Publicidade
Terça-feira, 22 de Outubro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Polícia
Publicado em 31/07/2019 às 16h06
Jacareí aparece em nova fase da Lava Jato deflagrada nesta quarta-feira (31)
A Redação / Assessoria de Imprensa/Diário de Jacareí
Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil
Cerca de 120 policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão, em 15 diferentes municípios

O Município de Jacareí aparece numa lista de 15 cidades que são alvo de uma nova fase da Operação Lava Jato, denominada ‘Rock City’, e que foi deflagrada na manhã da última quarta-feira (31), a partir da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, capital do Paraná. A ação foi conduzida pela PF em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF) e com a Receita Federal. 

Em Jacareí, a busca dos policiais federais, nesta nova fase da Lava Jato, foi para o cumprimento de prisão do empresário Naede de Almeida, que foi citado em delação premiada (leia reportagem nesta página).

Segundo as investigações, a empreiteira Odebrecht admitiu em delação premiada que repassava dinheiro ao Grupo Petrópolis no exterior, que, por sua vez, direcionava valores em espécie para campanhas políticas no Brasil. O esquema fraudulento chegou a movimentar mais de 300 milhões de reais em contas nacionais e internacionais. 

O Grupo Petrópolis é dono de marcas de cerveja como Itaipava, Crystal e Petra, além de vodkas e outras bebidas não alcoólicas

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Federal não é possível fornecer maiores detalhes em razão do caráter sigiloso das investigações.

O nome da operação (‘Rock City’) remete ao nome traduzido para o inglês de ‘Cidade de Pedra’, significado em português das palavras gregas que remetem ao grupo investigado.

Cerca de 120 policiais federais cumpriram um mandado de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão, em 15 diferentes municípios (Boituva, Fernandópolis, Itu, Vinhedo, Piracicaba, Jacareí, Porto Feliz, Santa Fé do Sul, Santana do Parnaíba e São Paulo, todos no estado de SP; Cuiabá/MT; Cassilândia/MS; Petrópolis e Duque de Caxias/RJ; e Belo Horizonte/MG). 

Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba-PR.

Empresário citado em delação premiada
tem endereço no bairro Altos de Santana

Em Jacareí, a busca dos policiais federais, nesta nova fase da Operação Lava Jato, denominada ‘Rock City’, foi para o cumprimento de prisão do empresário Naede de Almeida, que foi citado em delação premiada. 

O Diário de Jacareí apurou que a Juíza Substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, foi quem determinou a prisão temporária de cinco dias de Naede, que aparece nas investigações como proprietário da ASF Capital, Consultoria e Participações Ltda., com sede em Perdizes, São Paulo, mas consta como residente em um endereço no bairro Altos de Santana I, na região leste de Jacareí.

Naede de Almeida foi citado por Vinícius Veiga Borin durante delação premiada. Borin é apontado como um dos operadores do departamento de propina da Odebrecht e relatou que Naede é homem de estrita confiança do empresário Walter Faria, presidente do Grupo Petrópolis, e que seria responsável, segundo Borin, por um esquema no exterior de lavagem de dinheiro e aquisição de um banco.

A Assessoria de Comunicação da Polícia Federal, em Curitiba-PR, não forneceu maiores detalhes sobre a prisão do empresário, e se ela realmente ocorreu na quarta-feira (31).  

Mais informações, através deste link: http://www.pf.gov.br/imprensa/noticias/2019/07/pf-deflagra-62a-fase-da-operacao-lava-jato-e-apura-pagamento-de-propinas-por-parte-de-empreiteira. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: