Sábado, 28 de Março de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 27/02/2020 às 16h55
Chuva dá uma trégua e nível do rio fica mais baixo, informa Defesa Civil
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
Momentaneamente, não há mais alerta de atenção sobre a possibilidade de o Rio Paraíba do Sul transbordar em Jacareí

O nível das águas do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade, está mais baixo nesta quinta-feira (27), de acordo com informações da Defesa Civil de Jacareí, divulgadas pela Prefeitura Municipal no fim desta tarde. Como a chuva deu uma trégua, o nível do rio baixou de 1,16 metro para 0,52 metro, o que significa que, momentaneamente, não há mais alerta de atenção, sobre a possibilidade de o rio transbordar.

As equipes da Defesa Civil de Jacareí continuam o trabalho de monitoramento das áreas mais atingidas pelas chuvas. Na manhã desta quinta-feira (27), a Defesa Civil Estadual e técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) estiveram na cidade para auxiliar na avaliação das áreas mais atingidas pelas chuvas da noite de terça-feira (25). Depois de uma reunião na sede da Defesa Civil de Jacareí, as equipes vistoriam vários bairros, como Igarapés, Bandeira Branca e região da Avenida Lucas Nogueira Garcez.

De acordo com a Prefeitura Municipal, dados coletados durante a vistoria vão compor um laudo que atesta as condições das áreas avaliadas para um plano de ação do município. “Esse laudo será entregue à Defesa Civil de Jacareí, para auxiliar nas decisões quanto ao atendimento dos munícipes”, explica o geólogo do IPT, Eduardo Macedo.

NÚMEROS DA CHUVA
Segundo dados da Defesa Civil de Jacareí, a média de chuva registrada foi de 121,5 mm, sendo que o acumulado de três dias é de 302,5 mm. No ano passado, no 28 dias de fevereiro, o índice foi de 189 mm. “Em 26 dias, já estamos com mais de 110 mm em relação a fevereiro de 2019”, compara o diretor da Defesa Civil, José Donizete Martins Toledo.

ATENDIMENTO
Para auxiliar a Defesa Civil na assistência à população atingida, a Prefeitura de Jacareí conta com uma ‘força-tarefa’ que envolve as secretarias municipais de Segurança e Defesa do Cidadão, Assistência Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Fundação Pró-Lar e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

De acordo com o prefeito Izaias Santana (PSDB), os danos materiais já estão sendo calculados para se dar assistência às famílias. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 MAR
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: