim porque é de teor destoante de tudo o que estamos acostumados a ver. Suavidade não existe aqui. Duração: 111 minutos. Cotação: bom.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: