Publicidade
Quarta-feira, 23 de Junho de 2021 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 17/05/2021 às 08h17
No Dia dos Museus, Fundação Cultural Cassiano Ricardo lança visitação virtual 360º
A Redação / Assessoria de Imprensa
Divulgação/Paulo Amaral
Divulgação/Paulo Amaral
O Museu Municipal é um dos edifícios mais conhecidos da população, localizado na região central de São José dos Campos

No Dia Internacional dos Museus, celebrado neste terça-feira (18), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos lança a primeira visitação virtual 360º no Museu Municipal. Os internautas poderão fazer um tour pela exposição "Arte Viva", onde conhecerão a Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba e inúmeras obras de arte adquiridas ao longo das últimas décadas, de artistas como Lothar Charoux, José Ramis, Hans Swoboda, entre outros.

Segundo a artista plástica Pitiu Bomfin, curadora da exposição, nesta primeira etapa da visitação o público poderá conhecer uma sala da Escola de Belas Artes, com estudos e desenhos dos alunos da época, e obras dos artistas Claudionor Itacaramby e José Altenfelder; uma vitrine com objetos do artista Johann Gütlich, professor, diretor e fundador da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba e outras obras do acervo do museu.

Durante o tour virtual 360º, os visitantes poderão apreciar as imagens e ouvir a descrição das obras, apresentadas pela curadora, que também explicará sobre a Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba e a coleção exposta. O tour ficará disponível na internet por tempo indeterminado.

ARTE VIDA
Com curadoria de Pitiu Bomfin e projeto expográfico de Célia Barros, a exposição “Arte Viva” é um convite à reflexão sobre o papel da arte em nosso tempo e em São José dos Campos. A exposição busca a valorização de um momento histórico da cena artística da cidade por meio de obras do acervo do Museu Municipal. 

Entre 1962 e 1969 a cidade desfrutou de uma Escola de Belas Artes inspirada no ensino tradicional da arte e dirigido por Johann Gütlich, um artista com formação europeia e recém convidado para expor no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Na mesma época, existia também o Atelier Livre de Pintura de prática experimental, dirigido pelo artista e médico Estevão Nador, sintonizado com os movimentos Concretistas e Neoconcretistas que clamavam por novas posturas estéticas.

Como consequência, surgem novas demandas e os Salões de Arte responsáveis por premiar jovens artistas brasileiros, hoje reconhecidos no Brasil e exterior. “Dessa maneira, temos um acervo de grande representação de um período histórico das artes brasileiras que foi restaurado e exposto pela primeira vez com este recorte histórico”, afirma Pitiu.

MEMÓRIA
O Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, foi criado pelo Conselho Internacional de Museus em 1977. A data tem o objetivo de promover os museus enquanto importante meio para o desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.

PATRIMÔNIO
O Museu Municipal é um dos edifícios mais conhecidos da população, localizado na região central de São José dos Campos, pois já foi sede da Prefeitura. Construído em 1926 e transformado em museu em 1993, o prédio é patrimônio da cidade.

A partir de 2018, o Museu Municipal passou por uma revitalização, recebendo melhorias na iluminação, para melhor valorização das exposições. A equipe de trabalho também ganhou uma atualização e conta com funcionários bilíngues. Este local também possui um auditório com capacidade para 120 pessoas, que recebe cursos, shows e muito mais.

A maior parte do acervo do Museu Municipal hoje é composta por objetos e itens adquiridos pela Prefeitura. Esses objetos encontram-se divididos por diferentes coleções, como a Cerâmica Weiss, Observatório Astronímico Remo Cesaroni, Tecelagem Parahyba, objetos audiovisuais e de artes visuais, objetos de arte sacra e objetos folclóricos.

Além do Museu Municipal, São José dos Campos conta com o Museu de Arte Sacra, o Museu do Folclore, o Museu Interativo de Ciências, o Museu do Esporte, o Museu do Lixo e o Memorial Aeroespacial Brasileiro.  O Museu do Folclore está participando da 19ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 17 a 23 de maio em todo o Brasil.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: