Publicidade
Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 11/09/2020 às 14h12
De Jacareí, por mérito


BENEDITO VELOSO

Até o final do século passado, ao relacionar-se com pessoas - digamos - mais antigas da cidade, você encontraria sempre alguém que tivesse atuado na Rádio Clube Jacareí. Prefeitos, vereadores, jornalistas, comerciantes, comerciários, enfim, de um jeito ou de outro, raros não tinham 'dado um piteco' no microfone da ZYK-599, rádio que fez e divulgou parte da história da cidade. Mesmo no tempo em que a TV ganhou preferência, a velha Clube acolhia-nos a todos com igual senso de 'mãezona' e mantinha audiência fiel de um grande grupo.

Quase todos atuávamos na emissora por diletantismo. A quase totalidade não fazia parte da folha de pagamento. Era o 'Rocherinho' começando na madrugada, o Jornal da Clube no início da manhã, o Sílvio de Castro na sequência, o Jairinho e outros. E a cidade ia tocando a vida.

Um dia assume a gerência da rádio o Roberto Barbosa. Botou ordem na casa, registrou todo mundo, colocou o Toninho Jordão na gerência e profissionalizou o quadro. Todo mundo 'registrado em carteira', regidos pela CLT, só desempenhava programas quem fosse funcionário contratado.

Claro que a emissora começou a destacar-se no cenário radiofônico regional, e foi assim dali em diante graças ao trabalho do cidadão que acima de tudo respeitava e incentivava os colegas de trabalho. 

Quando a emissora foi arrendada à Cúria Metropolitana, de São José dos Campos, Barbosa deixou a direção por causa da mudança da linha de programação, mas os que ficaram - alguns até hoje - continuaram com seus direitos garantidos, como não poderia mais ser diferente. Fixou-se em São José, onde já residia, mas é certo que todos da Clube Jacareí o têm como Filho Brilhante por mérito. 

Um infarto levou-o na sexta-feira (4) mas sua passagem por Jacareí deixou-nos em situação de profissionais radialistas, coisa que nem passava pela minha nem pela cabeça de grande parte dos antigos colaboradores.  Que Deus o tenha.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 NOV
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: