Publicidade
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 16/08/2019 às 14h06
Um gênio quase esquecido


BENEDITO VELOSO

Naquele tempo, os sanfoneiros - 'acordeonistas' para os mais sofisticados - estavam no topo da onda. Rielli Filho, Zizinho, Luiz Gonzaga, Carlinhos Mafazolli, Mário Genari Filho, Caçulinha... Sem falar nos estrangeiros, Ernie Felice, modelo para a maioria dos citados e, mais recentemente, Ricardo Galiano preferido de quem aprecia chorar de saudade ao ouvir música. Só para se ter uma ideia, o sanfoneiro Mário Zan foi campeão de venda de discos no Brasil na década de 1950 com sua composição e execução da marcha-hino "Quarto Centenário", homenagem a São Paulo naquele ano em que completou 400 anos de fundação.

Jacareí, um pouco mais tarde, entrou também nessa fase importante do acordeom. Quando tais nomes brilhavam pelo país, apareceu José Idelmiro Cupido, o Zé Cupido, nascido em Quiririm, no Vale do Paraíba, com atuação destacada na Capital. Cupido participou de gravações com artistas como Teixeirinha, Luiz Gonzaga, Tonico e Tinoco e Inezita Barroso, ajudado por pelo menos um nome ligado a Jacareí: Sidney Monteiro, locutor da Rádio Piratininga paulistana, casado Virgínia Mello, moradora na cidade. Na década de 1980 o artista mudou-se para cá onde integrou a 'Seresta Darcy Reis', a convite de Telê Rodrigues, e foi 'a alma do conjunto, segundo Margarida Reis, por mais de 20 anos. 

Cupido nunca estudou música; aprendia de escutá-la. Tinha 'ouvido absoluto', qualidade do artista para quem não escapa imperfeições de qualquer melodia quando executada, sendo capaz de classificar qualquer som pela escala musical (canto de pássaros, buzinas, latido de cães). É o que molda os grandes da musica, principalmente compositores e maestros. Jovenzinho ainda, impedido de admirar o Sol por deficiência visual, Zé Cupido aprendeu a dominar o sol, o lá, o si e todas as demais notas musicais em suas variações prazerosas, melódicas e harmônicas. Um gênio.

Morreu em 28 de julho de 2013, em Jacareí. (Colaborou, Sandra Hasmann) 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: