Caminhando pela Rua Luiz Simon, topei com Professor Marcelo do Registro Civil. O famoso endereço e o sábio afonsino merecem textos de per si (talvez nas próximas semanas), mas vamos logo ao que interessa: o mestre indicou-me a exposição de quadros e esculturas de Clóvis Masson, no EducaMais Jacareí.
O tabelião desconhecia o prédio, teceu elogios ao valor arquitetônico da estrutura e reconheceu a destacada liderança afonsina no cenário cultural sul-americano. Especificamente quanto à mostra plástica tratada, a escultura da sereia impressionou-o vivamente, que classificou de 'peculiarmente autoral' o estilo das obras do artista.
Fiel vassalo intelectual de Professor Marcelo, não me restou alternativa senão conferir a novidade cultural 'in loco' e no mesmo dia. Dei sorte de ainda encontrá-la ali, pois a formidável exposição A Personalidade do Homem já se findou (em 31/7) e está prestes a ser retirada do local.
Mescla de Dali com Jackson Pollock, o jovem Clóvis tem obras expostas nos cinco continentes da crosta terrestre e foi premiado até no Tio Sam. O acervo em exposição é bem variado e mostra um artista de pegada pop - painéis gigantescos em alto relevo, quadros cubistas, esculturas pós-modernas e telas com técnica impressionista e conteúdo surrealista (como o semblante de gato preto observando o banhista embaixo da ponte japonesa).
Topei com a escultura da sereia logo na entrada. Na verdade, só consta o rabo de peixe, destroçado na base e findo numa barbatana de jerivá. Angustiado pelos sinais de violência na separação entre os lados ictioide e humano, orei para que o naco feminino daquele ser mitológico tenha sido amparado pelas valorosas doutoras da ONG Espaço Mulher.
Diferentemente de Professor Marcelo do Registro Civil, a obra que me deu no goto foi Paisagem de Fogo I, cuja sobreposição de formas geométricas e cores elegantes evoca claramente a abertura da novela Champagne, transmitida no horário nobre em 1983.
Menção honrosa merece a cabeçorra de dragão albino com longos pelos negros de piaçava saindo das narinas. Bem assustado, meu filho observou que a língua do bicho estava esturricada, detalhe realmente verossímil para uma boca inflamável.