Terça-feira, 20 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 07/08/2020 às 13h32
Dia dos Pais


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Seu pai já morreu. Não precisa de Dia dos Pais para se lembrar disso. Basta ir ao estádio ver o jogo do seu time. Que era também o clube de coração dele e do pai dele. Que, quando você era pequeno, era ele quem te levava. 

Que saudade bate ao escolher o lugar na arquibancada, na energia liberada ao se gritar gol, ao comprar a pipoca e o picolé. A partida acaba e você voltou para casa desejando viajar no tempo para caminhar de mãos dadas com ele.

Você ainda sente um frio na barriga ao recordar que seu pai austero foi chamado pela diretora para uma reunião disciplinar na escola. E fica pensativo ao perceber que aquele comportamento enérgico talvez faça falta em tantas iniciativas de sua própria vida adulta, atualmente.

Nem parece que há tantos anos ele partiu. Porém, você percebe que o mundo mudou muito. O que aquele homem pensaria ao ver as redes sociais dominar boa parte de suas horas? Será que ele próprio utilizaria streaming e aplicativos de banco?

Uns chamavam-no de senhor; outros, de velho ou coroa. Para o leitor que não teve um paizão presente na sua trajetória fica posta à mesa a reflexão: como você seria e como se desenrolaria sua vida, se Deus tivesse lhe dado outro pai, um de verdade?

Você abre o armário, tira da gaveta aquela caixa repleta de lembranças antigas e lá reconhece sua própria letra infantil, no cartão de presente amarelado, guardado com carinho por ele até o fim dos seus dias, e que o destino devolveu ao remetente: 'papai, te amo'.

Hoje, amigo, o pai é você. Seu jovem no espelho parece um pouco mais grisalho que o tolerável e tem na pele os vincos de alguma experiência. É o segundo domingo de agosto, o seu Dia. O presente não importa muito, desde que o seu filho esteja ao seu lado.

Indústria da pensão, discursos feministas vazios, injustiças institucionalizadas, negligência materna, escolas anacronicamente machistas. É o mundo do avesso. Mas nada o desanima. Você tem fibra, cumpre a missão. 

Comemore, guerreiro.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

20 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: