Sábado, 04 de Abril de 2020 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 09/02/2020 às 11h24
PETS: Animais que são fumantes passivos podem desenvolver câncer
A Redação / Assessoria de Imprensa
Divulgação
Divulgação
Cães e gatos absorvem ainda mais os venenos oriundos do cigarro, pois estão o tempo todo se lambendo

Que o cigarro faz mal à saúde não é segredo para ninguém, mas o mal que causa aos pets ainda é pouco divulgado. No entanto, os animais que possuem tutores fumantes têm mais chances de desenvolver problemas respiratórios, doenças nos olhos e até câncer, como explica a veterinária da Nutrire, Luana Sartori.

“Tumores nos pulmões e no nariz são mais frequentes em pets que moram em casas onde a nicotina é utilizada, fora as doenças mais simples como as alergias e as irritações oculares. Além disso, lesões na pele do pet também podem acontecer por causa da fumaça inalada. Os animais também se tornam fumantes passivos tal e qual acontece com quem não fuma, mas convive com fumantes”, conta.

Cães e gatos absorvem ainda mais os venenos oriundos do cigarro, pois estão o tempo todo se lambendo. Luana explica ainda que não é preciso uma grande quantidade de fumaça para que os pets sejam prejudicados. “As doenças que acometem os animais por conta da nicotina são graves, estamos falando de risco de vida, de intoxicações sérias e que poderiam ser evitadas”, acrescenta.

Para a especialista, a solução mais benéfica tanto para pets como para seus tutores é, obviamente, parar de fumar. “Se isso não for possível, evitar fumar perto do pet é fundamental, lavar as mãos após o uso da nicotina e trocar as roupas frequentemente podem ajudar a prevenir os riscos”, sugere.

Se você é fumante e desconhece o que os elementos químicos do cigarro pode causar aos pets, a especialista fez uma lista com algumas das doenças provenientes também desse hábito: bronquite, conjuntivite, obesidade, tosses crônicas, lesões na pele e olhos, pneumonia grave, alergias diversas e câncer na boca, nariz e pulmão.  

“Além de tudo isso, as dicas essenciais também incluem levar o pet ao veterinário com frequência e não esquecer as vacinas necessárias para mantê-lo seguro e saudável por muitos e muitos anos. 

PROCURE AJUDA
Se você deseja parar de fumar, mas não consegue fazer isso sozinho, ligue para o Disque Saúde 136 - um serviço gratuito de atendimento à população oferecido pelo Ministério da Saúde. O telefone oferece orientações sobre como ter uma vida mais saudável, e, também, orienta sobre tratamento e legislação referente ao tabagismo e ao controle do tabaco.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

04 ABR
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: