Domingo, 27 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 11/09/2020 às 17h38
Com todas as regiões na fase amarela, Plano SP passa a ter atualização mensal
A Redação / Governo de SP
Governo de SP
Governo de SP
O governador João Doria (ao centro) durante atualização do Plano SP, nesta sexta (11)

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (11) a atualização do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus e retomada econômica com todas as regiões do estado na fase amarela, que permite atendimento presencial em bares, restaurantes, salões de beleza, academias, shoppings, comércios de rua, escritórios em geral e concessionárias. A reclassificação para progressões de fase passa a ser mensal, com nova revisão no dia 9 de outubro.

Com a estabilidade do avanço da pandemia em todas as regiões do estado, o Centro de Contingência do coronavírus recomendou que o monitoramento seja estendido para um período mínimo de 28 dias. 

De acordo com o governador, o acompanhamento dos indicadores nas próximas quatro semanas vai garantir mais segurança na possível migração de regiões para a fase verde a partir do início de outubro.

Há uma semana, 95% da população paulista já estava em regiões contempladas na terceira de cinco etapas do Plano São Paulo. Franca e Ribeirão Preto estavam na fase laranja, mais restritiva, mas tiveram queda acentuada em número de mortes e internações, além de melhoria nas taxas de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Na média estadual, os números apontam que a pandemia vem regredindo de forma consistente. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro de Contingência, São Paulo registra declínio de mortes por Covid-19 há cinco semanas consecutivas. Já as internações de pacientes estão em queda há oito semanas.

Atualização aponta que variação dos
casos na média estadual é 31% menor

Na atualização desta semana do Plano São Paulo, a variação de novos casos na média estadual foi 31% menor em relação à medição anterior. As novas internações caíram 10% em comparação à semana passada, e o número de óbitos foi 20% menor. A taxa estadual de internações por cem mil habitantes é de 43,7, além de média de seis mortes por coronavírus a cada cem mil habitantes.

De acordo com o governo estadual, a capacidade de atendimento hospitalar a pacientes graves também é considerada ‘confortável’ - a média atual de ocupação de leitos de UTI é de 52,5. Atualmente, o estado dispõe de 20,5 vagas hospitalares para casos graves a cada cem mil habitantes.

Apesar da alteração no período de medição do Plano, o Governo do Estado poderá decretar regressão para a fase vermelha de qualquer região, a qualquer momento, em caso de piora significativa das taxas de contaminação ou redução acentuada da capacidade hospitalar.

PLANO SÃO PAULO
O que pode na fase amarela
A fase amarela (onde está Jacareí) permite o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings centers, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias. Estabelecimentos de alimentação poderão funcionar até as 22h para consumo local somente em regiões que estejam há pelo menos 14 dias consecutivos fora das fases vermelha e laranja do Plano São Paulo.

Essa opção de atendimento continua permitida apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 SET
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: