Terça-feira, 22 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Polícia
Publicado em 24/01/2020 às 17h13
Após golpe do falso sequestro, secretária de Segurança orienta munícipe de Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
A secretária de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, coronel Eliane Nikoluk

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, anunciou que Defesa Civil de Jacareí atendeu uma ocorrência de ‘falso sequestro’, envolvendo uma idosa de 84 anos, na manhã de quinta-feira (23). O caso teve início quando uma munícipe procurou a sede da unidade, no Parque Santo Antônio (região sul), e relatou que sua patroa estava atendendo uma ligação anônima que informava sobre o sequestro do filho.

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura relata que dois agentes acompanharam a munícipe até a residência, nas proximidades da sede da Defesa Civil, e após orientar e tranquilizar a idosa, assumiram o contato telefônico com o golpista do “falso sequestro”, que exigia uma quantia de R$ 50 mil.

Os agentes também acionaram a Guarda Civil Municipal, que por meio da Ronda Rural, localizou o filho da munícipe. Ele estava trabalhando numa área rural da cidade, mas sem sinal de celular. O filho foi orientado a entrar em contato com mãe para informar que estava bem. Não foi extorquido nenhum dinheiro com o golpe.

“Foi caso atípico, já que a Defesa Civil não atende este tipo de ocorrência. Mas foi muito bem conduzido pelos agentes, que acionaram a Guarda Civil e tudo terminou bem. Nestes casos orientamos a procurar a Guarda Civil ou Polícia Militar”, comentou a secretária de Segurança e Defesa do Cidadão, coronel da reserva da PM Eliane Nikoluk.

SERVIÇO
Como se prevenir contra
o golpe do falso sequestro

·Não forneça dados pessoais de quem vive na residência, estas informações podem ser usadas por criminosos;

·Se receber uma chamada deste tipo, mantenha a calma, pois o criminoso sempre demonstra ter pressa em finalizar as negociações;

·Tente prolongar a conversa com o suposto negociador e, enquanto isso, certifique-se de que a pessoa supostamente sequestrada esteja bem. Para isso, utilize outro telefone celular e tente localizar o mais rápido possível a pessoa indicada no sequestro;

·Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o ‘resgate’ foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas; 

Qualquer suspeita ou ocorrência, podem ser acionados os seguintes telefones: Guarda Civil, 153 OU PM (Polícia Militar), 190.

Fonte: Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 SET
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: