Um jovem, de 18 anos, candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foi preso em Jacareí nesta quinta-feira (15) por oferecer propina ao presidente da banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) ao final da prova prática de direção veicular. O rapaz foi reprovado em sua avaliação na categoria B (carro) e queria reverter o resultado.
O funcionário do Detran.SP acionou a Polícia Militar e o candidato foi encaminhado para o 3º Distrito Policial de Jacareí, onde confessou que ofereceu R$ 150 ao servidor público para não ser reprovado. O caso foi registrado como corrupção ativa, crime previsto no artigo 333 do Código Penal, cuja pena varia de dois a 12 anos de reclusão e multa.
Durante audiência de custódia no Fórum local, na sexta-feira (16), foi arbitrada uma fiança de meio salário mínimo e o jovem responderá ao processo em liberdade.
“O processo de habilitação deve ser cumprido à risca para refletir em um trânsito melhor para todos. Toda a sociedade deve combater atos que ameacem a segurança no trânsito”, ressaltou Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
Suspeitas de irregularidades devem ser denunciadas à Ouvidoria do Detran.SP pelo portal www.detran.sp.gov.br ou diretamente no link a seguir http://bit.ly/1ZfLWnf. É garantido sigilo ao denunciante.
DETRAN.SP - O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão.