Sábado, 04 de Abril de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 13/01/2020 às 18h54
Quase 29 mil eleitores em Jacareí não fizeram a biometria em 2019
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/PMJ
Divulgação/PMJ
Eleitor realiza cadastro biométrico em posto do TRE no AtendeBem da Prefeitura

Jacareí fechou o balanço do primeiro período de biometria eleitoral obrigatória com 28.766 eleitores com o título cancelado, 16,81% dos inscritos no município. Os números são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e foram atualizados nesta segunda-feira, 13 de janeiro. 

Os eleitores que não fizeram a biometria em 2019 podem regularizar seu título até o dia 06 de maio deste ano. Se o eleitor que não fez a biometria não regularizar seu título até essa data, ficará impedido de votar e terá que pagar multa referente às eleições municipais de 2020 no valor de R$ 3,50.

O balanço mais recente divulgado pela Justiça Eleitoral aponta que dos 171.082 inscritos em Jacareí, 142.316 já efetuaram o cadastro, o que corresponde a 83,19% do total. 

O prazo para a biometria se encerrou no dia 19 de dezembro do ano passado, e muita gente deixou para a última hora, o que acabou provocando filas enormes no entorno dos dois cartórios eleitores da cidade. 

O primeiro ciclo de cadastramento biométrico obrigatório de 2019 no Estado de São Paulo, envolveu, ao todo, 479 municípios. De acordo com o TRE, foram 7,3 milhões de eleitores cadastrados o que corresponde a 97% da meta estipulada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

AMPLA DIVULGAÇÃO
Desde 04 de fevereiro de 2019, quando a obrigatoriedade teve início, a Justiça Eleitoral, com o apoio do Diário de Jacareí, trabalhou na divulgação da biometria, com ações de conscientização e incentivo ao comparecimento dos eleitores aos cartórios eleitorais.

Foram centenas de publicações na tv, rádio, internet e mídias sociais, além das divulgações locais feitas pelos cartórios eleitorais do interior do Estado, com faixas, busdoor, palestras em escolas, carros de som, informação sobre a biometria nas contas de água, panfletagem, entre outras.

Destacou-se também a biometria itinerante, em que o cadastramento biométrico foi levado para fora dos cartórios. No caso de Jacareí o serviço itinerante da biometria eleitoral chegou a vários bairros e ao AtendeBem da Prefeitura Municipal.

2020
Os eleitores que perderam o prazo para cadastrar suas digitais devem agendar o atendimento pelo site do TRE SP (www.tre-sp.jus.br) e comparecer ao Cartório com documento de identidade com foto, comprovante de endereço recente em nome do eleitor e título de eleitor (se tiver). 

Nos municípios em que a biometria ainda não é obrigatória, os eleitores devem se antecipar e realizá-la o quanto antes, também com agendamento prévio.

Meta da Justiça Eleitoral é concluir
a biometria em todo o país até 2022

A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2022. A tecnologia confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. 

Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral. As informações são previamente inseridas na urna eletrônica, sendo que cada urna tem somente os dados biométricos dos eleitores daquela seção específica. 

O número de eleitores inscritos nos municípios sofre variações constantes em razão da transferência de título para outra cidade solicitada pelo interessado.

SERVIÇO ELEITORAL EM JACAREÍ
Cartório da 396ª Zona Eleitoral
Rua Olímpio Catão, 499
(12) 3951-7115
Aberto das 12h às 18h.

Cartório da 62ª Zona Eleitoral
Rua Dr. Waldemar Berardinelli, 86
(12) 3951-9915
Aberto das 12h às 18h.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

04 ABR
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: