Publicidade
Terça-feira, 02 de Março de 2021 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 07/08/2020 às 16h13
Normalidade a conta-gotas
A Redação / Diário de Jacareí

Finalmente a Região Metropolitana do Vale do Paraíba entra na tão esperada ‘fase amarela’ que flexibiliza o Plano São Paulo de combate à Covid-19. Não é preciso dizer que continuaremos com as consequências negativas geradas pela pandemia, que não são medidas apenas pela área da saúde: milhões de desempregados, bilhões em dívidas, gente morrendo e a corrupção, nossa ‘epidemia crônica’, marcando sua constante presença sinistra.

Nesse quadro, em contraponto à pequena dose de esperança que a autorização para reabertura de bares, restaurantes, academias e assemelhados possa ter provocado, vem outra decisão pesada, se bem que prevista: o reinício das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares em todo o estado, foi remarcado para 7 de outubro, um mês depois da última data anunciada. 

O retorno deverá ser de maneira precária e cautelosa, com rodízio de alunos e autorização explícita dos pais, e só depois das observações de praxe quanto ao resultado o processo poderá ser flexibilizado.

Em Jacareí, a Secretaria Municipal da Educação acaba de divulgar uma pesquisa feita com os pais de alunos para saber o que pensam de um eventual retorno dos filhos às aulas. Opinaram 70% dos pais. Destes, 64% foram favoráveis à continuidade das aulas à distância; já 4% optaram por um sistema híbrido em que parte das aulas sejam presenciais e parte pela internet ou à distância sem computador. Pouco mais de 20% mostraram-se favoráveis à volta presencial.

A decisão final cabe ao Conselho Municipal de Educação, mas é previsível que o ano letivo de 2020 não terá mais condições para acontecer. Até porque as eleições estarão, na prática, a pouco mais de 30 dias. 

Fora o processo eleitoral em si, haverá a necessidade de preparação dos locais de votação dias antes e depois do pleito, e a grande maioria das escolas abrigam as zonas eleitorais. Então, nosso retorno à chamada realidade continuará, mas a conta-gotas.

É a nossa opinião. 

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

02 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: