Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 11/10/2019 às 07h36
Prefeitura anuncia implantação de corredor de ônibus na região central
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/PMJ
Divulgação/PMJ
Serão 11.2 km de corredor, cuja implantação das faixas será dividida em duas fases

A Prefeitura Municipal anunciou a implantação de um corredor de ônibus na região central de Jacareí. De acordo com o governo Izaias Santana (PSDB), o 'objetivo é organizar os veículos nas vias públicas, reduzir o conflito entre ônibus e automóveis e, ordenar o uso do sistema viário da região central'.

O projeto do novo corredor do transporte coletivo foi concebido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A pasta garante que a iniciativa irá melhorar o tempo de deslocamento dos passageiros entre a origem e destino.

Serão 11.2 km de corredor, cuja implantação das faixas será dividida em duas fases. A primeira abrange 7.1 km e contemplará a Avenida Siqueira Campos, Rua General Carneiro, Avenida Davi Lino (em torno do Parque da Cidade), Rua Miguel Esper, Rua Miguel Leite do Amparo, Rua Chaquib S. Ahmed, Rua Dr. Lúcio Malta e Luiz Simon, Praça dos Três Poderes, Rua XV de Novembro, Rua Alfredo Schuring, Rua Rui Barbosa, Rua Barão e Rua Moisés Ruston.

Ainda de acordo com a atual administração, o cronograma de implantação para a primeira fase foi organizado de maneira gradativa 'para que a população se habitue, sem surpresas ou penalizações injustas', reforçou.

A segunda fase, que são os outros 4.1 km que passam pela região do bairro São João (região oeste), receberá apenas faixas compartilhadas e será executada somente em 2020 após a conclusão das obras do SAAE.

FAIXAS
O corredor do transporte coletivo em Jacareí terá apenas 25% do seu traçado destinado para as faixas exclusivas e a maior parte da extensão, 75%, será para as faixas compartilhadas (ônibus e carros). As faixas exclusivas serão pintadas apenas nas ruas mais largas, para não atrapalhar o trânsito.

A obrigatoriedade do uso da faixa será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, fora desse horário todas as vis continuarão a ter tráfego livre.

A Prefeitura informou ainda que durante este mês de outubro, será finalizada toda a sinalização horizontal e vertical das vias. Além das placas, nas faixas compartilhadas haverá uma linha paralela tracejada e as faixas exclusivas serão sinalizadas com a pintura de uma faixa contínua, para que os condutores não tenham dúvidas. 

Em novembro, serão realizadas as ações educativas para conscientização dos condutores e, em dezembro, será iniciado o funcionamento do corredor e fiscalização.

“O corredor será um benefício para os 40 mil jacareienses que usam o transporte coletivo todos os dias. Dentre eles, mais de sete mil crianças por dia que passarão mais tempo na escola e com a família do que paradas no trânsito. O projeto vai equilibrar o uso do espaço público, de forma mais justa e racional”, enfatiza Edinho Guedes, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Levantamento de dados determinou
funcionamento de faixas do corredor

Os estudos para implantação do corredor do transporte coletivo em Jacareí foram iniciados em outubro de 2017. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, eles incluíram o mapeamento das linhas e extensão de km do município, número de passageiros transportados por dia em cada linha, definição de nomes, dimensões de largura e extensão das via que trafegam os ônibus, quantidade de faixas de rolagem (acostamentos ou estacionamentos no sentindo de fluxo), quantidade de ônibus que circulam nas vias, fluxo de carros, motos, ônibus e caminhões, tempo de deslocamento entre pontos de paradas e tempo tal e, pesquisa de percepção e satisfação do usuário.

Ainda segundo a pasta, a pesquisa de satisfação, por exemplo, enfatizou que o horário de pico no transporte coletivo é de segunda a sexta-feira, 6h às 9h e das 16h às 19h e que, 68% desses usuários têm a finalidade de deslocamento para trabalho, estudo e saúde.

“A frota de veículos em Jacareí tem aumentado ao longo dos anos, então a implantação de medidas para equilibrar o uso do espaço público é necessária”, conclui a Diretora de Transportes, Thaís Nunes Abreu.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Adriano Noronha   1 mês atrás
Aí vc para e pensa acho que o desgoverno não pode fazer mais nada pra prejudicar a cidade,não vc acorda com uma notícia desta, meu Deus chega logo 2020, chega de tanta incompetência.
18 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: