Domingo, 25 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 18/11/2015 às 17h23
Taxa de Luz e Conta Política
A Redação / Diário de Jacareí

A população de Jacareí vai mesmo ter que arcar com mais uma despesa no próximo ano e já pode ir preparando o bolso para pagar a taxa de iluminação pública.

E não teve jeito, por sete votos contrários e seis favoráveis, a Câmara Municipal rejeitou, na sessão desta quarta-feira (18), o projeto de lei que pedia a revogação da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP). O documento, que inicialmente não constava na Ordem do Dia, foi inserido nos trabalhos por meio de requerimento aprovado pelos vereadores. Com a decisão, fica ratificada a validade da Lei Municipal nº 5.986 de 23 de outubro de 2015, aprovada pelo Legislativo dois dias antes.

E de nada adiantou a pressão popular. Os vereadores da base de apoio do prefeito Hamilton Mota (PT) decidiram dizer ‘não’ à revogação da lei. Tal posição chega a ser até coerente, pois são vereadores aliados, e que apenas confirmaram o voto. O que ficou no ar foi a mudança de certos governistas que chegaram a indicar que votariam a favor da revogação, mas voltaram atrás, o que prova que o ‘isolamento’ em um hotel de Guararema, no último dia 10, surtiu o seu efeito.

O projeto de revogação foi apresentado na sessão do dia 28 de outubro e tinha as assinaturas de seis vereadores da oposição, mas acabou contando também com o surpreendente apoio de Itamar Alves (PDT), da base aliada do governo, totalizando o que poderia parecer sete votos favoráveis.
A postura ‘intrigante’ de Itamar durou até a última sessão, quando decidiu voltar atrás e votar contra a revogação. Com o resultado, perderam a oposição e a população. Mas, nem governo e aliados ganharam; certamente serão cobrados por isso no ano eleitoral de 2016.

Agora, resta aos munícipes colocarem a mão no bolso para pagarem a taxa. E, o que é pior: em tempos de crise econômica, com o desemprego batendo à porta dos trabalhadores, como mostra levantamento do Ciesp, publicado pelo Diário de Jacareí nesta edição.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: