Publicidade
Sábado, 28 de Novembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 07/11/2020 às 13h25
No Ceará não tem disso não!
A Redação / Diário de Jacareí

Na terça-feira (3), o Diário de Jacareí deu início a nova rodada de lives com dez dos 11 candidatos a prefeito, com objetivo principal de que você conheça melhor os postulantes. A direção do jornal entende não ser possível deixar de comparecer consciente às urnas num momento delicado como o que atravessamos. Mais que uma obrigação cívica, daqui para frente votar passou a ser questão de sobrevivência dos mais vulneráveis em todos os sentidos, e da manutenção no país de um mínimo de democracia verdadeira.

As entrevistas, à cargo do jornalista Angelo Ananias, estão disponíveis na página do jornal no Facebook e em seu canal no Youtube. Infelizmente não é tecnicamente possível apresentar também os cerca de 350 candidatos a vereador, pois mostraria os tantos que não possuem o mínimo de condições de pertencer ao Legislativo. Mas, o DJ cumpriu o seu papel e de forma inédita, publicou na edição passada (7) a lista nome de urna, número e partido de todos os pretendentes ao cargo.

Lamentavelmente, o problema é nacional e ‘vem do berço’. Segundo publicação do MEC, alunos de 17 estados estão abaixo da média em português e matemática. Numa escala de 1 a 8, cerca de 30% apresentaram níveis de desempenho 1,2, e 3, conforme amostragem do Saeb (Sistema de avaliação da Educação Básica) feita com 5,6 milhões de estudantes em 73 mil escolas. Destes, 17,8% não sabem escrever palavras trissílabas e não decifram informações contidas num texto bem curto; 55% estão nos níveis 5 a 8, mas apenas 5% atingiram 8. Em matemática os resultados são ainda piores.

Consola-nos estudantes de Sobral, no Ceará (a grande maioria, alunos pobres): foram os melhores classificados do país em português e matemática. Diga-se que apenas nove estados do Sul e Sudeste ultrapassaram a média.  Já em São Paulo, todos os alunos da rede estadual de ensino ganharam progressão continuada – passarão o ano automaticamente.

Vocês vão nos desculpar, mas, parafraseando a música do cantor Luiz Gonzaga, ‘no Ceará não tem disso não!’ Pelo que se vê, nem precisa. 

É a nossa opinião.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 NOV
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: