Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 10/08/2018 às 15h42
Uma paulistana de coração jacareiense


BENEDITO VELOSO

Em pesquisa espontânea para levantamento de personalidades que marcaram a história da sociedade jacareiense, o nome de Jovita Rodrigues Scavone é um dos mais lembrados. Artista plástica de talento reconhecido nacionalmente -  Jovita chegou a ser premiada três vezes (1967, 1976 e 1980) nos respeitados concursos anuais do Salão Paulista de Belas Artes, da Capital.

Nascida em São Paulo, ela veio morar em Jacareí ainda jovem para atuar como professora. Primeiro de escola rural, onde teve oportunidade de sentir a carência das famílias e suas consequências nas crianças para as quais dava aulas. "Vi de perto a miséria em que viviam meus pequeninos alunos", conta ela em entrevista concedida por carta a Ludmila Saharovsky em 1996.

Jovita, por iniciativa própria, ia além de suas atribuições como professora no cuidado com os alunos da zona rural. Conta que não suportava vê-los sofrer e ajudava como podia por entender que os problemas humanos só podem ser superados quando resolvidos a partir da criança. Ela não suportava ver pequenos de seu grupo de alunos a passar frio muitas vezes indo dormir sem qualquer alimentação.

Mais tarde foi transferida para o Grupo Escolar Carlos Porto, um quadro melhor, mesmo assim necessitado de orientação e cuidados para que os jovens resultassem em cidadãos respeitáveis sem descambar para a violência.

Ao aposentar-se, Jovita voltou a morar em São Paulo, mas confessava que nunca deixou de amar Jacareí que a recebeu tão bem e ofereceu-lhe os melhores dias que viveu, na década de 1930, em que o Mercado Municipal era o mais efervescente centro de compras de Jacareí, o melhor e mais seguro modo de acesso era pela ferrovia Central do Brasil e os carros de bois ainda rangiam dominantes pelas ruas de terra da "cidade dos biscoitos". Em abril de 1979, a Câmara Municipal lhe concedeu o "Título de Cidadão Jacareiense".

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: