Publicidade
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 07/10/2016 às 11h07
A vez das mulheres


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Machado de Assis era grande fã de José de Alencar e considerava o cearense de Messejana o maior escritor brasileiro de seu tempo. Não por acaso, imortalizou a Cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras com o nome de José, que também teve uma notável carreira política - foi ministro da Justiça no Segundo Império, e duas vezes deputado federal.

O autor de 'Iracema', 'O Guarani' e 'Senhora' desmanchou-se em encômios às mulheres em sua obra de maturidade 'A Pata da Gazela' (1870). 'A mulher era para ele a obra suprema, o verbo da criação. Toda a religião como toda a felicidade, toda ciência como toda poesia, Deus a tinha encarnado nesse misto incompreensível do sublime e do torpe, do celeste e do satânico: amálgama de luz e cinzas, de lodo e néctar. Amar é adorar a Deus na sua ara mais santa, a mulher' (capítulo III).

A eleição de domingo passado (2) aproximou da adocicada prosa alencarina o eleitorado jacareiense. O sexo frágil cresceu nas urnas da cidade. Aliás, uma tendência perene nas últimas duas décadas, iniciada com uma solitária vereadora. Depois, a casa de leis recebeu uma dupla rosa. E, agora, um delicado buquê de quatro olorosos botões ornará o plenário.

A próxima legislatura sobrevirá com muita renovação. A composição é mais jovem, multifacetada e graduada que a atual. As três parlamentares seguem tal perfil. Doutoras Márcia e Patrícia são profissionais da saúde e notáveis conhecedoras das vicissitudes enfrentadas pelos pacientes e os colegas cubanos nos corredores do SUS. Lucimar é assistente social competentíssima, provém da comunidade e abraçará a causa dos excluídos. Professora Sônia é bióloga e autêntica defensora da causa animal. Enfim, teremos uma voz pela consciência ambiental e humanização da sociedade.

A tratantada machista argumentará que a amorosa candidatura de Ana Abreu ao executivo malogrou. Em chá-de-garfo, citam o próprio Alencar (capítulo VII): 'O verdadeiro amor foi e sempre será infeliz; não há mulher que o compreenda'. Bobagem. Obteve um honroso e promissor segundo lugar, que a firmará definitivamente como anacreôntica liderança política.

Nós, ginecocratúmenos afonsinos, esperamos de nossas representantes honestidade, sensibilidade, eficiência e zelo.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: