Publicidade
Sexta-feira, 05 de Março de 2021 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 19/02/2021 às 11h30
Por meio da LIC, Invento Coletivo lança Mapa do Viveiro de Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/FCJ
Divulgação/FCJ
Equipe do Invento Coletivo (Raico Rafael, Débora Pimentel e Alan Tomé) após colocação do Mapa na entrada do Viveiro Municipal

Com a proposta de divulgar e chamar a atenção para a importância da preservação do Viveiro Municipal 'Seu Moura', o grupo Invento Coletivo criou um mapa infográfico do local, cujas ilustrações foram feitas pelo artista plástico Raico Rafael, fundador do Coletivo e idealizador do projeto. Intitulado 'Ponto Verde no Mapa', o projeto é beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) com apoio institucional da Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura Municipal e incentivo da empresa Suzano.

Foram impressos mais de 1.500 exemplares em formato A1 (894 x 841), que serão distribuídos, gratuitamente, em alguns pontos da cidade, no Centro de Memória (Rua Alfredo Schurig, 300, Centro), das 9h às 16h e no Viveiro Municipal.

DIGITAL
O Mapa também tem sua versão digital. As ilustrações são acompanhadas de legendas com nomes e breves históricos, apresentando links e QR Codes para uma pesquisa mais completa. Além disso, foram criadas na versão on-line uma galeria de arte aberta e uma playlist de sons do Viveiro.

Para a criação do Mapa, o Invento Coletivo utilizou metodologias de trabalhos de mapeamentos participativos e da cartografia social, envolvendo a comunidade no processo de construção do traçado. Dessa forma, todo o processo de pesquisa, planejamento e validação teve como base o cruzamento de informações trazidas pela comunidade e de dados coletados por meio do geoprocessamento.

“Foi a partir de pesquisas, entrevistas e enquetes populares, que iniciamos o processo de georreferenciamento de pontos no local, utilizando plataformas como Wikiloc, para a marcação de pontos de interesse, trilhas e perímetros no local”, explica a artista plástica Débora Pimentel, integrante do Invento Coletivo.

O VIVEIRO
O Viveiro Municipal 'Seu Moura' está localizado na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39, bairro Campo Grande (região sul). Além de ser uma reserva ecológica, o Viveiro também é um atrativo turístico e espaço para contemplação.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

05 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: