Publicidade
Quarta-feira, 23 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 29/09/2017 às 16h50
Papai Noel é verdadeiro


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A CPI da capina prossegue. Durante a oitiva testemunhal, no meio da laranjada, surgiu o factótum da Fundação para assumir a bronca. Indignado, garantiu que roçou, limpou e dedetizou todos os terrenos. Mostrou até foto para concluir ser injusto denegrir quem trabalha.

Por isso, na tarde da última terça-feira, os investigadores foram verificar as áreas. Para economizar dinheiro público, não deixei a viatura me pegar, preferi caminhar até a Câmara.

Estávamos em cinco - três assessores, um vereador não pertencente à CPI e eu. Enquanto um assessor dirigia zelosamente o carro, o outro calibrou o pneu murcho na parada do posto, o terceiro sugeriu o acionamento do ar condicionado para combater a canícula e o edil apontava o caminho.

Outros dois vereadores estavam em compromissos políticos e foram ao nosso encontro na sequência, em outra viatura. O presidente da CPI, vindo em seu carrão importado (adquirido anteriormente à vereança, saliente-se), também se reuniu conosco já no local.

Malgrado a revolta do suspeito, boa parte dos terrenos vistoriados certamente não foi objeto de serviço, pois invadida há muito tempo. São áreas todas cercadas, com casebre e plantação, uma delas com uma estátua gigante de Papai Noel entre as beterrabas.

O ocupante ofereceu à venda legumes aos vereadores, franqueou a entrada, apresentou a esposa miúda, mostrou a precariedade do abrigo improvisado e descreveu a dificuldade de embalar uma criança exposta às intempéries noturnas. Entretanto, estava satisfeito por ter um pedaço de chão acolhedor.

O drama comoveu os presentes. Entre o milharal, o vereador do carrão discursou que a corrupção lesa pessoas humildes assim. Seu colega apontou a família e ponderou o lado humano das invasões. O correligionário cristão abençoou os miseráveis. De relance, pensei ter visto o vereador mais calado verter sobre a terra adubada uma furtiva lágrima parlamentar.

Na saída, descobrimos que aquele agricultor é mais um grande ator brasileiro. Na verdade, ele mora confortavelmente com a mãe, na rua de cima.
A vistoria terminou num campinho de argila, outra área incompatível com capina, onde a encosta colorida lembrou ao vereador abastado as falésias turísticas de Morro Branco.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: