Publicidade
Domingo, 17 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 18/10/2019 às 14h37
A Origem dos Recentes Feriados


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A semana que passou foi marcada por importantes efemérides - o Dia da Padroeira do Brasil e o Dia do Professor. O que pouca gente se pergunta é a razão da escolha, respectivamente, de 12 e 15 de outubro para as comemorações.

A escolha do dia 12 de Outubro para celebrar a fé devotada à Mãe de Deus tem sua origem na História do Brasil, quando o príncipe regente Dom Pedro partiu da Fazenda de Santa Cruz, nos arredores da cidade do Rio de Janeiro, para chegar ao Grito da Independência às margens do riacho Ipiranga.

Em final de agosto de 1822, durante sua longa jornada, o viador passou em Aparecida, rezou aos pés da imagem e prometeu fazer da Virgem a Padroeira do Brasil. Como ele nasceu em 12 de outubro de 1798, sua data natalícia foi marcada para ser também o Dia de Nossa Senhora.

Anos depois, a imagem foi visitada em devoção pelo menos quatro vezes por seu sucessor, assim como a coroa e o manto azul foram-lhe presenteados pela Princesa Isabel, a indicar que todos os detentores de poder um dia, no Reino dos Céus, terão de prestar contas de seus atos terrenos.

A definição do Dia do Professor também está relacionada à personagem histórica de nossa primeira Majestade. Dom Pedro I editou em 15 de outubro de 1827 decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil. Determinou a norma que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras".

Na história da República, o salário dos professores brasileiros nunca atingiu as cifras do Segundo Reinado, em média U$ 8 mil para as educadoras infantis. Dom Pedro II valorizava bastante a profissão. Escreveu: "se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro". 

Criou e frequentava assiduamente o Imperial Colégio de Pedro II, na então Capital. A instituição federal é até hoje referência no ensino brasileiro, contribuindo para a formação de milhares de jovens, em suas doze unidades em funcionamento.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: