Publicidade
Sábado, 28 de Novembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 18/10/2020 às 20h43
Coronel Sorge desiste e Haka fica sem vice na eleição à Prefeitura de Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/DJ
Arquivo/DJ
Osvaldo Luiz Sorge na redação do Diário de Jacareí em 2014, dias depois de assumir a pasta da Segurança e Defesa do Cidadão em Jacareí

O coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Osvaldo Luiz Sorge, de 62 anos, desistiu formalmente de disputar a eleição municipal deste ano, concorrendo a vice-prefeito de Jacareí na chapa liderada pelo ex-vereador Maurício Haka, ambos do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). 

A decisão foi comunicada oficialmente à Justiça Eleitoral no último dia 15, e publicada esta semana na ‘divulgacand’, plataforma de dados das eleições de 2020 de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há cerca de duas semanas a possível renúncia de Sorge ou até mesmo do próprio Haka já vinha circulando nos bastidores da política local. A campanha do partido convive com a falta de estrutura, como recursos financeiros e apoio político para prosseguir na disputa. Apresenta-se apenas com 13 candidatos à Câmara Municipal e concorre sem coligação na eleição para prefeito.

Em nota sobre a renúncia, Sorge aponta que “dia a dia a tristeza me abateu, pois a palavra empenhada que nada faltaria aos candidatos, companheiros nessa campanha, não logrou êxito e aflorou um sentimento de frustração, mas não de vencido”, enfatizou.

DESMENTIDO
Na última quarta-feira (14), Haka participou de uma live do Diário de Jacareí e desmentiu taxativamente que iria renunciar. No entanto, quando perguntado sobre a possível saída de Sorge da campanha, do presidente do partido e de alguns candidatos a vereador, o candidato a prefeito pelo PRTB se ‘esquivou’, dizendo apenas que falaria sobre o assunto no dia seguinte, fato que até agora não ocorreu.

Procurado novamente pela reportagem do Diário de Jacareí no sábado (17) para comentar a decisão do Coronel Sorge, Maurício Haka mais uma vez adiou prestar informações sobre o fato. O nome do novo parceiro de chapa ainda não foi divulgado. 

MEMÓRIA
O PRTB é o partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com o qual o próprio Haka gravou nas últimas semanas um vídeo em apoio à sua candidatura. 

Haka foi vereador em duas legislaturas distintas e candidato a prefeito de Jacareí em três eleições, sendo duas delas pelo DEM (2016 e 2008) e uma pelo PSDB (2004). Na eleição de 2016, ele recebeu 10.289 votos e ficou em quinto lugar entre os oito postulantes ao cargo. 

Antes, Haka já havia tentado se eleger deputado em duas ocasiões: federal em 2010, pelo PP e deputado estadual, em 2006, pelo PSDB. 

O Coronel Sorge disputaria uma eleição pela primeira vez. Antes de chegar ao PRTB, estava filiado ao PSD com pretensões de se candidatar à uma cadeira na Câmara Municipal. 

Coronel da reserva da Polícia Militar, Osvaldo Sorge comandou a PM em Jacareí e foi secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão no segundo mandato do ex-prefeito Hamilton Mota (PT). 

Ao Diário de Jacareí, o ex-candidato a vice-prefeito pelo PRTB nas eleições deste ano declarou apoio ao candidato a prefeito Fernando Cappelli, do PSL. 

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 NOV
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: