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Publicado em 13/02/2020 às 19h09
Pedágio da Via Dutra vai ficar 20% mais barato com nova concessão, diz governo
Daniel Mello / Agência Brasil
Divulgação
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Trecho paulista da Via Dutra, na região de Guarulhos, na Grande São Paulo

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta quinta-feira (13) que o modelo para a nova concessão da Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, vai permitir uma redução de pelo menos 20% da tarifa de pedágio.

Atualmente, o valor total para ir de uma capital a outra está em cerca de R$ 60 e deve ficar, segundo a estimativa, abaixo de R$ 50. “Vai pagar menos tarifa do que paga hoje, tendo muito mais investimentos”, ressaltou o ministro ao fazer uma apresentação do projeto na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com o ministro, a disputa pela administração da via será feita a partir de uma combinação entre a oferta de menor tarifa e o pagamento de outorga pela concessão.

A ideia é que as empresas não reduzam demais o preço do pedágio e depois fiquem sem caixa para a administração da estrada. “No leilão, vamos estabelecer um patamar de desconto. Na competição, a tarifa vai baixar ainda mais [do que 20%]. E a partir do momento em que atingimos um teto, mudamos para outorga, porque é uma maneira de preservar o caixa e garantir que, de fato, o investimento vai ser feito”, explicou. Freitas acredita que o leilão possa ser realizado ainda este ano.

INVESTIMENTOS
Estão previstos R$ 32 bilhões de investimentos para manutenção e melhorias na rodovia. A concessão deve englobar ainda a rodovia Rio-Santos. Segundo Freitas, a intenção é viabilizar obras na rodovia que, se fosse concedida sozinha, não teria sustentabilidade econômica. “A maneira que encontramos de fazer investimentos na Rio-Santos foi através da Dutra”, justificou o ministro.

O projeto para nova concessão da rodovia após o fim do contrato atual, sob administração da CCR, prevê a duplicação de 215 quilômetros e 315 quilômetros de novas faixas. Com isso, a Rio-Santos deverá passar a ser pista dupla do Rio de Janeiro até Angra dos Reis.

Devem ser construídos ainda 40 quilômetros de vias marginais, especialmente nos municípios de São José dos Campos e Taubaté. Além disso, haverá um forte projeto de monitoramento por câmeras e de iluminação por lâmpadas de led. “Nós vamos ter iluminação de led na rodovia inteira, câmeras a cada 500 metro e interligação com órgãos de segurança”, enfatizou Freitas.

Cobrança de pedágio em Guarulhos
provoca polêmica em audiências

Entre os pontos controversos da proposta de concessão da Rodovia Presidente Dutra, durante a fase de audiências públicas, está a cobrança de pedágio no trecho entre São Paulo e Guarulhos, município da região metropolitana com principal aeroporto Grande São Paulo. Com a implantação do chamado sistema free flow, que cobra pela distância percorrida, a estimativa é que a tarifa para trafegar entre as duas cidades fique em torno de R$ 1,90. O tráfego pelas vias marginais, no entanto, poderá ser feito de forma gratuita.

Durante a reunião com o ministro, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, questionou sobre a possibilidade de ao menos os moradores da cidade serem isentados da cobrança. De acordo com ele, a rodovia é usada como uma avenida pelos motoristas do município.

JACAREÍ
No último dia 17 de janeiro, a ANTT promoveu a 3ª audiência pública da série, na capital paulista. Na oportunidade, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, representou o município na audiência e o ‘foco’ dos pedidos oficiais da atual administração aponta para a direção da isenção da cobrança para moradores de Jacareí, nas cabines avançadas de entrada e saída da cidade, e a construção de marginais entre os trechos do km 153 (São José dos Campos) até o km 167 (Jacareí). 

Os pedidos foram apresentados em um ofício encaminhado à ANTT, no qual consta, inclusive, a assinatura do prefeito Izaias Santana (PSDB) e do secretário da pasta.

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