Publicidade
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 23/03/2018 às 15h17
Tolerância Religiosa


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A importância da religião transcende o aspecto espiritual e contribui para o aprimoramento social em pelo menos seis aspectos destacados: deontológico, cultural, histórico, turístico, médico e científico.

A crença no Ser Supremo que rege o triunfo universal da bondade criou um arcabouço indispensável à convivência humana inspirada em princípios éticos e regras morais.

Do ponto de vista cultural, testemunhas de Jeová editam em quase todas as línguas do mundo duas revistas (Sentinela e Despertai) com interessantes artigos sobre a Bíblia e variados assuntos que enriquecem o conhecimento.
Os mórmons são responsáveis pelo maior arquivo genealógico do mundo. Quem deseja montar sua árvore familiar e conhecer seus ancestrais até incontáveis gerações dela se socorre em consulta, um verdadeiro monumento à preservação histórica.

As religiões de raízes africanas (como candomblé e umbanda) atraem ao Brasil milhares de turistas interessados em conhecer a expressão de nossa espiritualidade singular, a aura mística do povo brasileiro, o que faz de Salvador o segundo maior destino de visitantes estrangeiros.

Sem desdouro aos avanços da medicina, a fé move montanhas e remove doenças. Basta acreditar. Diversos estudos seríssimos comprovam que a oração desencadeia efeito curativo para o enfermo que a recebe, e, de quebra, traz benefícios físicos e psicológicos a quem a faz.

Muitos filósofos de botequim conferem às religiões a responsabilidade pelo atraso mundial, mas a verdade é que contribuem enormemente para o progresso da ciência: a descoberta da genética foi obra de um padre (Mendel) e ocorreu dentre de um monastério, assim como a construção das catedrais medievais gerou um avanço incomensurável às técnicas de engenharia civil.

A nação brasileira é invejada pela miscigenação de etnias e culturas. Nossos evangélicos promovem curas mediúnicas, a Padroeira do Brasil tem linda pele de ébano e os centros espíritas se inspiraram na praticidade protestante para complementarem a beneficência com prestação de serviços e cidadania.

Enfim, o sincretismo religioso faz do Brasil um país culturalmente único, realmente privilegiado por Deus e destacado em calor humano. Temos de mantê-lo, em benefício da sociedade. As autoridades públicas precisam combater exemplarmente a intolerância religiosa que ameaça a liberdade de crença.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: