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Publicado em 22/08/2020 às 14h43
Dores nas costas ou na lombar podem estar relacionadas aos novos hábitos
A Redação / Assessoria de Imprensa
Ilustração
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A recomendação é que sejam realizadas atividades físicas no mínimo 30 minutos por dia, durante cinco dias na semana

A pandemia de Covid-19 mudou a rotina das pessoas ao redor do mundo e, no Brasil, não foi diferente. Abandono de exercícios físicos, home office e adoção de atividades não habituais, como reformas e faxinas mais intensas, passaram a ser uma realidade na vida dos brasileiros e, com isso, a saúde ortopédica acabou sendo prejudicada.

De acordo com o Dr. Eduardo Puertas, ortopedista do HCor, é comum que dores nas costas e na lombar aumentem durante esse período de distanciamento social, e até mesmo que inflamações como tendinites e bursites sejam mais frequentes nessa época.

“Essas mudanças ocorreram abruptamente, sem que déssemos a devida atenção aos nossos músculos e ossos. Tanto o excesso quanto a falta de movimento facilitam a ocorrência de dores na coluna e demais articulações”, destaca o ortopedista.

Para o especialista, o sedentarismo é um dos principais adversários da saúde ortopédica. O médico salienta, no entanto, que o retorno às atividades físicas deve ser feito com os devidos cuidados não somente por conta do risco de infecção como também pelo risco de lesões após esse intervalo parado.

A recomendação é que sejam realizadas atividades físicas no mínimo 30 minutos por dia, durante cinco dias na semana, podendo ser fracionadas durante o dia, em duas caminhadas de 15 minutos, por exemplo.

“A retomada deve ser feita em baixa intensidade, tanto no volume quanto na frequência, para que o corpo volte a se acostumar com o ritmo e com a atividades executada. Além disso, vale lembrar que não são recomendados exercícios em grupo, devido aos riscos de contágio de Covid-19”, ressalta.

HOME OFFICE
Outro rival da saúde ortopédica, segundo Puertas, é a prática do home office e as suas adaptações nem sempre adequadas à postura. “Se nos escritórios a ergonomia nem sempre era a mais propícia, em casa, essa dificuldade é ainda maior, com mesas em alturas incorretas, cadeiras sem os apoios necessários e uma grande propensão ao uso da cama ou do sofá como ambiente de trabalho”, reforça. 

O especialista destaca ainda três atividades que ajudam a cuidar melhor de músculos e articulações. 

Alongamento - Além de diminuir o encurtamento dos músculos, esses exercícios ajudam a fortalecer a musculatura, mantendo o corpo alinhado e evitando a sobrecarga nas costas; 

Musculação - A musculação auxilia na manutenção da força muscular. Séries de exercícios para abdômen e pernas ajudam o corpo a ganhar mais sustentação, amortecendo impactos na coluna;

Pilates - O pilates proporciona o fortalecimento da musculatura do tronco, que sustenta a coluna como um todo. Isso inclui a musculatura posterior (lombar, torácica) e também a musculatura abdominal. Desta forma, ele permite a biomecânica harmoniosa da coluna.

As atividades devem ser feitas preferencialmente em casa ou em ambientes controlados, com os devidos cuidados de higiene, distanciamento e uso de máscaras.

SERVIÇO
Dez dicas para melhorar a postura durante o home office

- Escolha um local de trabalho adequado;

- Opte por uma cadeira com altura e encosto reguláveis;

- Fique sentado com a coluna reta ao encosto da cadeira, com ombros e quadris alinhados;

- Flexione os braços a 90 graus do corpo;

- Apoie os pés no chão o tempo todo, com ou sem uso de suporte;

- Alinhe a parte superior da tela do computador, que deve estar na altura dos olhos;

- Mantenha uma distância de pelo menos 50 centímetros da tela do computador;

- Faça pausas a cada 30 ou 40 minutos, saindo da posição em que se encontra;

- Se possível, faça algum tipo leve de alongamento da musculatura do pescoço, dos membros superiores e da região lombar;

- Se já for portador de dores, consulte um médico para diagnóstico e orientações.

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