Publicidade
Sábado, 28 de Novembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 20/11/2020 às 16h20
Como fazer inimigos e afugentar pessoas
A Redação / Diário de Jacareí

Uma das maiores empresas livreiras do mundo revelou ano passado em sua lista de ‘tops’ uma obra que desde 1937 vem batendo recordes de venda: ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ do norte-americano Dale Carnegie. Quem leu pelo menos os dez capítulos iniciais há de concordar que a grande maioria da classe política ignora o ‘best-seller’. Fácil de provar sem ter de ir muito longe:

Na capital, a candidatura Celso Russomano foi para o brejo mais uma vez; em São José dos Campos, Felício Ramuth venceu em primeiro turno apesar de ter construído o viaduto que, segundo seus adversários, ‘liga o nada à coisa nenhuma’, e relutado quanto ao ‘fique em casa’; em Caçapava, um fenômeno raro, ou seja, nenhum prefeito, vice ou vereador foi reeleito, zerou tudo, e em Jacareí o grupo político mais organizado, conhecido e agressivo perdeu feio. Não vamos cansar você analisando a derrota de Donald Trump nos EUA, embora o livro tenha um capítulo inteiro que se encaixa em um dos motivos: ele perderia longe de Joe Biden num concurso de sorrisos abertos.

Russomano pisou na bola ao ironizar o câncer de Covas, mas Ramuth ergueu a autoestima de SJC dando à cidade um símbolo icônico num momento em que a população vivenciava baixa estima; Caçapava elegeu prefeita alguém que ‘fala’ com o coração, treinada numa entidade assistencial acolhedora. Jacareí reelegeu prefeito que ‘trabalha direitinho e é responsável com o dinheiro público’, apesar dos opositores baterem nele incansavelmente.

Aí você pergunta: ‘mas e o Valmir, do Democratas (3.178 votos) e a Sônia Patas, do PL (1.987), os dois mais votados, eles leram o tal livro?! Não importa. Vivessem ambos no passado, com certeza Dale Carnegie extrairia deles suas técnicas vitoriosas para enriquecer o texto, ao passo que inspirados nos candidatos perdedores escreveria outra obra que se daria melhor com o título ‘Como fazer inimigos e afugentar pessoas’.

É a nossa opinião. 

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 NOV
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: