Publicidade
Sábado, 16 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 17/05/2020 às 15h02
Jacareí tem pior índice de isolamento em uma mesma semana na quarentena
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
Vista geral da cidade de Jacareí que continua com índices de isolamento social abaixo da média, segundo dados do Governo de SP

A cidade de Jacareí registrou durante essa semana de dias úteis as taxas mais baixas de isolamento social, desde o início da quarentena em 23 de março. 

De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, o município apresentou números que em nenhum dia superaram a casa dos 50%, marca inferior aos 55% considerada taxa mínima e bem distante dos 70%, que segundo especialistas é a taxa ideal no combate ao novo coronavírus. Os números coincidem com o decreto do governo estadual de prorrogação da quarentena até o dia 31 de maio. 

Jacareí começou a semana com 50%, caiu para 49% na terça (12) e quarta (13), voltou a subir na quinta-feira (14), com 50%, mas caiu novamente na sexta-feira (15) com a marca de 48% que se equivale à sua pior taxa registrada desde que a quarentena começou. Em todo o Estado, na sexta-feira (15), a média foi de 47%. 

CASOS DE COVID-19
Na sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal informou que o total de casos confirmados em Jacareí subiu de 88 na quinta-feira para 98 na sexta. Ao mesmo tempo, o município também registra que, desse total, 47 pessoas se recuperaram da Covid-19. 

Na sexta-feira, os recuperados de Covid-19 eram 32. De acordo com a pasta, são pessoas que testaram positivo para a doença e que se recuperaram, ou seja, encerrou-se o ciclo da doença para elas. Estas pessoas passaram pelo período de 14 dias e, tendo sido hospitalizadas ou não, estão em casa (seja porque não chegaram a ser internadas, seja porque tiveram alta).

MELHORES MARCAS
Desde que o monitoramento foi implantado em São Paulo, no dia 5 de março (antes do início da quarentena, que começou no dia 23 do mesmo mês), Jacareí registrou no dia 26 de abril o segundo melhor índice do período com 62% de isolamento, perdendo apenas para o percentual do domingo anterior, 19 de abril, que chegou a 63%. 

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação de Covid-19 é de 70%, mas o governo paulista passou a considerar uma média de, ao menos, 55% no isolamento social.

COMO FUNCIONA
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

PARCERIA
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: