Publicidade
Sábado, 28 de Novembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 19/10/2020 às 08h34
Mais de 470 mil brasileiros tiveram o WhatsApp clonado em setembro
Milena Abreu / Agência Rádio2
Ilustração
Ilustração
A clonagem do WhatsApp é o golpe em que criminosos conseguem assumir controle da conta de uma pessoa

Todos os dias, cerca de 15 mil brasileiros tem a conta de WhatsApp clonada. O número é do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe.

De acordo com projeções dos especialistas, no mês de setembro, 473 mil brasileiros tiveram esse tipo de problema. Total, inclusive, que é 25% ao estimado no mês anterior, agosto.

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos golpes é realizada em São Paulo. Foram 107 mil ataques do tipo em território paulista no nono mês do ano. Depois, aparecem Rio de Janeiro, onde 60 mil contas de WhatsApp foram clonadas em setembro - ou duas mil por dia, e Minas Gerais, com 43 mil golpes do tipo registrados no período.

A clonagem do WhatsApp é o golpe em que criminosos conseguem assumir controle da conta de uma pessoa. Geralmente, quando isso acontecem, entram em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro - e, claro, informando uma conta fraudulenta para depósito dos valores.

No entanto, para que o mensageiro deixe de funcionar no seu telefone e passe a funcionar no aparelho de outra pessoa, o golpista precisa, além do número do seu celular, do código de autenticação do WhatsApp - o que geralmente conseguem por meio de uma ligação, com discurso mentiroso.

Por isso, a melhor forma de se proteger desse tipo de golpe é jamais informar o código de autenticação do aplicativo a terceiros. É ideal também ativar a "confirmação em duas etapas" nas configurações do WhatsApp, garantindo uma camada extra de proteção para a sua conta.

E se receber mensagem pelo aplicativo pedindo dinheiro, seja de familiares ou amigos, desconfie. Antes de efetuar o depósito, tente falar com a pessoa para se certificar sobre a veracidade da mensagem.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 NOV
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: