Publicidade
Domingo, 17 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 19/10/2019 às 11h42
Izaias ‘celebra’ aposentadoria de Promotora de Justiça do Meio Ambiente de Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Reprodução de ‘post’ de Izaias publicado em sua página na rede social Facebook

O prefeito Izaias Santana (PSDB) publicou em sua página pessoal na rede social Facebook, neste sábado (19), um post em que ‘celebra’ a aposentadoria de Elaine Taborda de Ávila, Promotora de Justiça de Jacareí. “Hoje recebi uma notícia extraordinária. A Promotora de Habitação e Urbanismo se aposentou. Creio que agora voltará o diálogo, o respeito, a cortesia, a razoabilidade no trato das complexas questões ambientais”, comentou Izaias.

A portaria que registra oficialmente o fato foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (18). Elaine Taborda de Ávila ingressou no Ministério Público Estadual em julho de 1995 e completará 54 anos de idade no próximo mês. Em Jacareí, respondia pelos assuntos pertinentes ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo. 

Em novembro do ano passado, MP e Defensoria Pública ingressaram com uma ação na Justiça que ainda hoje impede o trâmite do projeto de Revisão do Plano Diretor do Município. 

Em maio de 2019, Elaine Taborda também ajuizou um pedido de embargo da obra de demolição dos prédios da antiga Oca, cuja parte do terreno onde funcionou a antiga fábrica de móveis deverá receber, em breve, uma unidade da loja de departamentos Havan. Desde então, esses dois fatos – Plano Diretor e Havan - provocaram uma verdadeira ‘queda de braço’ com a atual administração municipal. “Creio que agora os técnicos das áreas de fiscalização e licenciamentos poderão apreciar os projetos com liberdade e sem receio de sofrerem inquéritos e risco de acusação de improbidade. Pena que mesmo depois de mais de 10 reuniões de cerca de 3 horas, cada, nas quais o Município cedeu a quase todas as exigências, saia sem entender a relevância da revisão do plano diretor”, reforçou Izaias nas redes sociais.

Durante a sua última semana de atuação no Ministério Público Estadual, Elaine Taborda ajuizou uma ação em que acusa o prefeito de Jacareí de ter cometido improbidade administrativa à frente da Prefeitura Municipal. De acordo com a promotoria, o prefeito agiu de forma ilegal ao autorizar ligação da rede de esgoto nos bairros Parque Imperial e no Jardim Pedramar (ambos na região oeste).

Na ação, assinada pela promotora, o Ministério Público Estadual pede sanções que incluem a perda do cargo de prefeito e a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, além de multa. 

Elaine Taborda também solicitou que a Câmara Municipal seja notificada, e, se for o caso, abra processo de cassação do prefeito de Jacareí. “Pena que saia deixando uma ação de improbidade administrativa, distribuída no apagar das luzes de sua carreira, fruto apenas da arrogância de quem não aceita ser contrariado”, comentou Izaias. 

“O Ministério Público ganha com sua saída. O desenvolvimento da Cidade ganha. O ambiente de diálogo, cortesia e respeito ganha. Ganhamos todos que aqui moramos e que amamos nossa Cidade”, completou o prefeito de Jacareí ao comentar o assunto em sua página na rede social Facebook.

COMO SERÁ
De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a partir da aposentadoria da titular o cargo entrará em concurso interno nos próximos meses e não há previsão de quem será o novo ou nova titular em Jacareí.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (2)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Adriano Noronha   3 semanas atrás
Além de péssimo prefeito, vem a público festejar a aposentadoria de uma pessoa que cumpria verdadeiramente a justiça, e não estava deixando essa péssima administração destruir nossa cidade, com certeza algum amigo dele agilizou isso pra liberar as coisas erradas dele aqui em Jacareí pois o PSDB vive
Rafael   4 semanas atrás
Vou gravar este nome. Nao duvido que a(`) Moro ingresse na via politica da cidade... quero dizer, formalize tal situacao
17 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: