Sábado, 07 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 23/11/2019 às 09h56
Mais de 55 mil eleitores de Jacareí tem menos de um mês para biometria
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/PMJ
Divulgação/PMJ
Eleitor realiza cadastro biométrico em posto do TRE no AtendeBem da Prefeitura de Jacareí

Faltando menos de um mês para o término do prazo - que vai até 19 de dezembro -, mais de 55 mil eleitores de Jacareí ainda não fizeram o cadastro biométrico obrigatório. Dos 170.730 eleitores inscritos no município, 115.362 já efetuaram o cadastro, o que corresponde a 67,56%. Os números foram atualizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na sexta-feira (22), a pedido do Diário de Jacareí. 

O cadastramento está sendo realizado em 478 municípios paulistas desde fevereiro deste ano. A ‘Revisão do Eleitorado’, como está sendo chamada pela Justiça Eleitoral, termina em 19 de dezembro, e o comparecimento do eleitor é obrigatório. 

O cadastramento biométrico também pode ser feito nos dois cartórios eleitorais instalados em Jacareí (ver box nesta página).

Entre as consequências de ter o título cancelado, o cidadão que não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte nem empréstimos nos bancos públicos (autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo).

SEGURANÇA
A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2022. A tecnologia confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. 

Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral. As informações são previamente inseridas na urna eletrônica, sendo que cada urna tem somente os dados biométricos dos eleitores daquela seção específica. 

Jardim Emília recebe atendimento
itinerante para biometria eleitoral

O bairro Jardim Emília (região oeste) será a última localidade a receber um posto itinerante para cadastramento biométrico eleitoral em Jacareí. O serviço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atenderá eleitores de 25 de novembro a 03 de dezembro, no Clube Chafariz, que fica na Rua Salim Daher, 288. “A intenção é receber o maior número possível de eleitores do entorno”, explica o chefe do cartório da 62ª Zona Eleitoral do Município, Rodrigo Grillo. 

O posto do TRE no Jardim Emília funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, sem paradas para o almoço. O atendimento será feito por ordem de chegada do eleitor, sem necessidade de agendamento. 

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor apresente documento de identidade com foto, comprovante de endereço em nome do eleitor emitido nos últimos 3 (três) meses, e o título de eleitor (se tiver).

O TRE também firmou parceria com a Prefeitura de Jacareí para utilizar o espaço do AtendeBem, no térreo do Paço Municipal. 

SERVIÇO ELEITORAL EM JACAREÍ
Cartório da 396ª Zona Eleitoral
Rua Olímpio Catão, 499
(12) 3951-7115
Aberto das 12h às 18h.

Cartório da 62ª Zona Eleitoral
Rua Dr. Waldemar Berardinelli, 86
(12) 3951-9915
Aberto das 12h às 18h.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

07 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: