Publicidade
Sábado, 28 de Novembro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 23/10/2020 às 16h36
A bola do Rei


BENEDITO VELOSO

O aniversário de 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, o 'Rei Pelé', celebrado na sexta-feira (23), foi assunto de destaque da semana. Para Jacareí 'existem espaços especiais nas arquibancadas do tempo relativas ao evento' - como diria qualquer locutor esportivo. Refiro-me à participação importante do Filho Brilhante, Emídio Marques de Mesquita, em parte dessas comemorações: coube a ele, árbitro jacareiense, apitar o último jogo do Rei pelo Santos FC, no dia 2 de outubro de 1974, no estádio da Vila Belmiro.

Emídio viveu dias de muita expectativa ao tomar conhecimento de sua escalação para essa tarefa; a notícia chegou dias antes da grande festa. Disputavam a partida histórica Santos x Ponte Preta. Pelé jogaria 40 minutos. Em certo momento pegaria a bola e sairia com gestos de despedida aos presentes. A bola voltaria ao campo e a partida continuaria.   

Mas, o homenageado foi além. No momento certo, ajoelhou-se no centro do campo, com os braços abertos agradeceu a todos e não resistiu à emoção de dar uma volta olímpica no estádio. Em consequência, o jogo ficou paralisado por muito além do tempo em razão das várias manifestações dos presentes. O adversário quis cancelar o jogo, depois, em respeito ao estádio completamente lotado desistiu. Emídio deu um jeito de contornar o regulamento para poder levar o jogo até o fim.

Quando Pelé ajoelhou-se, porém, o jacareiense foi mais rápido e ficou com a bola usada durante a partida, como troféu. Algum tempo depois, deu-a de presente de aniversário ao então vice-presidente da CBF, José Ermírio de Moraes, em gesto de amizade e gratidão que tinha com o então dirigente. Ficou sabendo, depois, que a bola fizera mais sucesso que o 'carro zero' com que também fora presenteado o aniversariante.

Esses e outros bastidores da carreira de Emídio estão na live promovida pelo Diário de Jacareí na noite de sexta-feira (23). Você poderá conhecê-los, através da página do jornal no Facebook ou em seu canal oficial no Youtube. 

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 NOV
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: