Sábado, 22 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 02/12/2016 às 12h03
De novo Petra


RODRIGO ROMERO

Semana passada escrevi sobre 'Elena', primeiro trabalho em longa-metragem de Petra Costa, essa tal cineasta que descobri somente mês passado e me tornei fã imediatamente. Ela estreou em 2009, com 'Olhos de Ressaca', acerca dos anos de casados de seus avós maternos. Este é um curta-metragem de 20 minutos que retrata o envelhecimento de maneira corajosa e sentimental.

Ano passado, 'Olmo e a Gaivota' foi lançado e novamente todos se derreteram por Petra. O que é essa mulher, é a pergunta a se fazer nessas horas. O público se surpreende com a fita por ela misturar ficção com documentário e analisar como a gravidez transforma a vida de uma mulher de atividade profissional ativa.

Em 'Olmo e a Gaivota' temos Olivia e Serge. Casal de atores, ensaiam a peça 'Gaivota' de Tchekov. Ela descobre a gravidez justo no momento em que a trupe projeta excursão em Nova Iorque. Como a gravidez é de risco, Olivia precisa ficar em casa. São estes instantes de solidão, angústia, ociosidade que permeiam a produção, dirigida por Petra e Lea Glob.

Serge é insensível às reclamações da companheira, e por meio das câmeras curiosas da trama, vemos o crescimento real da barriga, sem pudores, sem laços de afeto. Então, quando Petra interage com os atores (eles estão interpretando ou agindo normalmente, ou há algum roteiro previamente escrito, tudo até agora é falso?) pedindo a eles para refazer tal cena, o espectador se vê diante da novidade: a gravidez é autêntica, mas e o resto?

Será que Olivia e Serge são um casal? O filme segue. Ela lida com bruscas alterações do corpo e do cotidiano. A atriz tinha a vida intensa até surgir o bebê e se adaptar ao novo ritmo é complicado. O marido se afasta por alguns dias (é a viagem aos EUA do grupo teatral). Eles têm ríspidas discussões e a calma de Serge deixa a moça cheia de cólera.

Petra e Lea imprimem ao filme teias finas nas quais a plateia se transforma em presa fácil, porque o envolvimento é mútuo. Ficamos íntimos. Convivemos e sabemos exatamente o que pensam. De certa forma, Olivia lembra Elena, a irmã de Petra. É demais. Ficamos sem palavras.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: