Lembranças: Uma infância de travessias entre Brasil e Portugal
Autora recria e narra o processo de amadurecimento e construção da identidade em meio a contrastes culturais.
O título 'Nunca mais é muito tempo - a história incomum de uma menina comum', escrito por Natalia Rodrigo, reflete a percepção de tempo influenciada por vivências e emoções de uma menina que, desde cedo, viveu entre vários mundos, em diferentes aspectos. A partir do olhar infantil, a autora conta a trajetória de uma família que migrou de Portugal para o Brasil em busca de oportunidades e para escapar das dificuldades do período salazarista, quando a economia estava quase estagnada, as aldeias viviam isoladas e as pessoas lutavam, com dificuldade, no dia a dia, para sobreviver.
A obra apresenta a visão de uma garota nascida no interior de São Paulo, filha de portugueses oriundos de uma aldeia em Trás-os-Montes. Desde sempre, ela convive com o sonho acalentado pelas pais: o de retornar à sua aldeia, no norte de Portugal, de onde se despediram da família e partiram para o outro lado do Atlântico, logo após o casamento. Um horizonte que lhe parece improvável, mas ele se torna realidade sem muita demora, quando 'a grande viagem' acontece.
Sobre a publicação, a autora comenta que 'a história é permeada de sentimentos e sensações'. "Não se trata de uma história factual sobre acontecimentos, mas de uma história que traz vivências extraídas da vida real e recriadas, com o calor de sensações e sentimentos experimentados durante esses acontecimentos", reforça.
FICHA TÉCNICA
Título: 'Nunca mais é muito tempo'
Autora: Natalia Rodrigo
Preço: R$ 57,90 (físico)/R$ 20 (e-book)
Onde comprar: Amazon.
Comentários: